Arimatéa Souza

Uma trégua mal explicada

Arimatéa Souza
Publicado em 24 de novembro de 2025 às 0:32

Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline

Publicidade

´Lupa´ em cidade paraibana

A Polícia Federal vai cumprir determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, e investigar o desvio de emendas em quatro cidades, entre as quais Zabelê, na Paraíba, nesse caso enviada pela ex-deputada federal Edna Henrique (Republicanos-PB).

Conforme o jornal O Globo, em Zabelê, município de 2,2 mil habitantes a 317 quilômetros de João Pessoa, a prefeitura anunciou a construção de um novo parque em fevereiro do ano passado, que não saiu do papel.

´Amortecedor´

Na última quarta-feira, em declarações avulsas e quase paralelas, o governador João Azevedo (PSB) e o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) buscaram amortecer as rugas do dia anterior, cuja temperatura indicava o imediato afastamento do parlamentar da legenda.

Afastamento

Recorde-se que na última terça-feira o vice-prefeito pessoense Léo Bezerra, filho de Hervázio, foi afastado da direção do PSB na Capital.

“Amor próprio”

No mesmo dia, diante da destituição de Léo, Hervázio bradou que “o golpe foi pesado e foi duro”, anunciando em seguida que iria reagir de forma aguerrida: “Se tem uma coisa que eu tenho na minha vida é vergonha na cara! Eu tenho amor próprio!”

Foram declarações reproduzidas em Aparte.

Cutucada…

Registre-se, igualmente, que a semana começou com o ´supersecretário´ de Administração do Estado, Tibério Limeira (secretário do PSB/PB), comentando o acordo firmado pelo deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos) em prol da unidade na base governista.

… Por tabela

“Para desespero da oposição, dos traidores e dos que se fingem de aliados. Sob a condução do nosso governador João Azevêdo e do nosso futuro governador Lucas Ribeiro, o bloco governista segue unido e caminharemos para uma linda vitória!”, escreveu Tibério, numa ´indireta´ bem ´direta´.

Extrapolou

Na quarta-feira pela manhã, em entrevista à ´CBN´, Hervázio afirmou que “na vida tudo tem limites, inclusive a paciência de Léo”.

Abdicar do cargo

Ele contou que João Azevedo havia solicitado ao seu filho que ele se licenciasse do comando do PSB/JP, mas que havia recomendado que Léo devolvesse o cargo porque “a confiança estava quebrada. Aconselhei a devolver a indicação, e assim foi feito”.

Abatimento

“Léo não estava aguentando mais. Vi um cara transformado, decepcionado, frustrado, pela relação que ele criou com o governador”, relatou o deputado sobre o dia anterior.

Sem “clima”

Sobre a continuidade no PSB, Bezerra comentou que “na minha avaliação ficou difícil; ficou difícil, mas muito difícil mesmo”.

“Eu não tenho mais clima de permanecer no PSB. O golpe foi duro, muito duro mesmo. Não é fácil”, acrescentou.

Ninguém reage

Hervázio pontificou, outra vez, que “Tibério tem privilégios, nas barbas de todo mundo, e ninguém diz nada”.

Conversa a três

O deputado deixou os estúdios da CBN, no bairro de Tambiá, na Capital, para uma reunião com o seu filho e com o seu irmão, vereador Odon Bezerra (PSB), líder do prefeito Cícero Lucena no Legislativo.

Postergação

Após a conversa nova rodada de entrevistas, nas quais ele informou que depois da mencionada reunião decidiu que vai “aguardar mais tempo para definir o destino partidário do trio”.

“Nós decidimos, que não decidimos”, frisou Hervázio, mesmo admitindo que “não tenho como negar o desconforto”.

Abalo

Conforme as palavras do socialista, a ligação do governador para Léo “abalou profundamente Léo”.

Argumento

O deputado realçou que uma ponderação do vice-prefeito pesou bastante: ´Pai, o senhor já me imaginou nas ruas de João Pessoa pedindo votos contra João? Pedindo votos contra Cícero?´ – reproduziu Hervázio a reflexão feita pelo seu filho.

Diálogo sereno

João Azevedo relatou o fato noutra dimensão: “Tive uma conversa muito TRANQUILA, tem um respeito muito grande pelo companheiro Léo Bezerra. Todo mundo sabe disso. Fui eu que o indiquei para ser vice, duas vezes, e não tive dúvida nenhuma de fazer. Tenho o maior respeito”.

Sem vinculação

Segundo o governador, a conversa com Léo “não teve nada a ver com o evento” ocorrido na última segunda-feira – a filiação do prefeito Cícero Lucena ao MDB.

Impraticável

“Tive uma conversa com ele muito clara, da condição incômoda que ele estava como presidente do diretório municipal. Nós vamos iniciar um processo de diálogo com a sociedade. Imagine o que é você estar em reuniões com todos os movimentos, com todos os segmentos que o partido tem, tratando de uma chapa que nós defendemos. E ele, como presidente do partido, estar defendendo um outro nome”, discorreu Azevedo.

Inconciliável

Ainda de acordo com João, o vice-prefeito pessoense “ENTENDEU essa condição de que seria incompatível: ele, como presidente do partido, defender a candidatura de Cícero, e o partido em si defendendo a candidatura de Lucas (Ribeiro)”.

´Numa boa´

“E ele (Léo) prontamente entendeu claramente e a gente ficou de discutir uma posição, se ele pediria o afastamento temporário até que passasse o processo eleitoral. Foi essa a discussão”, adendou João.

Sem rodeios

O governador disse que “conversei com ele de uma forma muito tranquila. E é assim, comigo as coisas têm que ser tratadas de forma muito clara”.

Acusação improcedente

João Azevedo afirmou que a alegada interferência de Tibério Limeira, denunciada por Hervázio, “é completamente equivocada”.

“Não cheguei nem a tratar com o Tibério isso. Eu não preciso, para resolver uma questão dessa, não tive nem contato (com Tibério)”, emendou.

Em resumo, à luz das declarações do governador, Hervázio Bezerra fez tempestade ´num copo com água´.

 

Outra liderança do PSB ´flerta´ com o PT/PB…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com