Romero com ´carta branca´ familiar
Publicidade
Os ´indesejáveis´
Um grupo de vereadores campinenses está com o futuro partidário incerto, faltando poucas horas para o fim do prazo para trocar de partido.
A vereadora Fabiana Gomes (PSD), que já teve veto feito e desfeito para ficar onde se encontra, disse ontem à Coluna que as resistências na legenda não cessaram.
Barreiras
Pimentel Filho, que festivamente se filiou há algumas semanas ao PSB, ensaiou deixar precocemente o partido e agora enfrenta resistências para continuar ´socialista´.
O detalhe
Em recente viagem a Brasília, o edil manteve um diálogo com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP).
No paralelo
A vereadora ´Dona Fátima´ tem mantido contatos com o PSB e com o Podemos (Romero Rodrigues), legenda por onde se elegeu (2020) e posteriormente se desfiliou.
Ficar perto de Romero
O vereador-presidente Marinaldo Cardoso cogita ficar no Republicanos, mas não tira do radar a sua filiação ao Podemos.
Âmago
Os citados edis, entre outros, são considerados ´indesejáveis´ porque os demais postulantes entendem que eles terão grandes votações e, por conseguinte, conquistarão a vaga inicial nas legendas onde se encontrarem, o que tornaria a campanha uma luta desigual já na largada.
Desagregador?
À primeira vista, a filiação de Nilvan Ferreira ao Republicanos, com domicilio eleitoral na cidade de Santa Rita, teve o condão de pacificar os bolsonaristas na Paraíba.
Sintomático
Por sinal, na celebração ontem da aliança dos partidos Liberal e Novo, em João Pessoa, Nilvan não apareceu, apesar das presenças no evento dos deputados Cabo Gilberto (federal) e Wallber Virgolino (estadual), com quem Nilvan pactuou, meses atrás, junção indissolúvel para confrontar o deputado federal Wellington Roberto, presidente estadual do PL.
Aqui, mas depende
O pastor Sérgio Queiroz (novo no Partido Novo) festejou a união PL/PN, mas manteve o mistério com relação à sua participação na chapa majoritária da referida aliança.
Com um pé atrás
Assumido amante da filosofia, o pastor deve se inspirar no festejado escritor francês Victor Hugo: “A prudência é a filha mais velha da sabedoria”.
Pragmático
O problema para Sérgio é que nos próximos dias ele vai se deparar, em João Pessoa, com um agente político avesso à literatura e que deseja definições no curto prazo: ex-presidente Jair Bolsonaro.
´Eu me vi tão só´
“Em2022, eu sai numa aventura muito louca, que vocês acompanharam, por um partido (DC) sem dinheiro e sem tempo de TV. Não tive estrutura nenhuma”, recordou o pastor no pronunciamento durante a solenidade de anúncio da aliança.
Xadrez
“Com esta união, garantimos a realização do segundo turno em João Pessoa”, pontificou o deputado Cabo Gilberto.
Ao alcance das mãos
Na sua projeção, o PL e o Novo “farão a maior bancada de vereadores” em João Pessoa.
Manda quem pode
O ex-ministro Marcelo Queiroga (PL), que hesita nos últimos dias em ´abotoar´ o figurino de candidato a prefeito de João Pessoa, limitou-se a dizer que “Bolsonaro vai anunciar a chapa” na próxima semana.
Sem ´DNA´ político
“Essa aliança é a nova força de João Pessoa. E o que há em comum entre nós? Nenhum de nós faz parte das oligarquias que governam a Paraíba e a cidade de João Pessoa”, diagnosticou o médico Queiroga.
Destemor
“Precisamos coragem para mudar e construir uma João Pessoa melhor, de verdade”, emendou.
Espelhada
Wallber Virgulino surfou no evento pessoense e comunicou que a aliança entre os dois partidos vai se estender à cidade de Cabedelo, com o ex-deputado federal Major Fábio (Novo) sendo o seu companheiro de chapa.
“Incutir”
“Cabedelo hoje é um caos, não só administrativo, mas um caos social e em todos os segmentos. A gente vai entrar para tentar incutir na mente do povo de Cabedelo que isso pode mudar e que pode ser feito muito mais pela cidade e pode ser feito mais com seriedade e com coragem”, discursou Wallber.
