´Tropa de elite´ de Lula na Paraíba
Foto: Leonardo Silva
Publicidade
Desejos ocultos
O portal UOL publicou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), tem ´apenas´ um pedido para selar a paz com o presidente Lula: a ´cabeça´ do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG).
De sua parte, o jornal O Globo divulgou que seriam dois os ´desejos´ de Alcolumbre na direção de Lula: o outro seria indicar o presidente dos Correios, uma vez que o atual, Fabiano Silva, está em processo de ´fritura´ no cargo.
´Meia liminar´
O deputado Hervázio Bezerra (PSB) disse ontem que, “em parte”, o deputado federal Gervásio Maia tem razão ao cobrar do governador João Azevedo, presidente estadual do partido, maior celeridade nas articulações para a formação das chapas proporcionais (deputado estadual e deputado federal) com vistas às eleições do ano que vem.
“Mas ainda há tempo para isso”, frisou.
No horizonte
Bezerra comentou que cogita “provocar uma reunião” com a direção estadual socialista e os pré-candidatos proporcionais.
´Inversão da chave´
O parlamentar observou que diferentemente do que sentia há algum tempo, no presente João Azevedo emite “sinais fortes de que está decidido, vejo uma motivação muito forte” dele para disputar uma cadeira no Senado.
´Fichas´
“A preço de hoje, não trabalho mais com a perspectiva de João não ser candidato”, enfatizou Hervázio.
“Mas é uma decisão de cunho pessoal, personalíssima”, ressalvou.
Empolgado
Acerca do ritmo intenso de pré-campanha do seu amigo e prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), Hervázio disse na Rádio Caturité FM, no Jornal da Manhã – a maior audiência regional na região de Campina Grande e Compartimento da Borborema -, que “senti Cícero muito, mas muito motivado”.
Enigmático
Sobre a possibilidade de apoiar Cícero na eventual hipótese de ele ser candidato a governador pelas oposições, Hervázio Bezerra respondeu: “Temos que esperar os fatos acontecerem”.
Agenda
Vai acontecer hoje, das 9h às 18h, na sede da subseção da OAB em Campina Grande, o 2º Seminário de Atualização em Direito do Consumidor, uma iniciativa do Procon-CG.
“Ou eu ou ele”
“Se Nilvan Ferreira entrar no PL, eu saio. Não acredito que Marcelo Queiroga (presidente do PL-PB) não tenha vergonha na cara. Marcelo foi achincalhado por Nilvan; foi humilhado por Nilvan”. (deputado estadual Wallber Virgolino).
Troca de…
O ex-deputado estadual Sargento Dennis, quase eterno presidente estadual do Partido Verde, assumiu a presidência estadual da federação partidária PT/PV/PCdoB, sucedendo à presidente do PCdoB, Gregória Benário, que também é presidente da Junta Comercial da Paraíba.
… Comando
Washington Pessoa, dirigente do PV em Campina Grande, assumiu o comando da mesma federação na cidade, cargo que era ocupado pelo professor Hermano Nepomuceno, presidente do PT/CG.
Sem régua
O jornal Folha de São Paulo destacou o pesado investimento do Café Santa Clara nas festas de São João pelo Nordeste.
Conforme a reportagem, foi uma iniciativa para “manter-se à frente da concorrência”.
Briga de…
Segundo a ´Folha´, a disputa no Nordeste reflete o cenário nacional do mercado, com os dois maiores grupos do país travando uma ferrenha concorrência regional.
… Gigantes
Isto porque – segue a publicação – a empresa do Santa Clara pertence ao grupo 3Corações, líder nacional.
Já os principais concorrentes da Santa Clara no Nordeste são Maratá e Pilão, ambas do grupo JDE, segundo maior grupo do Brasil.
Incorporação
A Maratá, de origem sergipana, foi adquirida pela JDE em 2023 com o potencial de aumentar seu poder de fogo no Nordeste, região há muito tempo dominada pela Santa Clara.
Origem
“A Santa Clara pertence ao grupo 3Corações, cujo sócio e presidente é Pedro Lima, nordestino de São Miguel, município de 22 mil habitantes no sertão do Rio Grande de Norte, concluiu o jornal.
De véspera
A cúpula do Congresso Nacional articula uma nova surpresa para o governo Lula: aprovar um calendário que obrigará o Executivo a pagar as emendas parlamentares ao Orçamento de 2026 antes da eleição do ano que vem.
Está na cara
A intenção é pra lá de evidente: incrementar o uso desses recursos bilionários na campanha eleitoral.
Retrovisor
Dias atrás, esta Coluna publicou que por uma escolha pessoal do presidente da Câmara Federal, paraibano Hugo Motta (Republicanos), o seu conterrâneo Gervásio Maia (PSB) seria o relator da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2026, apesar de existir um acordo para o espaço ser ocupado pela bancada do PT.
Programação
No dia de ontem, o jornal Folha de São Paulo relatou que Gervásio foi escolhido justamente para “elaborar o calendário para pagamento de emendas”.
Até a ´pamonha´
A intenção é que as emendas individuais e de bancada sejam empenhadas ainda no primeiro semestre, para evitar as vedações do período eleitoral.
Defesa suprapartidária
Inegavelmente, três parlamentares paraibanos fazem uma defesa enfática e destemida do governo Lula: o senador Veneziano Vital, do MDB; o deputado-presidente Adriano Galdino (REP); e o deputado federal e padre Luiz Couto (PT) – que tem falado muito pouco.
Não sabemos se – pelo menos – o padre tem rezado muito pelo presidente da República.
Será que a CBF ´emprestaria´ Carlo Ancelotti ao governo Lula?…
Publicidade