Arimatéa Souza

Senador quer abrandar penas

Arimatéa Souza
Publicado em 28 de fevereiro de 2025 às 0:35

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

´Semana de 4 horas´

Dias atrás, neste espaço, divulgamos a decisão da presidência da Câmara Federal de limitar a quatro horas semanais a obrigatoriedade da presença dos deputados no plenário.

A respeito do assunto, o jornal O Estado de São Paulo divulgou um pesado editorial.

Seguem alguns trechos.

Mesmo erro

“O presidente Hugo Motta falha miseravelmente ao persistir no erro de manter as votações remotas, realizadas por meio de aplicativo instalado no celular dos deputados. Este foi outro subterfúgio usado por seu antecessor para abastardar o debate na Câmara.

Repúdio

“É lamentável, portanto, o regime de trabalho defendido por Motta no colégio de líderes. Segundo o presidente da Câmara, a presença dos deputados no plenário da Casa só será exigida às quartas-feiras – e apenas entre 16 e 20 horas.

“Essência”

“A essência da democracia reside no livre debate entre os representantes da sociedade no locus apropriado, o Parlamento. É dessa interação real entre deputados favoráveis ou contrários a determinada matéria, por vezes acalorada por estarem uns diante dos outros no plenário, confrontando argumentos, que emergem textos mais equilibrados e ajustados às reais necessidades do País”.

´Limpa´

Conhecedor profundo (e há muito tempo) do setor de segurança pública no Estado, o vereador e delegado da Polícia Civil Olimpio Oliveira (Podemos) bradou esta semana na tribuna na Câmara de Campina Grande: “Estão roubando tudo em Campina!”

Endosso

“Eu quero me acostar às suas palavras”, referendou a vereadora Valéria Aragão (Republicanos), igualmente integrante da base de apoio do governador João Azevedo (PSB) no Legislativo campinense.

Ratificação

Outro membro da mesma bancada, o vereador do PSB (e policial militar) ´Sargento Wellington Cobra´ posteriormente disse que “corroboro com as palavras do nosso combatente delegado Olimpio”.

Cobrança

´Cobra´ alertou para a “gravidade do que está acontecendo na nossa cidade”.

E pediu “que se tomem as devidas providências” para o restabelecimento “da ordem pública e paz social no nosso município”.

Simbologia

O mesmo edil acrescentou um exemplo em comunidades rurais: “É preciso acorrentar um boi e colocar um cadeado no pescoço para não ser roubado durante a madrugada”.

Mosaico

O prefeito Bruno Cunha Lima (União) definiu outros auxiliares para o seu segundo mandato, a começar pelo novo secretário de Agricultura da PMCG.

Kleyber Oliveira de Nóbrega, servidor do Incra, é o novo titular da Pasta.

O detalhe

A indicação foi uma solicitação do senador Efraim Filho, presidente do União Brasil na Paraíba.

Voltou

Josenildo Alves (o suplente de vereador Galego do Leite, MDB) foi reconduzido para o cargo de secretário executivo da Agricultura, com o endosso do senador Veneziano Vital (MDB).

Remanejamento

Ex-secretário de Agricultura, Renato Gadelha foi designado para presidir a Urbema – Empresa de Urbanização da Borborema.

Ele é filiado ao Podemos.

Transbordou

O advogado Félix Araújo Neto comunicou o seu afastamento da administração campinense (cargo de secretário de Planejamento), em função da indefinição acerca de sua continuidade e diante da prolongada demora em ser recebido pelo prefeito Bruno.

Divagação

“Essa espera faz com que a gente reflita sobre a nossa vida pessoal”, enfatizou Félix Neto.

Velho mundo

O governador João Azevedo – e alguns secretários de Estado – viajarão para Portugal na próxima semana.

Oficialmente, para participar de uma feira de turismo.

Vem aí

Após o carnaval, haverá o lançamento no canal do ParaibaOnline no Youtube da 1ª temporada de ´Pelo Avesso´.

São entrevistas ´não convencionais´ com personalidades.

Interação

Dia 24 de março, em João Pessoa, o Tribunal de Contas da União e o Tribunal de Contas do Estado promovem um evento com prefeitos paraibanos denominado de “Diálogo Público Paraíba: Encontro de Ideias e Soluções”.

O detalhe

Será no Centro Cultural Ariano Suassuna, nas próprias dependências do TCE-PB.

Pacíficos

Dois pedidos de suplementação orçamentária enviados pelo Poder Executivo foram aprovados na sessão de ontem da Câmara Municipal de Campina Grande.

Da boca…

“… Agora é avançar com firmeza, determinação e urgência na reforma do imposto de renda e no fim das desonerações indecentes, para que os muito ricos finalmente paguem o imposto justo e devido sobre os seus lucros e dividendos, sobre o muito que extraem do país…” (deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT).

Revisão de penas

O paraibano Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado, defendeu a revisão das penas de alguns dos condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro de 2023.

Ao ´Estadão´, ele ponderou que o Congresso possa discutir uma anistia que não seja “genérica”, mas apenas para casos “onde entendermos que houve injustiça e excessos”.

 

Ricardo Coutinho segue calado…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande