Blogs e Colunas

Alexandre Moura

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

“Consórcio de Exportação PBTech” e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba

Por Alexandre Moura
Publicado em 14 de março de 2024 às 8:23

Continua depois da publicidade

Em mais um “Relato” sobre ações/iniciativas interessantes, da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc-PB) para “comemorar” os 40 anos da entidade que acontece em dezembro, relembro/apresento a iniciativa “PBTech”.

Criado no final de 2002, no PaqTc-PB, com o objetivo de promover o desenvolvimento do mercado de software na Paraíba, o “Consórcio para Exportação de Software PBTech” reuniu naquele ano, empresas localizadas nas cidades de Campina Grande e João Pessoa.

Juntas, em um esforço “colaborativo”, essas empresas buscavam maior penetração nos mercados local, nacional e internacional (de produtos e serviços de tecnologia), visando inclusive, aumentar as exportações de Soluções e do Software desenvolvidos na Paraíba.

O PBTech foi financiado pelo SEBRAE e pela APEX (Agência de Promoção de Exportações) contando também, com o apoio do Governo do Estado, da ACCG (Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande), da FIEP (Federação das Indústrias da Paraíba) e do SOFTEX (Programa Brasileiro de Exportação de Software).

“Consórcio de Exportação PBTech” e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (II)

O Consórcio foi formado seguindo as diretrizes do “Projeto Setorial Integrado de Promoção de Exportações de Software, Hardware e Serviços da Paraíba”, sendo composto por onze empresas de TI (Tecnologia da Informação), dentre elas a “CG Sistemas” (atual CGS), a “Light Infocon”, a “Insiel”, a “APEL”, a “S.Toledo” e a “Zênite”.

Essas e outras empresas componentes do PBTech, através de ações “sustentadas e consistentes, no desenvolvimento de estratégias de internacionalização”, obtiveram sucesso em vendas e projeção nacional e internacional, ao longo de vários anos. Participando inclusive, de diversas Feiras Nacionais e Internacionais, como as várias edições do “Gartner Symposium IT-Expo”, nos Estados Unidos, da “CEBIT”, Alemanha, e da “Simo TCI”, na Espanha, dentre outras.

Vale destacar que a experiência nesse tipo de ação (Consórcio de Exportação) serviu de modelo inicial para as ações do “Projeto Brasil IT+”, que apoia a “internacionalização das empresas brasileiras de tecnologia”.

Atualmente, algumas empresas que formaram o “PBTech” continuam atuantes no mercado e participam ativamente, do “Ecossistema de Inovação de Campina Grande”.

“Perspectiva de Dados e IA 2023”

A empresa americana de software Databricks, Inc. disponibilizou um interessante estudo sobre “as tendências na adoção de IA (Inteligência Artificial) em mais de 9.000 de seus clientes, em nível mundial”.

Denominado de “Perspectiva de Dados e IA 2023”, o documento da Databricks, faz uma análise das “tendências emergentes em adoção e estratégia de dados e do uso de IA, nas empresas pesquisadas”.

Segundo o estudo, “o ritmo incomparável de descobertas de IA, melhorias de modelo e novos produtos no mercado colocam os dados e a estratégia de IA no topo das conversas em todas as organizações ao redor do mundo”.

No levantamento, foram identificados, por exemplo, quais produtos/software de IA são atualmente os mais populares e quais estão subindo rapidamente, para o topo da lista de compras dos departamentos de TI (Tecnologia da Informação).

Fica claro também, que a “próxima geração de empresas e executivos de sucesso, serão aqueles que entenderem e alavancarem a IA nos seus negócios”.

Para mais informações e como obter uma cópia do Relatório, visite o endereço: https://www.databricks.com/resources/ebook/state-of-data-ai

IFPB conquista o “Tricampeonato na Etapa Nacional da Huawei ICT Competition”

Os alunos do IFPB – Instituto Federal da Paraíba, componente do “Ecossistema de Inovação de Campina Grande”, conquistaram recentemente, o “1° e o 2° Lugares nas Trilhas Cloud e Network”, respectivamente, da etapa nacional da “Huawei ICT Competition Edição 2023-2024”.

A competição, criada em 2015, é realizada pela multinacional chinesa Huawei, fornecedora global de soluções de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Agora, as Equipes do IFPB se preparam para a etapa Latino-Americana.

Entre a fase preliminar e a final, a competição no Brasil contou com mais de mil estudantes, dos cursos de Engenharia e de Computação, representando mais de 90 instituições de Educação, Ciência e Tecnologia.

Os alunos, fizeram uma prova teórica composta por 90 questões, formuladas em inglês, com pontuação máxima de 1.000 pontos.

No início do mês que vem (abril) acontecerá a “Etapa Latino-Americana”, e posteriormente, a Final Mundial, que acontecerá no próximo mês de maio, na China.

Os Estudantes do IFPB são Tricampeões Brasileiros Edições 2019-2020, 2021-2022, e 2023-2024 da “Trilha Cloud”, e Vice-campeões da Edição 2022-2023. Sendo também, Vice-campeões 2023-2024 na “Trilha Network”.

Já na Etapa da América Latina, eles são Tricampeões 2019-2020, 2021-2022 e 2022-2023 na “Trilha Cloud”. E na “Etapa Global”, conquistaram o Bicampeonato Mundial Edições 2019-2020 e 2021-2022 e o Vice-campeonato na Edição 2022- 2023, também na “Trilha Cloud”.

Na “Nuvem” os alunos do IFPB são hegemônicos! Excelente!

Com informações do IFPB e da empresa Huawei.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.