Blogs e Colunas

Alexandre Moura

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

“Desafio” da CAIXA para Startups

Por Alexandre Moura
Publicado em 27 de junho de 2024 às 9:03

Continua depois da publicidade

A CEF (Caixa Econômica Federal) está com uma chamada aberta para Startups para busca de soluções inovadoras, focada no aumento substancial, da qualidade de vida para cerca de 34 milhões de brasileiros.

A ideia da CAIXA é, através de melhorias habitacionais em moradias com carências “edilícias” (conjuntos de edifícios, prédios ou construções, que possuem uma área exclusiva e outra de uso comum, para os moradores), contribuir para que a população de baixa renda tenha acesso a crédito de baixo custo que permita melhorar sua moradia.

O principal objetivo da chamada é “proporcionar o gerenciamento eficaz de toda a jornada da operação de credito, de forma a garantir que os recursos disponibilizados tenham a destinação correta, com gestão transparente e eficiente e assim, possam atingir os impactos sociais e os resultados econômico-financeiro esperados”.

“Desafio” da CAIXA para Startups (II)

Podem participar do “Desafio”, Empresas que: 1) desenvolvem soluções de tecnologias construtivas, atuando em diversos segmentos da cadeia produtiva da construção civil, utilizando inovação e tecnologia, para otimizar processos, aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade das obras;

2) oferecem uma variedade de recursos para ajudar as empresas de construção a gerenciar seus projetos de forma mais eficiente e eficaz;

3) oferecem uma variedade de serviços para ajudar as empresas a otimizar seus processos de cobrança (soluções de cobrança ágeis) e aumentar a eficiência da recuperação de crédito, tais como cobrança omnichannel (estratégia de uso simultâneo e interligado, de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre o online e o offline), personalização de estratégias de cobrança e integração com sistemas de gestão; e

4) empregam diversas estratégias inovadoras e tecnológicas, para auxiliar seus clientes na redução de riscos e na otimização da saúde financeira, tais como IA (Inteligência Artificial), machine learning (aprendizado de máquina) e análise comportamental.

“Desafio” da CAIXA para Startups (III)

Como é um “Desafio de Inovação”, evidentemente que a Startup pode e deve inovar, além dos quatro itens listados acima. O único limitador é o foco na “ideia da CAIXA” explicitada no primeiro tópico, acima.

As vantagens em participar deste desafio, compreendem: Exposição significativa ao mercado; Acesso a novos mercados; Desenvolvimento conjunto de produtos; Potencial de impacto na vida de mais de 34 milhões de pessoas; Credibilidade e confiança do mercado; Possibilidade de receber investimentos de até R$ 1.600.000,00; e, Possibilidade para contrato no valor de até 5 vezes o investimento inicial, em caso de sucesso.

Ou seja, é uma excelente oportunidade para Empreendedores Inovadores!

As inscrições vão até o próximo dia 20 de julho, no site de “Licitações da CAIXA”, onde mais informações e o Edital completo, estão disponíveis. Excelente iniciativa!

Com informações da CEF.

Chamada “CONFAP & WBI – Bélgica 2024”

O CONFAP – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, em parceria com a WBI – Wallonie-Bruxelles International, da Bélgica, lançaram a “Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2024”, com o objetivo de “financiar projetos conjuntos de Pesquisa & Inovação entre o Brasil e a Bélgica”.

Essa é mais uma ação, no âmbito do “Memorando de Entendimento” assinado em setembro de 2020, pelo CONFAP e pela WBI, visando a “Cooperação Acadêmica e Científica, entre a região belga da Valônia-Bruxelas e o Brasil”.

O acordo tem por objetivo principal, apoiar projetos conjuntos de pesquisa, eventos, mobilidade de pesquisadores, missões e publicações científicas nas seguintes Áreas Temáticas: “Materiais Circulares”; Inovação em Saúde; Inovações para Produção e Projetos ágeis e seguros; Sistemas de Energia e Ambientes Sustentáveis; Gestão Ambiental Inovadora e futuras Cadeias Agroalimentares; Aeronáutica e Espaço; Tecnologias Digitais; e Amazônia.

Podem participar desta chamada doutorandos ou possuidores do título de doutorado (ou equivalente), vinculados a uma “Instituição de Pesquisa” localizada em um dos estados brasileiros cujas FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) estejam participando da chamada, a exemplo da FAPESQ – Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba.

Os candidatos devem preencher o formulário de submissão de propostas até o próximo dia 12 de julho e apresenta-la por meio da Plataforma do CONFAP, disponível no site: sistema.confap.org.br.

Mais informações podem ser obtidas no endereço: confap.org.br/pt/editais/83/chamada-confap-wbi-belgica-2024.

Com informações da WBI e do CONFAP.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.