Blogs e Colunas

Regina Amorim

Regina Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa no Sebrae Paraíba.

A economia se alimenta de cultura, de criatividade e se reinventa

Por Regina Amorim
Publicado em 5 de março de 2025 às 8:28

Continua depois da publicidade

Processos para ajudar as empresas a gerarem inovação, precisam ser amplamente entendidos e utilizados por toda a organização. Empresas inovadoras dependem de uma equipe de pessoas inventivas, profissionais com competências criativas e inovadoras, que tenham expertise em uma área de conhecimento e o forte desejo de mudar o mundo e fazer a diferença.

É fácil reconhecer pessoas com esse perfil. São geralmente honestas, questionadoras, divertidas, disruptivas, inteligentes e inquietas. A personalidade e o comportamento de líderes inovadores é um dos fatores que contribuem para estimular a observação, o questionamento, o relacionamento em rede e a experimentação nas suas empresas.

No Brasil e no mundo, a economia se alimenta de cultura, de criatividade e se reinventa, seja na moda, na gastronomia, no cinema, no design, na literatura, no artesanato, nas artes visuais e midiáticas. Em tudo, a arte pode causar emoção e alcançar expressão. A conexão entre esses segmentos da economia criativa é que resulta em inovação.

O elo de ligação da literatura com a produção de cinema. A moda autoral com estampas das telas de artistas plásticos. Como não perceber o visual de ruas e becos com a arte urbana. E os restaurantes com a gastronomia regional e o requinte da cultura armorial, seja na decoração do ambiente, na apresentação dos pratos, valorizando a cozinha temática e prazerosa, porque cada prato conta um pouco do que é o nosso território.

Ambientes de luxo também envolvem a essência do artesanato local e regional, transformando-os em verdadeiras obras de arte e atraindo uma diversidade de pessoas para um mesmo espaço físico. O melhor resultado é aquele que faz as pessoas ampliarem a sua visão, seja na gastronomia, na moda, no design de interiores. É sempre possível criar um ambiente para as pessoas, que seja diferente de tudo que já foi feito. É possível buscar elementos criativos da nossa história, de onde vivemos, sem ter preconceito sobre os lugares.

Tudo depende como um território comunica as realizações, que vai da criação até a apresentação do produto ou serviço e consegue gerar pertencimento com a inovação. Qualquer lugar pode ganhar destaque se puder se transformar em um polo de artesanato, polo gastronômico, de moda, de cinema e outros.

É comum acreditar que precisamos de uma vida extraordinária para ter algo a compartilhar. Se nos concentrarmos nas nossas sensações, emoções e pensamentos, certamente vamos encontrar um mundo surpreendente, com mais opções disponíveis para nós, do que conseguimos perceber.

As políticas públicas sobre criatividade têm como objetivo estimular a economia criativa, valorizar a cultura e promover o desenvolvimento econômico. São fundamentais para os jovens que procuram seu próprio caminho e se sentem rejeitados na sociedade. A independência das profissões criativas atrai os jovens do século 21. Basta lembrar do universo criativo da música no mundo contemporâneo. A sensibilidade de um DJ para gerar entretenimento de corpo e alma, criando facilmente a música eletrônica, com o uso de computadores. Criatividade na música, na cozinha, na moda, nas artes, no cinema, não acabará nunca!

O que se vê nas economias adiantadas é a independência financeira, sem que o conceito de emprego, mas de “freelancers” em áreas que agregam profissões sensoriais, onde se ganha mais que funcionários de empresas e com a liberdade de um empreendedor autônomo.

Não há motivos para se envergonhar quando você se encanta com o que faz. Ter paixão como empreendedor é produzir o melhor, no lugar que se tem para começar, seja em uma garagem, um container, um carrinho de empadinha ou pastel. Quando o trabalho pode ser criativo, passa a ser divertido e estimula descobertas, sempre em busca de prazer e bem-estar. O lucro é consequência do que se faz para melhor atender e surpreender os clientes. A reinvenção contante é necessária. Por isso a criatividade deve ser ao mesmo tempo, um desejo e uma necessidade.

Não devemos perder a nossa essência, de enxergar a nossa cultura como um dos grandes diferenciais dos pequenos negócios. As cidades e as margens de rodovias se transformam e se reinventam, com os empreendedores e seus negócios criativos.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande