Arimatéa Souza

Vice chama prefeito pro ´ringue´

Arimatéa Souza
Publicado em 24 de outubro de 2025 às 0:08

coluna aparte

Foto: Leonardo Silva

Publicidade

´Puxão de orelha´

O deputado federal Gervásio Maia (PSB) é um ´poço´ de mágoas com a condução estadual do partido, que tem como presidente o governador João Azevedo.

“Se nós não tivermos uma dedicação à questão política, o partido poderá sucumbir em 2026”, prognosticou.

Paralisia

Conforme Maia, “eu não vejo movimento para montar chapa junto à Assembleia Legislativa e rumo à Câmara Federal”.

Açodamento

À ´BandNews´, o parlamentar disse João Azevedo se precipitou ao lançar o nome do secretário Deusdete Queiroga (Infraestrutura) para a vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado.

“Isso tinha que ser combinado com o partido antes”, lamentou.

Opção correta

Na ótica do socialista, Deusdete seria importante “fortalecendo a pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro a governador, na condição de candidato a vice-governador. Para agregar e para também dar força ao futuro do PSB”.

´Queimação´

“Na hora que você lança Deusdete para conselheiro do TCE, você está (na prática) queimando o nome dele para uma pretensão de composição de chapa majoritária”.

Em decomposição

Gervásio foi ao limite na exteriorização de seu descontentamento: “Se a eleição fosse amanhã, eu teria que deixar o partido porque nós estamos com a chapa desarrumada. O governador precisa fazer urgentemente um trabalho de consolidação das chapas, sob pena de o partido chegar em abril completamente esvaziado”.

Resgate

Arremate da edição de ontem da Coluna: “Se brincar, o REP/PB ´raspa o tacho´ do PSB”.

Na tela

O ministro Vital do Rêgo Filho, presidente do Tribunal de Contas da União, foi entrevistado ontem no canal CNN Brasil (CNN Money) sobre um assunto em evidência no que diz respeito às finanças públicas nacionais.

Azular as contas

Trata-se da cobrança para que o governo federal atue para alcançar o chamado ´centro da meta´ fiscal no ano que vem, que seria um resultado primário de superávit (positivo) de 0,25% do PIB (produto interno bruto).

Abrandamento

Dias atrás, o ministro Benjamin Zymler, do TCU, relativizou a exigência para o cumprimento do ´centro da meta´ ainda este ano, em função de restarem pouco mais de dois meses para a conclusão do exercício financeiro.

Contextualização

“A decisão do ministro Zymler é a mais prudente possível. Conversamos antes sobre a situação fiscal do país e temos a compreensão de que é um erro não seguir o centro da meta, claramente. Por unanimidade decidimos isso”, comentou Vital.

“Mas não seria prudente (a exigência imediata). O TCU tem responsabilidade com o país”, acrescentou.

Vertentes

O presidente do TCU salientou que existem dois caminhos a serem percorridos: “Ou o Congresso muda a lei complementar 200 (do arcabouço fiscal) e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) ou o governo precisa mirar o ´centro da meta´ fiscal” – e não o ´piso da meta´ como tem procedido o Executivo.

´Dia seguinte´ do…

A sessão ordinária de ontem da Câmara Municipal de Campina Grande durou menos de 30 segundos, por conta do esvaziamento reinante no plenário.

… Pedido de CPI

Os trabalhos foram abertos e encerrados pelo vice-presidente Luciano Breno (Avante), que ´no verão passado´ foi líder da bancada governista.

Lacuna

A figura do líder da bancada governista, nunca é demais lembrar, é um cargo inexistente na gestão II do prefeito Bruno Cunha Lima.

Retaguarda

Havia a cogitação de uma reunião, na manhã de ontem, do prefeito campinense com seus aliados na Câmara, que acabou sendo convertida em audiências individualizadas.

´Freio de…

O presidente da Câmara Federal, paraibano Hugo Motta (Republicanos), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e representantes do PP se reuniram na noite de quarta-feira.

… Arrumação´

Conforme o jornal O Globo, o PP vai parcialmente continuar apoiando o governo Lula e ocupando cargos na gestão federal.

Gol…

O mesmo jornal noticiou que a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou o novo texto do Projeto de Lei Complementar 40/2025, que autoriza o Governo do Estado a se desfazer 62 de imóveis.

… Contra?

Entre esses imóveis se encontra o icônico Estádio Mário Filho (Maracanã), com preço estimado em R$ 2 bilhões.

´Carta aberta´

A direção nacional do MDB lançou ontem um amplo documento denominado de “Caminhos para o Brasil – Nosso País, Nossa Causa”, uma espécie de carta político-programática visando o processo eleitoral de 2026.

Falatório e tapinhas

Em sua passagem pelo Sertão esta semana, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) fustigou o prefeito pessoense Cícero Lucena (quase no MDB), ex-aliado, em entrevista à ´Arapuan Patos´: “O que temos visto aí são pessoas que manhã, tarde e noite ficam falando em eleição, não tem outra pauta (…) Esse povo aí não tem nem o que entregar, o que fazem é andar e dar tapinhas nas costas das pessoas”.

 

O ´lobby´ do Judiciário…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba