Senador ´se insinuando ´
Publicidade
Só interessa o ´Palácio´
Em declarações dadas ontem, o deputado-presidente Adriano Galdino (REP) informou que “a minha candidatura é para governador. A candidatura a senador é muito difícil, a preço de hoje”.
“Não tenho interesse em ser candidato a ser senador”, reforçou.
Corrida sucessória
No momento, seis nomes estão – digamos – mais na ofensiva para tentar viabilizar a candidatura à presidência da Câmara campinense: Fabiana Gomes (União Brasil, com o ´ponta-de-lança´ seu esposo, ex-vereador Nelson Gomes Filho), ´Dinho´ (PSDB), Saulo Germano (Podemos), Alexandre Pereira (UB), Luciano Breno (Avante) e Ivonete Ludgério (UB).
Em campo
Nos últimos dias, o vereador-presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Marinaldo Cardoso (Republicanos), tem dedicado tempo e esforço em favor da pré-candidatura do vereador Saulo Germano à sua sucessão.
Da boca de…
“… Lula queria ser Fernando Henrique Cardoso. E FHC queria ser Lula. Eles se completam…” (jornalista Ricardo Kotscho, amigo do petista há mais de 40 anos).
Prioridade…
Reportagem publicada pelo jornal O Globo noticia que o presidente Lula aumentou as cobranças sobre os ministros para que apresentem políticas públicas voltadas para a classe média.
… Lulista
As apostas em desenvolvimento – ainda conforme o jornal – incluem estimular o crédito para micro e pequenos empreendedores, fomentar a exportação de empresários desses grupos e tornar possível, dentro das discussões sobre corte de gastos, ampliar o programa Pé-de-Meia, que oferece bolsas a estudantes.
Indicativo
Não por ocaso, recente pesquisa do instituto Quaest mostrou que a reprovação de Lula entre quem ganha de dois a cinco salários mínimos é de 46%.
Pouca conversa
Em cutucada ´por tabela´ em Adriano Galdino, o governador em exercício Lucas Ribeiro (PP) disse ontem que “não gosto de ficar dizendo que sou candidato nem que vou ser candidato. Isto é uma construção com todos”.
“Estou trabalhando para poder chegar bem em 2026”, emendou.
Passar o bastão
Nesta quinta-feira, Lucas vai se ausentar da Paraíba, abrindo espaço para que Adriano Galdino assuma novamente o governo estadual – tudo devidamente ´costurado´ pelo titular João Azevedo.
Imperdível
O professor aposentado da Universidade de Brasília, ex-ministro da Educação, ex-governador do Distrito Federal e ex-senador Cristovam Buarque é o entrevistado de hoje no programa Ideia Livre, que começa às 22 horas (logo após o Jornal da Cultura) na Rede Ita (antiga TV Itararé), canal 18.1.
Tramitando
O prefeito Bruno Cunha Lima e alguns secretários municipais estão sendo notificados pela justiça eleitoral como partes da AIJE (ação de investigação judicial eleitoral) proposta pelo ex-prefeitável Jhony Bezerra (PSB).
Inusitado
É até surpreendente a motivação da operação (“Integridade”), desencadeada ontem pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público da Paraíba, em parceria com as Polícias Civil e Militar: apurar possível desvio de finalidade na Defensoria Pública.
Deturpação
De acordo com o que informou o MPPB, investigações apontam para indícios de que essas instituições estejam captando indevidamente clientes, em violação ao princípio constitucional da Defensoria, cuja função é oferecer assistência jurídica gratuita exclusivamente aos cidadãos em situação de vulnerabilidade.
Efeito colateral
Esse desvio – frisou o MPPB – não apenas desvirtua a missão da Defensoria Pública, mas também gera concorrência desleal com a advocacia privada.
Em larga escala
As investigações também apuram um esquema envolvendo a judicialização fraudulenta em massa, incluindo o uso indevido da estrutura da Defensoria Pública do Estado da Paraíba.
Debulhando
Adicionalmente, foram apontados indícios de judicialização de demandas com autores falecidos, ações movidas sem o conhecimento dos autores, montagem de documentos para viabilizar demandas, além de recebimento de valores liberados por alvarás judiciais com o objetivo de enriquecimento ilícito.
Repetir a fórmula
Com a confiança de que o ´céu´ está sempre azul para os ´foguetes´, o senador Efraim Filho (União Brasil) começou a piscar, neste final de semana, mais intensamente sobre a sucessão de João Azevedo.
“O nosso nome tem sido lembrado e cogitado para disputar o governo pelas oposições. É a leitura de um resultado muito positivo nas urnas para as oposições”, comentou o senador em entrevista à ´Correio FM´.
À sua ótica, “preservando a unidade do grupo” (oposicionista), é possível “disputar de forma muito competitiva o governo do estado. E eu sou um dos nomes, como temos Romero Rodrigues e Pedro Cunha Lima”, acrescentou o senador.
O Republicanos topa apoiar o secretário Deusdete Queiroga para governador?…
Publicidade