Um sonho de décadas materializado
Publicidade
Interlocução
O deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos), provavelmente o próximo presidente da Câmara Federal, teve uma conversa ontem com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Cardápio: revelar as intenções do seu partido para a iminente reforma no ministério do presidente Lula.
Restrições
A reforma no Plano Diretor de Campina Grande foi sancionada – com vetos – pelo prefeito Bruno Cunha Lima.
O texto (cerca de 60 páginas) está publicado no Semanário Oficial do Município.
Sangria
O comércio varejista projetou em R$ 103 bilhões, no ano passado, a queda de vendas em função do redirecionamento dos recursos das famílias para as bets – apostas online.
Base de dados
O estudo, chamado de ´O Panorama das Bets´, considerou números disponibilizados pelo Banco Central, que revelam que os brasileiros destinaram cerca de R$ 240 bilhões às bets em 2024.
Fonte
O estudo foi divulgado dias atrás pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Pra já
Em seu reaparecimento público, após vários dias, o prefeito Bruno (União-CG) anunciou ontem que nas horas seguintes divulgaria outros nomes que vão compor a sua equipe no segundo mandato.
Rearrumação
Igualmente, o prefeito informou que na próxima semana remeterá ao Poder Legislativo uma mensagem com um projeto de reforma na estrutura administrativa da PMCG.
Dor ímpar
As condolências e a solidariedade da coluna ao deputado Romero Rodrigues, que ontem perdeu a sua mãe, dona Antonieta Rodrigues Veiga, 93 anos.
É o tipo do dia para ser esquecido. Infelizmente, é um dia que jamais será esquecido.
Da boca de…
“… Na verdade, assistimos à farsa em que se repetem os gestos, a movimentos de correção que apenas ajustam a engrenagem que esmaga não só a esperança dos mais pobres, como também a aspiração de todos por um país mais solidário e justo…” (Fernando Gabeira, jornalista e escritor, sobre as expectativas de mais um ano no Congresso Nacional).
Passar o bastão
O advogado Jairo Oliveira, presidente do Partido Socialista Brasileiro em Campina Grande, disse que não pretende continuar no cargo e que sua sugestão é que a legenda seja assumida pelo ex-prefeitável Jhony Bezerra.
O número
Davi Alcolumbre (União-AP) já contabiliza o apoio de 69 dos 81 senadores para ser eleito presidente no Senado no começo de fevereiro.
MPF
O advogado Filipe Reul, ex-secretário de Saúde de Campina Grande, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por suposta fraude em licitação, investigada na Operação Saulus.
Retrovisor
O cerne da operação foi investigar um aparente aumento injustificado de valores em contratos de alimentos e produtos de limpeza durante a pandemia de Covid-19.
O detalhe
O empresário Aerlison Cabral de Lima, fornecedor envolvido, também foi denunciado, conforme o site g1pb.
Outro lado
Filipe Reul acentuou, em nota, que não foi notificado e que pretende provar a sua inocência, justificando o aumento nos preços dos insumos no período.
Pra lá de concorrida
A posse do magistrado Horácio Ferreira de Melo Júnior, ontem, como novo desembargador da Paraíba, superlotou as galerias da sala de sessões do Tribunal de Justiça da Paraíba – e são dois andares de galerias.
Muito provavelmente, foi uma das mais concorridas dos últimos anos.
´República´
Na mesa solene, um ´punhado´ de campinenses natos ou adotivos: Fábio Nogueira, presidente do Tribunal de Contas do Estado; deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa; Lucas Ribeiro, vice-governador; Harrison Targino, presidente da seccional Paraíba da OAB.
Lacunas
Cadeiras vazias: o prefeito Bruno Cunha Lima e o presidente da Câmara de Vereadores, Saulo Germano, não compareceram – assim como ocorreu recentemente na solenidade de posse da nova mesa diretora do TCE-PB.
“O meu sonho”
Em entrevista pouco antes da sua posse, Horácio Ferreira disse que “o meu sonho começou a partir do dia que eu iniciei o curso de direito. E quando eu cheguei à magistratura, obviamente a gente pensa numa caminhada. E a caminhada do magistrado é chegar ao Tribunal”.
“Caminhada”
“Graças a Deus, hoje (ontem) nós realizamos esse sonho, chegando depois de 40 anos de estrada, mas satisfeito em ter cumprido a minha missão por onde passei. Espero corresponder também aqui no Tribunal de Justiça”, acrescentou.
Somatório
“Nós precisamos estar juntos para melhorar a vida da sociedade, com o Poder Judiciário fazendo a sua parte, chegando mais perto do povo e dando uma resposta mais rápida aos anseios daqueles que buscam o Judiciário”, assinalou o novo integrante do TJ-PB.
Interagir
Ele mencionou que “eu sempre procurei, por onde eu passei, estar perto da sociedade, mostrar que o juiz é membro dela, precisa conhecê-la e precisa ajudá-la a resolver os seus problemas”.
Presença constante
“Tenho a grata satisfação de dizer que por onde eu passei – foram inúmeras comarcas – sempre tive uma interação muito grande com todos os poderes da cidade e em especial com o povo. Eu ia para festa, ia para a feira, ia para qualquer lugar, porque acho que o juiz tem que estar presente junto da sociedade que ele está ali para decidir os destinos dela”, registrou Horácio Ferreira.
Em tempo: Aparte ainda voltará a abordar a posse do novo desembargador.
E se a escolha do novo conselheiro do TCE/PB demorar?…
Publicidade