Blogs e Colunas

Alexandre Moura

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

2026 será o ano da “IA Agêntica” e da Automação de Tarefas Complexas

Por Alexandre Moura
Publicado em 1 de janeiro de 2026 às 8:26

Continua depois da publicidade

Para analistas, pesquisadores e representantes das grandes empresas de tecnologia, este ano de 2026 a IA (Inteligência Artificial) vai continuar “dominando” o cenário da “inovação global”. E o “principal avanço tecnológico da IA não será apenas um novo modelo mais potente, mas sim a consolidação e ampla adoção, da chamada “IA Agêntica”. A IA Agêntica (ou do inglês, “Agentic AI”) é um tipo de IA que vai além de apenas responder comandos, ela “funciona” de forma “autônoma para definir metas, planejar e executar tarefas complexas com mínima (ou nenhuma) supervisão humana, adaptando-se a mudanças e aprendendo com o ambiente para alcançar objetivos específicos, como otimizar processos de negócios e/ou monitorar pacientes em um hospital”, por exemplo. Para a empresa de Consultoria Deloitte, “2026 marcará a transição da IA de promessas teóricas e experimentais, para aplicações práticas em grande escala”. Segundo o relatório “Technology, Media & Telecommunications Predictions” (“Previsões para Tecnologia, Mídia e Telecomunicações”), é esperado que a tecnologia de IA se torne central não apenas em produtos e serviços, mas na própria estrutura operacional de empresas e plataformas digitais.

2026 será o ano da “IA Agêntica” e da Automação de Tarefas Complexas (II)

O conceito de IA Agêntica emerge como fator primordial desse avanço. Diferente de “Assistentes Reativos” – que apenas respondem a comandos -, “esses novos Agentes de IA serão capazes de interpretar objetivos, coordenar múltiplas tarefas e tomar decisões quase independentes, em nome de usuários ou organizações”. Essa tecnologia vai além de automações pontuais, transformando radicalmente, processos de atendimento ao cliente, operações logísticas e gestão de informações. Para 64% dos Empresários brasileiros ligados ao segmento de tecnologia, em recente pesquisa, “indicaram que haverá aceleração na adoção e investimento em IA Agêntica ao longo do ano”. Além disso, “soluções que combinam robótica avançada com IA autônoma são citadas como áreas de impacto significativo”. Um exemplo interessante vem da indústria automobilística, onde estudos recentes, apontam que a IA Agêntica pode transformar indústrias inteiras já nesse ano que se inicia, “integrando veículos autônomos, logística embarcada e sistemas inteligentes de manutenção preditiva em larga escala”.

2026 será o ano da “IA Agêntica” e da Automação de Tarefas Complexas (III)

Para os analistas da empresa “Deloitte”, ao longo de 2026 a IA Agêntica será incorporada em “sistemas de negócios, softwares e serviços de infraestrutura digital”, com potencial para alterar profundamente modelos de trabalho e cadeias de valor atuais. Espera-se que “agentes inteligentes” integrem sistemas empresariais, reduzam o tempo gasto em tarefas rotineiras e introduzam um novo paradigma de “programas de computador (softwares) que pensam”. Outro indicador dessa transformação, é a previsão de que assistentes virtuais inteligentes deixem de ser meros recursos de apoio e se tornem “componentes integrados à experiência digital de usuários e empresas”, com presença na “tomada de decisão e gerenciamento de operações cotidianas”. Essa “possibilidade” que, provavelmente será realidade em pouco tempo, vai impactar questões relacionadas a governança e procedimentos operacionais críticos das empresas. “À medida que agentes de IA tomam decisões – inclusive em setores sensíveis como saúde e finanças -, será imperativo estabelecer mecanismos robustos de transparência e controle humano, sobre estes agentes de IA.

2026 será o ano da “IA Agêntica” e da Automação de Tarefas Complexas (IV)

Outro ponto a ser levado em consideração, é a necessidade de investimentos (por enquanto, bem altos) em infraestrutura, redes e principalmente, segurança cibernética. Este último item  é de extrema importância para se evitar (ou pelo menos tentar diminuir) o risco que o uso de IA integrada aos sistemas autônomos das empresas, se tornem o “calcanhar de Aquiles” do negócio. Principalmente, no setor financeiro, onde os Bancos e as Fintechs já preparam o “lançamento de “Agentes Bancários Inteligentes” (utilizando IA Agêntica), que serão capazes dentre outras ações/procedimentos: analisar automaticamente o histórico financeiro do cliente; propor renegociação de dívidas sem intervenção humana; executar transferências, pagamentos, reorganizar carteiras de investimento conforme metas definidas pelo Cliente (através do aplicativo da instituição); e, identificar riscos de fraude e agir instantaneamente, bloqueando operações e reemitindo cartões. Esses “Agentes” vão operar de forma contínua, aprendendo com o comportamento financeiro do Cliente e “antecipando suas necessidades”. Se confirmadas essas projeções, a IA deixará de ser uma ferramenta de apoio (como, em princípio, é aplicada atualmente) e se tornará um “componente ativo, adaptativo e autônomo da infraestrutura digital global” – com profundas implicações sobre empregos (muito mais do que imaginamos hoje), competitividade empresarial e a própria organização do trabalho no mundo contemporâneo. Na coluna da semana que vem, pretendo detalhar algumas aplicações práticas da IA Agêntica.

Feliz e Abençoado Ano Novo!

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com