Vem aí o ensino “semipresencial”
Publicidade
Vagas à vista
Na última segunda-feira, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, teve um encontro com conselheiros do Tribunal de Contas do Estado.
Na conversa, ele obteve a confirmação da aposentadoria compulsória, dia 19 de dezembro próximo, do conselheiro Arthur Cunha Lima, e em outubro de 2025, igualmente por aposentadoria, a ´expulsória´ de Fernando Rodrigues Catão.
Abreviar
Atual presidente do TCE-PB, Nominando Diniz confirmou ao deputado que pretende antecipar para o final do ano que vem a sua própria aposentadoria.
Passando a régua
Os deputados estaduais da atual legislatura terão a possibilidade de fazer – no intervalo de 1 ano – três indicações para a ´Corte de Contas´.
O detalhe
A primeira vaga, no próximo mês, está ´prometida´ ao deputado estadual Tião Gomes (PSB).
Intenções
O ´núcleo central´ do governador João Azevedo idealiza construir um cenário político-eleitoral para que uma dessas vagas seja destinada ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP).
Bisturi
O cantor campinense Capilé foi submetido a uma intervenção cirúrgica e já se encontra em período de convalescença.
Pioneiro
Eleito por aclamação, Cassiano Pereira (presidente da Fiepb) é o primeiro paraibano a presidir a Associação Nordeste Forte na Confederação Nacional da Indústria- CNI.
Situando
Criada em 2016, a Nordeste Forte é uma Associação que representa todas as Federações de Indústrias da região Nordeste, “e atua na promoção de ações de desenvolvimento socioeconômico, contribuindo para a competitividade do setor industrial”.
Por antecipação
O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos) já acertou uma ´dobradinha´ com o ex-prefeitável campinense do PSB, Jhony Bezerra, que provavelmente deverá disputar um mandato para a Assembleia Legislativa em 2026.
Quinhão
Cada vereador (são 29) de João Pessoa terá no próximo ano aproximadamente R$ 1,5 milhão do orçamento municipal em emendas ´impositivas´.
Recondução
Liderando uma chapa única, o empresário Sidney Toledo deverá ser reconduzido à presidência da Associação Comercial de Campina Grande.
A eleição será dia 2 próximo e o mandato terá de dois anos.
Seguiu o rito
Não houve surpresas, ontem, na eleição (chapa única) da mesa diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2025/2026 – exceção feita à presença no plenário do deputado Caio Roberto (PL).
Consenso
Dos 36 deputados que integram a ALPB, 35 referendaram a chapa.
A exceção ficou por conta de Wallber Virgolino (PL), que não esteve presente, alegando um compromisso inadiável e anteriormente assumido.
Avalizou
Na prática, Wallber concordou também com o pleito, porque votou favorável ao seu agendamento e integra a chapa que ontem foi eleita e que será empossada no dia 1º de fevereiro de 2025.
Proximidade
Último a votar, Tovar Correia Lima (PSDB) realçou a sua amizade com Adriano e com o seu irmão e deputado Murilo, bem como sublinhou o “companheirismo” do presidente da ALPB “com todos nós”.
Personalização
No discurso que pronunciou após a proclamação do resultado, Adriano fez questão de agradecer a cada um dos colegas de plenário, invocando as afinidades e particularidades que tem com os deputados.
Ensinamento
Inicialmente, o reeleito presidente enfatizou que “houve a palavra empenhada”, que se constitui “numa pedagogia oferecida à toda a Paraíba”.
Limite
Galdino registrou “a minha lealdade” a João Azevedo, mas ressalvou que “isto não me dá o direito de ser submisso a ninguém”.
Sem retaguarda
O deputado-presidente recordou que em disputas naquela casa legislativa não contou com os apoios do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) e do atual governador João Azevedo.
Em seguida, frisou que “hoje em dia me dou bem com os dois”.
Há muito tempo
Ao se reportar a Tovar, Adriano lembrou que são amigos desde que frequentavam as casas de Ronaldo, Cássio e Ivandro Cunha Lima.
Sem restrições
O deputado do REP revelou que “às vezes, Cássio liga pra mim e a gente troca mensagens”.
“Eu transito bem com todas as correntes políticas da Paraíba”, emendou.
Consequência
Por fim, Adriano Galdino afirmou que “esta vitória vai me fazer mais humilde e compreensível”.
Novidade…
O Ministério da Educação (MEC) pretende regulamentar uma nova modalidade de ensino: a semipresencial.
… Em gestação
A proposta, de acordo com o jornal O Estado de São Paulo, prevê que esses cursos tenham em sua composição, além da carga horária presencial e a distância, aulas ao vivo por vídeo, com turmas de até 50 alunos.
Criação ainda este ano
O formato foi apresentado dias atrás ao Conselho Consultivo para o Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior, que reúne representantes do governo, do Conselho Nacional de Educação e de entidades ligadas a faculdades públicas e privadas.
A medida, ainda conforme o jornal, é parte das mudanças previstas pelo MEC no marco da educação a distância, que deve ser divulgado no próximo mês.
Em breve: maior visibilidade para o secretário Deusdete Queiroga…
Publicidade