´Rolo compressor´
Publicidade
´De bolo´
Conforme auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), mais de R$ 3,5 bilhões em emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União foram investidos em obras de pavimentação feitas sem critério técnico ou de necessidade durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e no primeiro ano da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio da estatal Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco).
Sem critério
A escolha feita pelos congressistas favoreceu inúmeros municípios com vias que sequer possuem sistemas de drenagem, o que compromete a qualidade dos asfaltamentos e leva a um prejuízo aos cofres públicos decorrente da rápida deterioração dos pavimentos
´Pé-de-ouvido´
Foi longo, anteontem, no plenário da Assembleia Legislativa, o diálogo entre os deputados Luciano Cartaxo (PT) e George Morais (União Brasil), líder do bloco de oposição.
Afastamento
A vereadora campinense Ivonete Ludgério (UB) solicitou uma licença médica pelo período de 15 dias.
Resgate
O ano era 2019; o mês era outubro.
O então presidente Jair Messias Bolsonaro deu a seguinte declaração ao jornal Folha de São Paulo: “A Folha transformou-se num panfleto ordinário às causas dos canalhas. Com mentiras, já habituais, conseguiram descer às profundezas do esgoto”.
O mundo ´capota´
Domingo último, o mesmo Bolsonaro fez seu ´batismo´ assinando uma Coluna na mesma ´Folha´.
Majoritário
Eis o que ´assinou´ o ´capitão´ em forma de artigo: “Nos lugares onde o povo tem sido chamado a opinar, a maioria escolhe a ordem, o desenvolvimento, o progresso, a liberdade econômica, a liberdade de expressão, o respeito às famílias e à religião, o patriotismo”.
Incessante
“Nada consegue conter a onda conservadora. Nem a censura, nem os cancelamentos, nem o boicote econômico, nem as perseguições policiais, nem as longas, arbitrárias e injustas prisões.
“Anseios da maioria”
“A resistência e a resiliência da direita têm uma razão muito simples: nossas bandeiras, mesmo sob ataque do grosso dos veículos de comunicação e de seus jornalistas, expressam os sentimentos e anseios mais profundos da maioria da sociedade”.
Outro ´batismo´
Na última segunda-feira, o Pleno (colegiado) do Tribunal de Justiça da Paraíba empossou o seu novo desembargador, José Guedes Cavalcanti Neto.
Preces…
“Rogo a Deus disposição para trabalhar, possibilitando entregar uma prestação jurisdicional célere; rogo a Deus sabedoria para sempre julgar com acerto, entregando o direito a quem tem direito; rogo a Deus coragem para julgar com independência, não me deixando influenciar pela pressão e fatores externos.
“Públicas
Rogo a Deus que me oriente a usar as palavras certas quando tiver que discordar das posições jurídicas de meus pares; peço a Deus humildade, serenidade, prudência, e, sobretudo, honestidade e imparcialidade”, discursou o novo desembargador.
Fila
Ainda sobre o Tribunal de Justiça. O juiz campinense Horácio Ferreira de Melo Júnior está se habilitando para concorrer à nova vaga de desembargador, aberta com a aposentadoria compulsória do desembargador Romero Marcelo da Fonseca.
Última etapa
A justiça eleitoral em Campina Grande ainda não definiu o local para a solenidade de diplomação dos eleitos no pleito deste ano.
Por enquanto, acertada apenas a data: 17 de dezembro.
Alerta feito do…
Vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro paraibano Vital do Rêgo proferiu o discurso de abertura, anteontem, do estande da Confederação Nacional da Indústria (CNI) instalado na COP29, conferência que está sendo realizada em Baku, no Azerbaijão.
…Outro lado do mundo
Vital acentuou que as mudanças climáticas têm repercussões econômicas severas, gerando prejuízos financeiros, além dos abalos na qualidade de vida dos seres vivos.
Papel a cumprir
“As instituições superiores de controle, como o TCU, desempenham um papel significativo no enfrentamento das mudanças climáticas. Por meio do monitoramento constante, buscamos garantir a transparência e a correta aplicação dos recursos, assegurando que os altos investimentos realizados estejam cumprindo seu objetivo de forma eficiente e responsável”, asseverou o ministro paraibano.
Na ´geladeira´
A majoritária bancada de oposição na Câmara Municipal de Campina Grande optou, na sessão de ontem, por não votar algumas mensagens oriundas do Poder Executivo.
Enredo
O vereador Alexandre Pereira (UB) pediu para que as matérias pendentes fossem votadas.
O vereador Bruno Faustino (Agir) solicitou a suspensão da sessão por 10 minutos para os oposicionistas se reunirem.
Retardamento
O vereador-presidente Marinaldo Cardoso (REP) disse que concordava com a suspensão, mas somente depois da leitura dos requerimentos.
Esvaziamento
Quando a sessão foi suspensa, dois parlamentares da oposição deixaram o plenário.
Procrastinação
Na retomada da sessão, Marinaldo registrou que não houve consenso e marcou nova rodada de votações para a próxima terça-feira.
A dois
O ex-prefeitável campinense Jhony Bezerra (PSB) terá nos próximos dias uma nova conversa com João Azevedo acerca de seu aproveitamento na gestão estadual.
Pista livre
Com o anúncio da desistência do deputado Elmar Nascimento (União-BA) de concorrer à presidência da Câmara Federal, ontem, o paraibano Hugo Motta passou a aglutinar o apoio de 17 partidos e estimados 488 votos – num universo de 513.
O tempo inexoravelmente revelará o custo e as concessões que o patoense tem feito para tamanha proeza numérica.
PSB/PB ampliará a visibilidade do secretário Deusdete Queiroga…
Publicidade