Arimatéa Souza

Sangria bilionária

Arimatéa Souza
Publicado em 21 de agosto de 2025 às 0:05

Arimatea Souza

Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline

Publicidade

Improcedente

O secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira (PSB), disse ontem na ´Arapuan FM´ que desconhecia a informação dada recentemente pelo suplente de deputado federal Ricardo Barbosa (PSB), segundo a qual o governador João Azevedo (PSB) havia comunicado aos seus auxiliares – que pretendem concorrer às próximas eleições -, que o desligamento do governo deverá ocorrer em janeiro próximo.

Interrogação

Será que João Azevedo quer antecipar apenas a saída de Ricardo Barbosa do governo?

“Continuidade”

Tibério comentou que “os sinais estão aí para todo mundo ver”, que o candidato de João Azevedo à sua sucessão é o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), “porque representa a continuidade desse trabalho”.

Postura

“Lucas não foi um vice ausente, nem procurou criar tensões desnecessárias”, justificou Tibério, com um adendo: “Nada mais natural”.

“Coitada”

Na mesma entrevista, Tibério cutucou a prefeita da cidade de Guarabira, Léa Toscano (União).

Segundo ele, “se não fosse o governador, coitada” da prefeita e da gestão municipal.

Promoção

O paraibano José Marcos de Carvalho Araújo, ex-gerente geral da Caixa Econômica Federal no Estado, vai ocupar a Vice-presidência de Governo da Caixa.

O detalhe

Marcos é natural de Campina Grande e funcionário da Caixa desde 2005.

´Próxima estação´

Será às 15 horas da próxima terça-feira mais uma sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba, dessa vez na cidade de Guarabira.

Incógnita

O presidente Lula esteve ontem com o paraibano Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara Federal.

Prosa rápida, não durou meia hora.

Lacuna

O prefeito pessoense Cícero Lucena disse à APARTE que não compareceu à convenção nacional do Progressistas, anteontem, “por questão de agenda”, mas ressalvou que o seu filho, deputado Mersinho Lucena, esteve presente.

Outra brecha

O governo do Rio de Janeiro autorizou a instalação de máquinas de apostas eletrônicas em estabelecimentos comerciais, a exemplo de bares e restaurantes.

A política é… dinâmica.

O presidente do PL/PB (e ex-prefeitável pessoense) Marcelo Queiroga admitiu abrir conversações com o prefeito Cícero Lucena (PP), caso se consume – como é cumulativamente esperado – o seu desembarque da base governista.

“Experiente”

“Nós sabemos que Cícero é um político muito experiente. Já ocupou diversos cargos na política, foi eleito para prefeito de João Pessoa pela quarta vez. E um prefeito de uma capital reeleito é um candidato natural ao governo”, avaliou Queiroga.

Sem restrição

O ex-ministro observou que “não tenho nada pessoal contra o prefeito. E, se for necessário dialogar para construir alianças para que o projeto de centro-direita no Brasil possa progredir, nós dialogamos não só com Cícero mas com outros agentes políticos do nosso estado”.

Dia seguinte

Foi pesada, ontem, a reação do deputado Wallber Virgolino (PL) aos ataques que havia recebido na véspera do deputado Manoel Ludgério PSDB).

Trechos do que ele declarou.

“Um alvo”

“Foi um ato de loucura. Um ato de desequilíbrio de um parlamentar. Eu acho que por ele estar respondendo processo na justiça, ele escolheu um alvo e esse alvo fui eu.

Durante a sessão

“Se você é homem desça daí (da tribuna) e vem para cá (plenário). Você é um velho, um senhor, eu vou respeitar pela idade (resgatando o que respondeu a Ludgério na sessão da última terça-feira).

“Corajoso”

“Mas realmente ele (Ludgério) não está errado de tudo não. Eu sou um frouxo mesmo. Corajoso é ele, porque usou uma empregada doméstica, que foi contratada pela Assembleia Legislativa. Ela nem sabia que estava no gabinete dele e ele recebia o dinheiro no lugar dela. Ele é um homem muito corajoso mesmo. Mas corajoso para cometer corrupção, para cometer peculato.

´Teste´

“Ele (Ludgério) reveja os conceitos dele, com quem ele mexe, porque eu não dei cabimento a ele. Se ele acha que eu sou frouxo, ele venha testar. Mesmo respeitando a idade dele, se ele quiser, eu testo com ele (…) Eu não preciso provar minha coragem”.

Conterrâneo

O Senado aprovou ontem a indicação do paraibano Alex Antonio de Azevedo Cruz para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O detalhe

Alex Azevedo foi secretário da prefeitura campinense.

Ativo

O ex-senador Cássio Cunha Lima disse em João Pessoa, anteontem, que mesmo ausente da ´linha de frente´ das disputas pretende atuar no processo eleitoral de 2026 por conta da provável candidatura do seu filho Pedro.

“Já viu algum pai, que se preza, abandonar um filho?” – verbalizou CCL.

Alívio

Foi ´balsâmica´ para o presidente Lula a pesquisa divulgada ontem pelo instituto Quaest.

O hiato entre a parcela da população que aprova (46%) e a que desaprova (51%) o seu governo desabou pela metade em um mês.

Fatores

A subida do presidente foi alavancada nos seguintes recortes: mulheres, moradores do Nordeste (60% de aprovação) e aqueles com renda de até dois salários mínimos.

Na região

No caso da Bahia, a aprovação pulou de 47% para 60%. Em Pernambuco, saltou de 49% para 62%.

Amostragem

A pesquisa ouviu 12.150 pessoas presencialmente entre os dias 13 e 17 de agosto em oito estados brasileiros, que correspondem a 66% do eleitorado do país.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.

O detalhe

Estados pesquisados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Ou seja, apenas dois estados do Nordeste e nenhum da região Norte.

´Orçamento paralelo´

A União concedeu no ano passado R$ 678 bilhões em subsídios, conforme divulgou o Ministério do Planejamento.

O volume corresponde a 5,78% do PIB – produto interno bruto.

83,1% dos subsídios são tributários, 9,6% de financeiros e 7,3% creditícios.

 

Se a ´corda torar´, quantos deputados a oposição paraibana ganharia?…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande