Blogs e Colunas

Alexandre Moura

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

5ª edição do HUB PB – conectando pessoas, ideias e inovação

Por Alexandre Moura
Publicado em 15 de maio de 2025 às 8:37

Continua depois da publicidade

A 5ª Edição do HUB PB consolidou uma das principais iniciativas/ações de inovação, empreendedorismo e tecnologia da Paraíba. O HUB PB é uma ação colaborativa – entre o SENAI-PB (que coordena o projeto), SEBRAE e IEL – Instituto Euvaldo Lodi – que visa fortalecer o Ecossistema de Inovação do estado, conectando Startups, empresas, IES – Instituições de Ensino Superior, poder público e investidores, em um ambiente dinâmico e inspirador. Oferecendo uma programação diversificada com palestras, painéis, oficinas, rodadas de negócios, exposições e espaços para networking.

Com 49 Startups inscritas, essa edição destaca-se das anteriores, pela sua proposta de ampliar o impacto regional e estimular a troca de experiências entre os atores do Ecossistema. Temas atuais como transformação digital, sustentabilidade, economia criativa, IA (Inteligência Artificial) e empreendedorismo de base tecnológica, sendo tratados/debatidos e tudo, com foco na “pré-aceleração” das Startups participantes.

O HUB PB promove e estimula, objetivamente, o empreendedorismo através de ações voltadas para a inovação, na solução de problemas reais e na transformação da sociedade. Além disso, fomenta a criação de soluções inovadoras que gerem oportunidades para novos negócios e parcerias estratégicas técnicas e comerciais.

5ª Edição do HUB PB – Conectando Pessoas, Ideias e Inovação (II)

Outro diferencial desta edição, foi a participação de Startups fora dos principais, “Ecossistemas Locais de Inovação”, (Campina Grande, João Pessoa, Guarabira, Sousa e Cajazeiras), “com várias cidades do Estado, percebendo a oportunidade e importância de participar”.

Entre as 49 Startups inscritas, estavam presentes empresas localizadas nas cidades de Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Conde, Patos, Pombal, Esperança, Mamanguape, Solânea e Lagoa Seca. Desta forma, a Paraíba se torna, cada vez mais, num ponto de efervescência para a Inovação no Nordeste e o HUB PB é um dos grandes responsáveis por isso. Criando, “pontes entre quem tem boas ideias e quem pode ajudar a tirá-las do papel”.

Além da presença de empreendedores locais, o HUB PB também atrai profissionais e especialistas de outras regiões, contribuindo para a visibilidade das Empresas locais no cenário nacional da inovação.

A iniciativa reforça o compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável e com a construção de um ambiente mais colaborativo e propício à inovação, fazendo diferença no cenário empreendedor, tecnológico e criativo.

O HUB PB é uma excelente oportunidade para apresentação e troca de ideias, onde empresas consolidadas encontram jovens talentos e Startups dividem suas trajetórias com investidores, impulsionando/acelerando seus negócios.

3ª Edição do Prêmio Educador Transformador

Estão abertas as inscrições para a “3ª edição do Prêmio Educador Transformador”, direcionado a professores e gestores de Instituições de Ensino públicas e privadas, que buscam inovar na educação.

Na “Edição 2025”, completamente renovada, os participantes terão acesso a uma jornada de desenvolvimento com “suporte de IA”, para criar e aperfeiçoar seus projetos educacionais. E tem mais: os autores dos projetos vencedores na etapa nacional,” ganharão um “pacote” de viagem para participar da “Bett UK”, em Londres, Inglaterra.

O Prêmio é uma realização do SEBRAE, do Instituto Significare e da Bett Brasil. Para se inscrever, basta apresentar uma nova ideia ou uma proposta inovadora para um projeto já em curso, que ajude a superar um desafio prático que afeta os estudantes, a comunidade escolar ou a rede de ensino.

As inscrições vão até o dia 10 de agosto. Mais informações no site educadortransformador.com.br.

“Armas Autônomas” com IA

Já se passaram 10 anos (as discussões começaram em 2014) desde que os países que fazem parte da “CAC – Convenção sobre Armas Convencionais” (CCW, na sigla em inglês) da ONU – Organização das Nações Unidas, começaram a se reunir em Genebra, Suíça, para discutir uma possível proibição de “sistemas de armas totalmente (ou quase) autônomos” (que operam sem controle humano), os “populares” drones. E até o presente momento, nada foi “acordado” entre eles com relação a “proibir ou ao menos, regulamentar” essas armas, que na guerra da Ucrania tem dominado o campo de batalha.

Além disso, a disseminação e uso cada vez maior da IA nesses “equipamentos”, já é uma realidade, tornando-os ainda mais “letais”.

Os especialistas alertam que o tempo está se esgotando (se é que ainda temos tempo), para colocar barreiras nessas novas tecnologias (no caso do uso de IA, abriram uma verdadeira “Caixa de Pandora”).

Vale destacar que os gastos militares com este tipo de armamento, tem crescido em um ritmo exponencial e não mostram sinais de arrefecimento, muito pelo contrário. Dificilmente algum acordo global será obtido, caso os principais países interessados (dentre eles, Estados Unidos, Índia, Rússia, Irã, França, Inglaterra, Turquia e China) não se “acertem” antes. E, infelizmente, essa possibilidade está cada dia mais distante.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande