Sabe o que é ´Emenda Panetone´?
Publicidade
A ´revoada´ da elite
Tradicionalmente, quando é ´acesa´ a última vela do tempo litúrgico do Advento, indicando a proximidade cronológica do Natal, a ´elite´ politica da Paraíba ´invade´ o litoral paraibano para festas e confraternizações em série, boa parte delas regada a conversas políticas e entendimentos partidários visando as eleições seguintes, ou até mesmo alianças eleitorais acertadas com brindes e mesas fartas.
´Bateu o centro´
A ´largada´ da temporada de veraneio 2025 ocorreu ontem no apartamento do senador Efraim Filho (União), na aprazível praia de Intermares, em Cabedelo.
Comensais
Lá estavam, além do anfitrião, o igualmente senador Veneziano Vital, o ex-senador Cássio Cunha Lima e seu filho Pedro (ex-candidato a governador), como também os deputados federais Cabo Gilberto e Ruy Carneiro, e os estaduais George Morais (irmão do anfitrião), Wallber Virgolino, Tovar Correia Lima, Anderson Monteiro, Fábio Ramalho, além dos suplentes Sargento Ruy e Manoel Ludgério.
Dissidentes
Como ´estreantes´ no banquete natalino lá estavam (o casal) a deputada estadual Jane Panta e o prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, ambos filiados ao PP do deputado federal Aguinaldo Ribeiro.
Cardápio
Entre bebidas, petiscos e o almoço, houve espaço para muita conversa e pronunciamentos políticos.
´Tim-tim´
Efraim promoveu o encontro para demonstrar (e dizer) aos interlocutores que está disposto a encarar a disputa pelo governo da Paraíba em 2026.
“A oposição fecha o ano com chave de ouro, com essa unidade”, brindou Efraim em palavras após o encontro.
Desdobramento
O senador do União grifou posteriormente, em entrevista, que “o posicionamento equivocado” do governador João Azevedo nas eleições deste ano “trará um efeito colateral”
Comedimento
Habilidoso, o anfitrião argumentou que “ninguém é candidato de si mesmo, mas candidatura é construção de um grupo”.
“A escolha do candidato ocorrerá em meados de 2025”, antecipou.
Projeção
Em entrevista à ´Arapuan FM´, Efraim Filho comentou que “a oposição chegará em 2026 muito mais forte do que chegou em 2022, quando já teve 48% dos votos”.
“Tenho coragem”
“Meu nome é leve e já mostrei que tenho coragem”, salientou o senador, para emendar: “E o meu nome está à disposição. Estou pronto e preparado. Se o melhor for outro nome, estou pronto para apoiar”.
Divisionismo
Efraim encerrou suas declarações semeando dúvidas e incertezas no front governista: “(o candidato a governador) Pode ser até alguém da base do governo que vai romper e vir para a oposição. Nós estamos dispostos a aceitar quem queira vir construir conosco”.
´Bancada do silêncio´
Muito ´antenado´ com o que acontece e rola em Brasília, o senador do União Brasil não se deu conta de que existiam deputados sentados ao seu lado, ontem, que sequer fizeram UM discurso contra o governo João neste ano que chega ao fim.
Muito estranho
De acordo com o jornal O Globo, a cúpula do PT decidiu contratar uma pesquisa para aferir e avaliar o nome da presidente nacional do partido, deputada Gleisi Hoffmann (PR), como eventual postulante à Presidência da República em 2026.
Não avançou
A Câmara campinense realizou uma sessão extraordinária no dia de ontem, mas não votou a atualização do Plano Diretor nem as mudanças no Código Tributário Municipal.
Pressão
Empresários, principalmente do segmento da construção civil, compareceram à sessão para pedir o adiamento da votação do Plano Diretor e a votação apenas do Código Tributário.
Se…
Se a mudança no Código não for votada até o dia 31 próximo, não poderá entrar em vigor em 2025.
O detalhe
Nova sessão extraordinária deverá ser convocada ainda esta semana.
Deu tempo
Mas os edis campinenses aprovaram – rápida, silenciosa e consensualmente – um aumento da VIAP (Verba Indenizatória de Atividade Parlamentar), que custeia os gastos dos edis com combustível, assessoria jurídica, divulgação, entre outros).
´Faiscou´
Ao final da sessão, houve uma áspera discussão entre os vereadores Luciano Breno (Avante), líder do governo, e Alexandre Pereira (União), vice-líder do governo, tendo como origem uma homenagem ao prefeito Vitor Hugo (Avante), de Cabedelo.
Solenidade
Ainda sem confirmação, mas tudo indica que a posse dos vereadores de Campina Grande da nova legislatura ocorrerá a partir das 14 horas do próximo dia 1º, de forma improvisada, nas dependências em reforma do Poder Legislativo.
Reforma que, por sinal, ainda vai dar muito o que falar.
´Mimo´
Para – lá vai um eufemismo – ´animar´ os deputados da base governista a aprovar o ´pacote´ fiscal este mês, o governo Lula ofereceu a liberação de uma emenda extra de R$ 5 milhões para quem votasse a favor.
Fonte
O recurso integra o orçamento chamado discricionário (não obrigatório) do Ministério da Saúde para o ano que vem.
´Promissória´
Quem topou vai receber a liberação para municípios de sua escolha em dezembro de 2025 – dai o apelido ´emenda Panetone´.
“Que você tenha um Natal em cada dia do seu Ano Novo!” (Vital do Rêgo, inesquecível)…
Publicidade