Supremo averigua cachês de artistas
Foto: ParaibaOnline
Publicidade
Nebulosidade orçamentária
Uma expressiva parte das transferências via ´emendas Pix´ tem origem desconhecida.
Conforme reportagem do jornal Folha de São Paulo, as chamadas ´emendas Pix´ jogaram 12% dos investimentos do governo federal no escuro.
Apenas transportes e defesa nacional tiveram mais de R$ 14,3 bi sem finalidade definida em 2023 e 2024.
Visita ilustre
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, Harrison Targino, vai se reunir hoje pela manhã, na sede da entidade em João Pessoa, com o presidente da Câmara Federal, paraibano Hugo Motta (Republicanos).
Pauta
Conforme a assessoria da OAB/PB, a entidade pretende “debater assuntos de interesse da advocacia e de toda a sociedade paraibana”.
Fim de semana
Sábado último, Hugo Motta participou da programação do ´Folia de Rua´ em João Pessoa, ao lado do governador João Azevedo (PSB), do prefeito Cícero Lucena (PP) e do deputado-presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (REP).
O ´capitão´
“Nada mais têm contra nós do que narrativas. Tudo foi por água abaixo. A mais recente foi essa de golpe. Vão prender o Bolsonaro? Caguei para a prisão”.
Ex-presidente Jair Bolsonaro, em recente evento do Partido Liberal, ao comentar a denúncia contra ele da Procuradoria Geral da República.
Pressão
A operadora de planos de saúde Hapvida estaria atuando contra a indicação de Wadih Damous para assumir a diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no lugar de Paulo Rebello.
´Terceirização´
A empresa, segundo o jornal O Globo, até já teria contratado um lobista para atrapalhar sua sabatina, ainda não marcada, no Senado.
O detalhe
Atualmente, Damous chefia a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Garimpo
O presidente Lula discursou, no final de semana, durante a comemoração dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores.
É oportuno resgatar trechos de seu pronunciamento. É o que segue.
“Anistia”
“Eles (bolsonaristas) agora estão pedindo anistia, nem foram condenados, já querem ser anistiados. Eles deveriam estar pedindo era inocência, sabe, e não pedir anistia. Eles vão ser julgados, se tiverem culpa, vão ser condenados.
Notícias falsas
“É preciso que a gente tenha coragem de enfrentar as fake news.
Trump
“Ele não foi eleito para ser xerife do mundo, ele foi eleito para governar os Estados Unidos e ele que governe bem.
´Dentro de casa´
“Fiz uma reunião ministerial faz mais ou menos 20 dias e descobri na reunião que o ministério do meu governo não sabe o que nós estamos fazendo. Se o ministério não sabe, o povo muito menos.
Retomada
“Precisamos voltar a discutir política dentro da fábrica, no local de trabalho, ir onde a classe trabalhadora está, na cidade e no campo. É preciso que a gente volte a dialogar com a periferia, percorrer o Brasil, dialogar com as igrejas, gastar sola de sapato na periferia, ocupar de novo as ruas.
Comando partidário
“O bom presidente do PT não é aquele que fala para fora, é aquele que fala para dentro, é aquele que ganha a confiança do partido. Depois que tiver a confiança do partido, pode falar para fora, mas se não tiver a confiança do partido, não vai conseguir falar para fora porque ninguém vai querer respeitar alguém que não é querido dentro do seu partido.
1ª dama
“Eu digo sempre para Janja, ‘você tem duas opções: ou você para de fazer o que você gosta, e eles vão parar de te incomodar, ou você continua falando até perceberem que não vão mudar a tua ideologia, não vão mudar o teu pensamento’, isso é uma guerra.
Livre arbítrio
“Eu não sou obrigado a concordar (com a Janja), mas se discordar, também eu tenho que perder alguns debates.
MEC
“O Haddad foi o melhor ministro da Educação que eu tive no Brasil. Agora ele está preocupado porque o papel do Camilo (Santana, atual ministro da Educação) é deixá-lo em segundo lugar. Porque só assim com essa disputa é que a gente vai consertar a educação, que é uma dívida histórica da elite brasileira com o povo brasileiro que precisa estudar.
Saúde
“Acho que vai ser muito difícil um jovem de 40 anos ter a saúde e a qualidade da saúde que eu tenho (aos 79 anos).
Recado final
“Eu quero dizer a todos aqueles que acham que podem destruir o PT. Eu quero dizer a todos aqueles que acham que podem destruir a integridade de um homem que eu estou mais vivo do que nunca, mais forte do que nunca e quem quiser nos derrotar vai ter que ir para o lugar que a gente sabe combater, que é na rua conversando com o povo”.
Ao vivo
O vereador campinense Sargento Wellington Cobra (PSB) disse que pretende “visitar” o prefeito Bruno Cunha Lima “para poder levar as nossas demandas”.
“Somar”
“Acredito no caminho do diálogo (…) A gente tem que estar aqui (na Câmara) para somar com a gestão, independente de sermos bancada de oposição”, justificou ´Cobra´.
Inócuo
“Falar mal (da gestão) por falar, eu acredito que isto não soma em nada ao nosso mandato, não contribui em nada para o povo de Campina”, acrescentou o edil do PSB em recente pronunciamento na tribuna da Câmara.
Acolhimento
Na mesma sessão do Legislativo campinense, o vereador Márcio Guedes (PSB) afirmou que “nós estamos sendo mais bem recebidos nos órgãos da prefeitura – nós que compomos a bancada de oposição – do que pelo governo do estado. Eles (assessores do governador) esqueceram até o meu nome (quando da recente visita de João Azevedo a Campina, na última semana).
Novas lentes
“É preciso que o governo do estado tenha um olhar maior para nós que fazemos a oposição em Campina”, alertou Márcio.
Além do palco
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal determinou que o governo federal preste informações sobre o uso de verbas de emendas parlamentares gastas em eventos, beneficiados ou não pelo Programa Emergencial da Retomada do Setor de Eventos (Perse).
O ministro quer saber como é feito o controle do gasto desses recursos.
Dino pede que os órgãos esclareçam se existem contas específicas para o recebimento de recursos de emendas, se é possível rastrear a destinação das emendas até os fornecedores de produtos e serviços.
Um dos objetivos da solicitação é averiguar os elevados cachês de artistas pagos com recursos públicos.
Hugo Motta tem seguido ´direitinho´ a ´cartilha´ do Centrão…
Publicidade