Blogs e Colunas

Ailton Elisiário

Ailton Elisiário

O autor é economista, advogado, professor da Universidade Estadual da Paraíba e membro da Academia de Letras de Campina Grande.

A Doutrina Donroe

Por Ailton Elisiário
Publicado em 16 de janeiro de 2026 às 11:17

Continua depois da publicidade

Em 1823 James Monroe (1758 – 1831) era presidente dos Estados Unidos da América do Norte. Naquela época as nações da América Latina estavam buscando libertar-se do colonialismo europeu e lutavam por suas independências. O continente europeu reorganizou-se após as guerras napoleônicas, restaurando a antiga ordem geopolítica vigente antes da Revolução Francesa de 1789.

A Santa Aliança, formada pela Áustria, Prússia e Rússia, resgatou o poder das monarquias absolutistas e o fortalecimento da fé cristã por toda a Europa. E para impedir a recolonização na América Latina, os Estados Unidos criaram a Doutrina Monroe, com o lema “América para os Americanos”, cujos principais objetivos eram proibir qualquer nova colonização europeia nas Américas, proteger as nações recém-independentes da América Latina e estabelecer a não intervenção dos Estados Unidos nos assuntos internos dos países europeus e estes não interferirem nos países latino-americanos.

Consolidou-se assim a Doutrina Monroe, que reafirmando a posição dos Estados Unidos contra o colonialismo europeu, os estabeleceu como defensores dos países independentes nas Américas e serviu como justificativa para a expansão territorial dos Estados Unidos e sua influência política na região durante os Séculos XIX e XX. O Destino Manifesto foi a crença que motivou os norte-americanos a expandirem o seu território e a levarem como missão divina a civilização e o progresso a outras nações.

Em 1904, o presidente Theodore Roosevelt (1858 – 1919), inspirado na Doutrina Monroe, defendia que os Estados Unidos deveriam intervir nos países da região que não fossem capazes de cumprir com seus compromissos financeiros ou cuidar das suas democracias. E foi com base nessa Doutrina que Donald Trump interferiu na Venezuela e ameaçou a Colômbia e o México. E está indo mais longe, já tendo mencionado anexar o Canadá e querendo agora anexar a Groenlândia, que não faz parte das Américas.

Para que os Estados Unidos possam consolidar seu poder global, Donaldo Trump entende que seu país deve primeiramente reafirmar sua influência na região. “Os Estados Unidos devem ser proeminentes no hemisfério ocidental, o que é uma condição para nossa segurança e prosperidade, que permite nos afirmarmos com confiança onde e quando necessitarmos na região”, afirma Trump.

Recentemente anunciou-se uma nova doutrina, a Doutrina Donroe, uma mistura de Donald e Monroe, para justificar a interferência dos Estados Unidos em quaisquer países, alterando a ordem geopolítica vigente para o controle dos países menos desenvolvidos pelos mais desenvolvidos, ou seja, estabelecendo a legitimidade da lei do mais forte. O lema adotado é “América em Primeiro Lugar” ou “America First”.

Por esta doutrina, qualquer outro país poderá ser anexado pelos Estados Unidos, como a China poderá anexar Taiwan e a Rússia poderá anexar a Ucrânia. A própria Venezuela, que segue sob controle norte-americano, já havia deliberado a anexação ao seu território da região de Essequibo que pertence à Guiana.

Donald Trump com a Doutrina Donroe mudou a ordem mundial que vigorava desde o fim da Segunda Guerra Mundial, que estabelecia como princípios centrais o respeito à soberania dos Estados e a solução pacífica dos conflitos. Há, porém, entendimentos de que as ações de Trump não sejam estratégias geopolíticas ou de segurança, mas ações mercantilistas iniciadas com as imposições tarifárias internacionais e seguidas da intervenção na Venezuela para tirar do jogo a China, que tem investido fortemente no setor petroleiro do país, agora colocado sob seu controle.

Mesmo assim, como a classificação geopolítica dos países em Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo foi substituída por países do Norte Global e Sul Global, esta segunda classificação já tende a desaparecer. Qual será a nova classificação? Pergunte-se a Trump. Ele é quem está dando as cartas nesse jogo perigoso pelo controle efetivo da economia e da política mundiais. Por tudo isto, o fato é que ninguém poderá dormir sossegado com um barulho deste.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com