Arimatéa Souza

Trapalhada de aliados; pessimismo na oposição

Arimatéa Souza
Publicado em 23 de julho de 2024 às 0:50

Arimatea Souza

Foto: Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Reclassificação

O Tribunal de Justiça da Paraíba anunciou que as comarcas do Poder Judiciário do Estado passarão a ser classificadas em Entrância Inicial e Entrância Final.

Com as alterações, as comarcas de 1ª e 2ª entrâncias passam a integrar a Entrância Inicial, enquanto as de 3ª entrância passam a formar a Entrância Final.

A mudança possibilita, conforme a assessoria do TJPB, “a elevação da Comarca de Cajazeiras que, juntamente com o Juizado Auxiliar Misto de Sousa, passa a compor a Entrância Final”.

O detalhe

A mudança terá que ser referendada pela Assembleia Legislativa.

´Andar de cima´

Eis as comarcas que se enquadrarão como de Entrância Final: Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Patos, Santa Rita e Sousa.

Garimpo

A ex-secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e prefeitável Rosália Lucas, do PSD em Campina Grande, participou de uma entrevista acerca de sua postulação na ´CBN´.

Veja trechos do que ela disse à emissora.

Por que deixou…

“O orçamento da Secretaria (Desenvolvimento Econômico da prefeitura campinense) era mínimo, nenhum dos projetos era realizado a contento. E eu via, cada vez mais, dificuldade de avançar por falta de planejamento. As decisões eram quase sempre em cima da hora. O Natal dos Sonhos quase não saia.

… a PMCG?

“Para quem trabalha com planejamento, quem tem velocidade, que é o meu perfil… Cada Secretaria da prefeitura é uma ilha, e não funciona assim (…) A velocidade da gestão é a velocidade do gestor, que é o exemplo.

Zerada

“A PBTur não recebeu nenhum material de divulgação da Prefeitura de Campina Grande (sobre o São João).

Rotulação

“Campina é a cidade da fome e do desemprego.

Cabo eleitoral

“Enivaldo Ribeiro (PP) está nos acompanhando em todos os recantos de Campina Grande.

Sem ré

“Nossa candidatura é para valer!

Coesão

“Que possamos, a partir de 2025 (como prefeitura), fechar esse ciclo de oposição ao governo do estado.

Fora de época

“Compromisso de discutir a retomada da Micarande, com uma programação multicultural.

Educação

“Duplicação de matriculas na rede municipal de creches. Zerar a demanda por vagas nas creches”.

Marcada

O PSOL agendou para o próximo dia 27 (sábado) a sua convenção em Campina Grande, para homologar a candidatura a prefeito do professor Nelson Júnior.

Será na rua Espírito Santo 364, bairro da Liberdade (prédio da SAB – Sociedade de Amigos de Bairro).

Na Capital

Em João Pessoa, o PSOL deverá fazer a sua convenção no dia 29 para homologação da candidatura a prefeito de Celso Batista, caso superado o impasse existente na legenda com relação à manutenção da candidatura própria ou apoio a Luciano Cartaxo (PT) já no 1º turno.

Dinheiro na ´gaveta´

A menos de seis meses do fim do ano, os 26 Estados e o Distrito Federal correm o risco de perder R$ 370 milhões repassados pela União por causa de atrasos na aplicação da verba em políticas de segurança pública, noticiou o ´Estadão´.

Peelistas

Será no dia 4 de agosto a convenção do Partido Liberal, em Cabedelo, para homologação da candidatura a prefeito do deputado estadual Wallber Virgolino.

Pressão

No último domingo, a direção do partido Republicanos tornou a cobrar definições de Romero Rodrigues (Podemos) sobre a sucessão em Campina Grande.

O também ex-prefeito pediu mais alguns dias de prazo.

Fato

Romero Rodrigues não mentiu quando escreveu em sua rede social que houve “uma visita de surpresa” de correligionários campinenses ao seu escritório no último final de semana.

Outra agenda

O deputado estava no local para receber aliados de outros municípios paraibanos quando se deparou com a chegada – quase que simultânea – de lideranças da cidade.

Reação

Dizer que Romero ficou com raiva da ´surpresa´ seria exagerar, com base no perfil dele.

Mas o ex-prefeito ficou visivelmente aborrecido com as cerca de 20 pessoas subitamente ao seu redor.

´Caminhante´

O vereador Rostand Paraíba (PP) começou este processo eleitoral garantindo obediência incondicional ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP). Nas últimas semanas tinha virado ´fã de carteirinha´ das Plenárias do prefeitável socialista Jhony Bezerra.

Transição

Antes da visita a Romero, Rostand já tinha feito uma ´DR´ (discutido a relação) com a vereadora Eva Gouveia, do PSD).

´Vai que é tua´

Rostand declarou que foi ao encontro de Romero “fazer uma ´visita de cortesia´ para saber como ele está e se vai ser candidato. Mas senti que ele está ainda indeciso. Mas demos nossas opiniões”.

“Agora só depende dele dizer sim ou não a Campina Grande”, emendou.

Sem enganação

À ´Correio FM´, o edil do PP literalmente ignorou as chances dos demais candidatos da oposição: “A gente vê o clamor do povo querendo Romero. A gente não pode mentir para os amigos nem para a imprensa”.

Súplica

Integrante da ´federação partidária Brasil da Esperança´, o vereador Napoleão Maracajá (PT) igualmente participou da ´romaria´ em direção ao ex-prefeito: “Durante o tempo que estive lá (no escritório de Romero) e testemunhei, o que houve, de fato, foi um apelo para que ele fosse candidato, e que houvesse uma definição o mais rápido possível”.

Só ouvidos

“Romero falou pouco e não deu para extrair qual é o sentimento dele. Não manifestou nenhuma posição definidora, não cravou uma posição”, acrescentou o petista.

Mesma toada

Praticamente todos os visitantes tiveram a oportunidade de falar diante de Romero, incondicionalmente pedindo que ele se candidate.

´Batismo´

´Noviço´ nos caminhos do (ainda) governismo em Campina, o vereador Olímpio Oliveira (filiado há pouco tempo ao Podemos) fez uma das mais enfáticas conclamações ao anfitrião.

´Não faz assim´

O vereador-presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) foi igualmente incisivo, ao ponto de dizer que Romero não poderia colocar os seus aliados numa situação dessas.

´À francesa´

Calejados na vida pública por vivência ou por observação, os edis Pimentel Filho (PSB) e Eva Gouveia (PSD) não demoraram muito no recinto, por terem (presumivelmente) sentido que o semblante do anfitrião não inspirava satisfação.

Tanto é verdade que ambos não aparecem na maioria dos registros fotográficos.

Peraí

Se a Coluna acima começou a informar que Romero não sabia da visita e que os cerca de vinte visitantes chegaram ao local quase que simultaneamente, como é que isso foi possível?

Mentores

Resposta simples: a ´revoada´ na direção do ex-prefeito foi idealizada e organizada pelo deputado Tovar Correia Lima (PSDB) e pelo vereador Márcio Melo (Podemos), primo de Romero, na perspectiva de ´engrossar o caldo´ (ou a pressão, como queiram) no sentido de Romero assumir o quanto antes a postulação.

À espera da revoada

O que se depreende de tudo o que foi relatado acima é que alguns aliados dos prefeitáveis Inácio Falcão, Jhony Bezerra e Rosália Lucas não acreditam na viabilidade eleitoral dos três.

A eventual candidatura de Romero poderá desidratá-los significativamente.

 

Ciúme de político é coisa complicada…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.