Arimatéa Souza

Amigo do meu inimigo

Arimatéa Souza
Publicado em 20 de abril de 2024 às 0:05

Arimatea Souza

Foto: Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Freio no ensino remoto

O Conselho Nacional da Educação (CNE) definiu que os cursos de formação para professores, como licenciaturas e Pedagogia, terão de ser oferecidos com (pelo menos) 50% da carga horária presencial.

Atualmente, conforme o jornal O Estado de São Paulo, 64% dos estudantes em licenciaturas estão em cursos à distância e não há controle sobre o que é feito presencialmente.

Em alguns casos, apenas 10% da carga horária é presencial.

Fio da navalha

Não tem sido fácil a vida de dirigentes do PSDB em meio à disputa ´intestinal´ na base governista em Campina Grande, rumo à eleição do novo prefeito da cidade.

É o caso do ex-candidato a governador Pedro Cunha Lima.

Beira-mar

Recentemente, em entrevista à ´CBN´ de João Pessoa, Pedro adubou (e exportou para a Capital) as críticas ao prefeito Bruno Cunha Lima, já constantemente mutilado dentro de seu grupo político.

Eis, em síntese, o que disse PCL.

Espelho

“Não posso deixar de fazer críticas a Bruno. Ele precisa avaliar a maneira de condução e buscar ser mais eficiente nessa unidade. Tem coisas que só depende dele.

Redirecionamento

“Digo de maneira pública, porque eu converso com ele (BCL). Quem quer ajudar precisa em alguns momentos criticar, orientar, ajudar, porque ninguém é o senhor da razão (…) Têm coisas que Bruno precisa mudar na sua condução”.

Missão a cumprir

Noutro diapasão, o mesmo Pedro enquadrou o ´deslizante´ deputado Romero Rodrigues na ´Correio FM´: “Continuo trabalhando em torno de nossa unidade, sobretudo porque Romero tem um papel importante a cumprir, não apenas nas eleições deste ano, mas também na eleição de 2026.

Indesejável

“Eu resisto muito à ideia de ver o deputado Romero se juntando com João Azevedo e mudando de campo político. Eu não gostaria de ver isto, digo de coração”.

Nova casa

O ex-vereador campinense ´Joia Germano´ bateu muito na porta do partido Agir para disputar um mandato este ano pela legenda.

Sem jeito

Joia apelou até ao ´poder de convencimento´ do ´supersecretário´ Jhony Bezerra (Saúde) – ´padrinho´ do partido -, mas não teve jeito.

Houve ferrenha e expressa recusa de vários pré-candidatos.

Paradeiro

Joia vai buscar um mandato pelo Rede de Sustentabilidade, legenda ´abraçada´ por Jhony Bezerra e Romero Rodrigues.

Para a história

O partido Rede iria abrigar o vereador-presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos-CG), que desistiu às vésperas do prazo legal para troca de partido.

O detalhe

Romero e Jhony tinham ´aberto os caminhos´ para Marinaldo no ´Rede´.

Sábado é dia de poesia

“Qual folha que vaga sem rumo e sem vida/ No espaço perdida sou eu a vagar/ Qual chuva correndo nos olhos do tempo/ Nos mares crescendo, sou eu a chorar…” (Roberto Carlos, que ontem festejou mais um aniversário).

Serviço

Escute a música aqui.

Estilo

Ricardo Coutinho (PT) manteve o seu estilo instigante na entrevista que concedeu esta semana ao programa Ideia Livre da Rede Ita (antiga TV Itararé) de Campina Grande.

´Pago pra ver´

“Duvido que os meus adversários (em João Pessoa) ganhem uma eleição para vereador sem dinheiro”, asseverou RC.

Tolerância

O ´mago´ criticou a postura do governador João Azevedo (PSB) com relação à cobrança pública de deputados do Republicanos para que o secretário Roberto Sousa, de Educação, seja demitido: “Vocês acham que comigo isso aconteceria?” – indagou.

Reparos

Ainda sobre João, Ricardo afirmou que ele “descaracterizou todas as políticas públicas”, e que o atual governador “não tem uma opinião formada sobre a conjuntura nacional”.

Concentração

Na avaliação do ex-governador, o quadro eleitoral que se desenha para as eleições de 2026 na Paraíba é com “muitos candidatos de um lado só” (governista).

Cooptação

Ricardo creditou a reeleição de João Azevedo em 2022 à distribuição de recursos com os prefeitos das pequenas cidades para as chamadas ´travessias urbanas´: “Tem asfalto de apenas 3 centímetros (de espessura) em tudo que é cidade”.

´Soldado´

RC disse que já avisou à direção nacional do PT e ao presidente Lula que em 2026 “estou à disposição para nada e à disposição para tudo”, deixando nas entrelinhas a sensação de que deseja disputar o governo da Paraíba como candidato oposicionista.

Cenário

O petista explicou que na análise de conjuntura que fez, a melhor alternativa para o PT em João Pessoa este ano é a do ex-prefeito Luciano Cartaxo, apesar de sua proximidade histórica com a também prefeitável e deputada estadual Cida Ramos.

Revelação

O ex-governador contou que foi surpreendido, “no meio da campanha” eleitoral de 2018, quando o então candidato a governador pelo PSB e seu ex-secretário João Azevedo lhe comunicou da amizade que mantinha com o seu arquirrival político, Cícero Lucena Filho, atual prefeito de João Pessoa pelo Progressistas.

Lupa

RC: “Eles têm afinidades. João Azevedo chegou para mim e disse que ´eu acho que eu vou ter o apoio de Cícero´. Eu disse a ele que ´eu duvido muito, por minha causa´. E ele disse que eram amigos. Eu fui atrás de fatos pretéritos e percebi que tinham uma ligação lá atrás, quando Cícero era prefeito e eu o derrotei.

“Conservadores”

“Eles têm uma relação por conveniência e por afinidade. São dois conservadores, que não gostam muito das atitudes e perspectivas mudancistas que por ventura possam ocorrer”, resgatou o ex-governador.

“Se fosse antes…”

RC recordou também que Azevedo evitou fazer (já eleito no 1º turno, em 2018) um pronunciamento em favor do então presidenciável Fernando Haddad (PT), atual ministro da Fazenda, no segundo turno da campanha presidencial, quando da passagem do petista por João Pessoa.

“E isto me deixou com uma ´pulguinha´ atrás da orelha (…) Quando você se omite, você diz bem quem você é. Infelizmente, a omissão foi depois das eleições. Se fosse antes, efetivamente ele não teria sido o candidato’”, arrematou.

 

A presidência da Câmara de Campina recriou a antiga brincadeira do ´esconde-esconde´…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.