Vice da pacificação
Publicidade
Outro ralo
Auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) concluiu que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) superfaturou o preço do asfalto utilizado em obras de dez Estados.
Conforme o ´Estadão´, a CGU calculou em R$ 7,3 milhões o prejuízo pela “inobservância de parâmetros normativos”, como a espessura e a aderência dos pavimentos utilizados nas obras.
A Paraíba não está na lista.
Reunião promovida ontem pela justiça eleitoral com diretores de emissoras de rádio e TV em Campina Grande definiu as geradoras do guia eleitoral, que terá início no final de agosto.
Rodízio
No 1º turno, a cada semana uma emissora de rádio ficará incumbida da geração (7h da manhã e 12h) na seguinte ordem: Mix, Panorâmica, Correio e Campina FM.
A Rádio Cariri fará a geração de uma eventual 2º turno.
Na tela
Em termos de TV, a ordem semanal ficou sendo a seguinte: Borborema, Paraíba, Maior e Ita (antiga TV Itararé).
Num eventual segundo turno, também foi sorteada a Ita.
Inovação
O banco Itaú informou que já a partir de outubro próximo os seus correntistas poderão fazer operação com o Pix por ´aproximação´ do aparelho celular.
Respaldo
O ex-prefeito Enivaldo Ribeiro reuniu, ontem, pré-candidatos do PP à vereança em Campina Grande para um ato coletivo em apoio à prefeitável do PSD, Rosália Lucas.
Mentora
Em entrevista ontem, Rosália explicou que a opção do seu partido de realizar a convenção na noite do dia 5 próximo, no limite do prazo legal, foi uma decisão da presidente estadual do partido, senadora Daniella Ribeiro.
Novo ´palanque´
O vereador-presidente Marinaldo Cardoso, do Republicanos, anunciou ontem que vai apoiar o prefeitável do PSB, Jhony Bezerra, para a Prefeitura de Campina Grande.
Obediência
Em entrevista, ele afirmou que “eu acompanho a decisão do partido. Eu sou do Republicanos e vou acompanhar (a decisão) o partido. Não tem nem como pensar diferente”.
“Estarei acompanhando o REP nas suas decisões”, repetiu.
O edil alegou que “quando você segue o partido é obrigação. Estaremos sim defendendo Jhony Bezerra (PSB)”.
Ele avisou que “vou sentar” com Jhony para conhecer as suas propostas de governo “para quando nós estivermos na rua apresentar”.
Sem interesse
O vereador descartou a alternativa de vir a ser o companheiro de chapa (vice) de Jhony: “No meu radar não está” a possibilidade.
“Não trabalho nessa hipótese, até porque já estou com a minha campanha de vereador (reeleição) na rua”, reforçou.
Contexto
O comunicado de Marinaldo, observado pelo retrovisor, não tem nada de surpreendente, mas sim de consequente.
Foi uma opção pensada e gradualmente implementada.
Racional
Na verdade, há mais de um ano o vereador iniciou a operação “desmame” da base governista em Campina, mediante a sua insistência – constrangidamente, em alguns momentos – em permanecer filiado ao REP.
´Expulsão´
Ao longo dos meses que precederam o prazo limite para a troca de partido (encerrado no começo de abril último), o presidente da Câmara foi renovada e publicamente aconselhado (e convidado) pelos deputados Adriano e Murilo Galdino para deixar o partido, sob o argumento de que não existia a hipótese de o Republicanos apoiar a reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima.
Recado renovado
No mês em que assumiu a presidência do REP na cidade, em julho de 2023, Murilo foi direto: “É claro e óbvio que não vamos fazer parte da (campanha da) reeleição do prefeito Bruno”.
´Plano B´
No começo de abril, Marinaldo chegou muito perto de se filiar ao partido Rede de Sustentabilidade, numa articulação feita a quatro mãos entre Jhony Bezerra e Romero Rodrigues, que só não prosperou porque faltou ´cauda´ (postulantes para formar integralmente a chapa proporcional).
Chamamento
No final de abril, Marinaldo foi convidado pelo líder do bloco de oposição, Anderson Almeida (PSB), para integrar a bancada do governador João Azevedo (PSB) na Câmara campinense: “O senhor será muito bem-vindo”, assegurou Anderson.
Convite
No começo de junho último, o edil convidou publicamente Jhony Bezerra a participar de uma reunião do Legislativo com o setor produtivo nas dependências da Associação Comercial.
O detalhe
Seria o 1º ato de pré-campanha do médico recém desincompatibilizado da Secretaria de Saúde do Estado.
Afago
Em sessão especial em homenagem a Jhony, em junho, Marinaldo registrou que foi “uma das sessões mais prestigiadas que já aconteceram na Câmara. Com certeza isso é o prestigio que tem o homenageado, pelo trabalho que presta a Campina Grande”.
Foi avisado
Ainda em junho, Murilo Galdino disse que Marinaldo Cardoso “permaneceu filiado e ele sabia da disposição do partido” de fazer oposição ao prefeito Bruno.
Sem dissidência
No mesmo junho, o vereador-presidente afirmou que “claro, evidente, eu irei acompanhar a decisão do Republicanos” sobre a eleição para prefeito.
Série de…
Chamou a atenção o fato de o presidente da Câmara não ter comparecido à inauguração da 1ª parte da revitalização no Parque do Açude Novo.
… Ausências
No começo de julho último, ele faltou a todas as inaugurações promovidas pelo prefeito Bruno, inclusive o Parque Linear Dinamérica, optando por se deslocar para Brasília.
Última cartada
Na já famosa reunião no escritório de Romero Rodrigues, dia 20 último, Marinaldo foi incisivo ao apelar para que ele se candidatasse a prefeito, ponderando que o deputado não poderia colocar os seus aliados numa situação dessas.
Agenda
A convenção do PL/Partido Novo (candidatura de Artur Bolinha e Annelise Meneguesso) ocorrerá no dia 5, às 18 horas, no Palácio das Artes Suellen Carolini, no bairro do Catolé.
Conjuntas
A convenção do MDB em Campina ocorrerá no mesmo local e na mesma data da convenção do União Brasil: dia 5, na casa de shows Spazzio.
Afunilamento
Nas últimas horas, diversas lideranças da base governista em Campina têm se mobilizado para afinar a iminente oficialização da desistência de Romero, de concorrer à sucessão municipal, com a sua participação na campanha à reeleição do prefeito Bruno, mediante a indicação do (a) seu (sua) companheiro (a) de chapa.
Fora do ´ninho´
Presidente estadual do PSDB, o deputado Fábio Ramalho colocou em segundo plano a alternativa partidária – deputado Tovar Correia Lima – e priorizou a defesa do nome da esposa de Romero, Micheline Rodrigues.
Pragmatismo
Outras lideranças ´tucanas´ entendem que eleitoralmente é mais recomendável a opção por Tovar, e que as arestas dele com Bruno são plenamente contornáveis.
Sala de espera
Bruno – comedidamente – decidiu só se pronunciar publicamente acerca da formação de sua chapa quando houver a publicização de Romero no tocante ao processo eleitoral em curso.
O ´mago´ não exigiu de Luciano Cartaxo o rompimento com João Azevedo?…
Publicidade