Romero ´testa´ aproximação
Publicidade
´Amputação´ das internações
Os planos de saúde negociam com o Congresso Nacional a criação de um novo produto, que daria direito apenas a consultas e exames, sem internações.
A discussão integra o acordo que levou as operadoras a suspenderem os cancelamentos unilaterais de contratos.
A nova modalidade, conforme o jornal O Globo, além de aliviar o caixa das operadoras, evitaria a judicialização da saúde.
Resgate
Recorde-se o arremate da edição de ontem desta Coluna: “O Republicanos não perdoou o titular da Secretaria de Educação da Paraíba…”
´Jogou a toalha´
Ao final da manhã desta quinta-feira veio à tona a informação do pedido de demissão do secretário Antonio Roberto de Sousa, da Educação.
Adeus
A propagação da notícia ocorreu por intermédio de uma mensagem que o titular da SEC ´postou´ no grupo de WhatsApp de sua equipe, em tom de despedida.
Garimpo
Leia alguns trechos da ´carta´: “Informo a todos/as que gentilmente me acolheram com boas expectativas, confiança e respeito neste belíssimo Estado que, por não me sentir mais confortável no cargo de Secretário da Educação, e em comum acordo com o governador João Azevedo, solicitei a minha exoneração do cargo para que o governo possa dar continuidade ao seu projeto ao lado daqueles que o elegeram.
Retomada
“Com essa decisão, retomarei o trabalho na área da educação em uma organização da sociedade civil que promove apoio técnico a redes públicas de ensino de Estados e Municípios em todas as regiões do País.
Agradecimentos
“Ademais só me cabe agradecer ao Governador João Azevedo pela oportunidade, por acreditar no projeto e pelo apoio em todas iniciativas da pasta ao longo desse período, e ao Partido Republicanos que apostou na minha indicação. Sou grato por me possibilitar passar por mais essa rica experiência profissional”.
Abrandamento
O ´pedido de demissão´, na verdade, foi ´pro-forma´. Ou seja, uma construção semântica para suavizar a cumulativa falta de respaldo político para a continuidade no exercício do cargo.
Silêncio
Mesmo ´ejetado´ da SEC, a sensação é que Antonio Sousa optou por ´internalizar´ os reais motivos” que culminaram com a sua demissão.
Sem comentário
Quando da solenidade de abertura de mais uma edição do Salão do Artesanato, em Campina Grande, no turno da tarde, o deputado-presidente Adriano Galdino (REP) optou por não conceder entrevistas.
Desligamentos
Ao chegar para presidir a solenidade, João Azevedo avisou que os secretários Jhony Bezerra (Saúde), Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico) e André Ribeiro (Inovação) deixariam a sua gestão.
Pendente
Azevedo disse que ainda não estava definido o nome do novo secretário de Educação.
E não confirmou a cogitação do nome do deputado estadual Wilson Filho, do Republicanos, para a SEC.
´Fico´
Azevedo comentou que provavelmente o suplente de deputado federal Ricardo Barbosa (PSB) não deixaria a gestão do Porto de Cabedelo (Companhia Docas) para disputar a Prefeitura de Cabedelo.
O detalhe
O governador citou que o investimento nesta edição do Salão do Artesanato é da ordem de R$ 5 milhões.
Sem microfone
Wilson Filho também presente ao Salão, disse que preferia não conceder entrevistas sobre a vacância na Secretaria de Educação.
´Cota´
A senadora Daniella Ribeiro, presidente do PSD no Estado, informou à Coluna que a legenda deverá indicar um nome para suceder Rosália na administração estadual.
Espiral de…
Durante discurso para abrir o Salão, o governador frisou que “a cada ano novas ações fazem com que a gente se surpreenda a cada abertura” com o evento.
… Crescimento
“O artesanato é mais do que cultura e arte, é um segmento econômico forte”, emendou.
Por tabela
O governador aproveitou a saudação à senadora Daniella para ´cutucar´ indiretamente os dois outros paraibanos no Senado – Veneziano e Efraim Filho: “Lá no Senado tem alguém preocupado verdadeiramente com a Paraíba”.
João Azevedo arrematou suas palavras afagando o ´superlativismo´ campinense: “Campina vai ter a fama de sediar o maior salão de artesanato do mundo”.
´Bota fora´
Rosália aproveitou o evento para se despedir do cargo: “Saio no melhor momento do turismo na Paraíba. Me despeço por causa de Campina, que amo”.
Ausente
João Azevedo não compareceu à sessão solene da Câmara Municipal de Campina Grande, na noite de ontem, que prestou uma dupla homenagem ao agora ex-secretário de Saúde e prefeitável Jhony Bezerra (PSB): titulo de cidadania, proposto pela vereadora Valéria Aragão (REP), e Medalha de Honra ao Mérito, uma iniciativa do vereador Pimentel Filho (PSB).
Aposta
“Nosso mandato sempre acreditou no seu potencial”, realçou Valéria em seu discurso dirigido a João para justificar a cidade.
´Nunca antes´
A edil mencionou a qualidade de “gestor público operoso”, e acentuou a expressão “o maior e melhor secretário de toda a história da Paraíba”.
“Novas ideias”
A parlamentar do REP disse que Campina é “uma cidade que precisa urgentemente de novas ideias, pois sofre combalida com uma rede municipal de saúde fragilizada, com problemas estruturais e hospitais fechados. Sabemos e podemos mudar essa realidade”.
´Vem comigo´
O vereador-presidente Marinaldo Cardoso, do Republicanos, convidou publicamente Jhony Bezerra para participar de uma sessão especial – que ocorrerá na próxima quarta-feira, no auditório da Associação Comercial de Campina – para um debate com os empresários locais.
´Tucano´
O deputado Tovar Correia Lima (PSDB) esteve presente na sessão solene da ´Casa de Félix Araújo´.
“É uma honra”
Em mais uma ´pedra´ no ´mosaico´ da sucessão campinense, durante a sessão em homenagem a Jhony foi exibido um vídeo enviado pelo deputado federal e prefeitável Romero Rodrigues (Podemos).
– Jhony tem toda uma identificação com Campina. Vem trabalhando intensamente há muito tempo. Ele, de fato, tem feito um esforço para melhorar a saúde de Campina e da Paraíba (…) É uma honra tê-lo como nosso conterrâneo – verbalizou Romero.
Eleições em Campina: o silêncio é o prenúncio da guerra…
Publicidade