Dinheiro em caixa
Major Fabio reconectou publicamente com a política dizendo que “Cabedelo tem suas potencialidades, é um dos maiores PIBs (produto interno bruto) do Brasil. Tem dinheiro para fazer e tem que fazer bem feito”.
Metamorfose ambulante
Enquanto isto, a ex-vereadora pessoense e ex-filiada ao PSB e ao PT, Sandra Marrocos, ingressou no Podemos do deputado Ruy Carneiro para tentar um mandato parlamentar.
Nem esquentou o lugar
No seu segundo dia de Assembleia Legislativa, ao que se informa, a deputada e missionária Lucinha Lima (eleita pelo PSD) decidiu ingressar no Avante para tentar um mandato de vereadora na Capital.
Situando
O Avante é controlado indiretamente pelo prefeito Cícero Lucena.
´Desfederado´
O deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) está disposto a eleger um primo – Paulo Falcão – vereador em Campina Grande nas eleições deste ano.
Xô
Ele tentou abrigar o parente no Progressistas, mas o vereador Rostand Paraíba ´bateu o pé´ e disse que não aceitava, tipo ´ou eu ou ele´.
De mudança
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho, já afivelou as malas para deixar o Avante.
Tudo indica que ele vai para o partido de sua comadre, a vereadora campinense Eva Gouveia – o PSD.
Timoneiro
Legenda ´auxiliar´ do senador Efraim Filho, o Partido Renovação Democrática (PRD) – resultante da fusão do PTB com o Patriota – passa a ser presidido em Campina Grande por Marconi Maia, assessor do prefeito Bruno Cunha Lima.
O detalhe
Na vice-presidência, Nágila Mendes Santana, irmã do ex-vereador Waldeny Santana (atualmente no Procon-CG) e provável candidata à vereança.
Chega mais
O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) tem trabalhado com afinco, nos últimos dias, filiando lideranças políticas, empresariais e comunitárias no PP (do seu tio e deputado Aguinaldo Ribeiro) e no PSD (de sua mãe, senadora Daniella Ribeiro).
Tratativas
Um dos recentes interlocutores de Lucas é o ex-vereador Anderson Maia, que foi eleito e chegou a presidir o PSB em Campina Grande.
Bater as asas
Mesmo com a direção municipal do MDB tendo divulgado a filiação do vereador Ilmar Falcão, nos bastidores da Câmara campinense, ontem, se falava que o edil está ´balançado´ a virar a seta e entrar até amanhã (prazo final para troca de partido) no Avante.
O detalhe
O Avante é presidido na cidade pelo vereador Luciano Breno, líder do bloco governista.
Nova ´paixão´
A ´paquera´ do vereador Olimpio Oliveira com o Progressistas de Campina Grande acabou de vez.
O edil assumiu o ´noivado´ com o Podemos de Romero Rodrigues.
Um olho no peixe…
O vereador campinense Aldo Cabral vai se filiar ao União Brasil para disputar a reeleição.
Mas – seguro morreu de velho – filiará um filho noutra legenda.
… Outro no gato
Outro edil campinense, Janduy Ferreira, caminha para permanecer no PSDB.
Mas terá um irmão filiado em outro partido.
Confiança redobrada
O partido União Brasil, do prefeito Bruno Cunha Lima, será presidido na cidade pelo secretário de Educação, Asfora Neto.
O detalhe
A legenda terá também em sua comissão municipal provisória o ex-vereador João Dantas.
Tudo ´junto e misturado´
Sem procuração de ´papel passado´, mas o fato é que o deputado e prefeitável Romero Rodrigues (Podemos) chegou a atuar, nessa reta final de filiação partidária, para tentar aglutinar numa só legenda os candidatos à vereança do PSD e do PP, partidos sabidamente sob o controle da família Ribeiro.
Nem o ex-ministro Gilberto Kassab (presidente nacional do PSD) ousou tanto.
Para o deputado Tovar, o PSDB é apenas lembrança…
Publicidade