Réveillon: Que Paraíba, que nada!
Alinhamento nas bombas
Levantamento produzido pelo Procon de Campina Grande aferiu que dos 62 postos de abastecimento existentes na cidade, 42 deles estavam praticando, no começo deste mês, o mesmo preço para o litro da gasolina: R$ 5,99.
A coordenação do Procon-CG acionou o Ministério Público “para verificar (ou não) a prática de cartelização (padronização) de preços.
´Circular´
“Todos os postos foram notificados pelo Procon-CG”, assinalou o coordenador do órgão, Waldeny Santana, em entrevista ao Jornal da Manhã da Rádio Caturité FM – o líder da audiência regional no horário.
O detalhe
No distrito campinense de Galante, o litro da gasolina já teria chegado a R$ 6,69.
Desequilíbrios…
Em recente edição desta Coluna, abordamos os contrastes econômicos existentes na Paraíba – entre a capital João Pessoa e o restante do Estado –, tendo como referência o PIB (produto interno bruto) de 2023, divulgado recentemente pelo IBGE.
… Evidentes
Apenas cinco (2,2%) do total de municípios da Paraíba acumularam 53,4% do PIB estadual em 2023.
Essas cidades (somadas) correspondem a 37,5% da população paraibana.
Outros desníveis
Mas é igualmente relevante enfocar outro quadro de desproporção, em escala nacional.
Com base nos dados do IBGE, também relativos a 2023, 10 municípios detinham 1/4 do PIB nacional, ou seja, controlavam 24,5% da economia brasileira.
´Locomotivas´
Os maiores geradores de riqueza naquele ano foram: São Paulo/cidade (com uma fatia de 9,7% do PIB brasileiro), Rio de Janeiro/cidade (3,8%), Brasília (3,3%), Maricá/RJ (1,2%), Belo Horizonte (1,2%), Manaus (1,2%), Curitiba (1,1%), Osasco/SP (1,1%), Porto Alegre (1,0%) e Guarulhos/SP (0,9%) – nenhum do Nordeste.
´Retrato´ emblemático
Reportagem do ´Estadão´ mostrou que em 2023, quando somados os 25 municípios brasileiros mais ricos, chegava-se a 34,2% do PIB brasileiro. Se considerados os 70 municípios mais ricos, chegava-se à 47,5% do PIB nacional.
Os 100 municípios mais ricos somavam 52,9% do PIB do Brasil em 2023.
Giro ideológico
Histórico militante (no passado) do Partido Comunista do Brasil, o ex-deputado federal (e ex-presidente da Câmara) Aldo Rabelo avança para disputar este ano a Presidência da República pelo partido Democracia Cristã.
Situando
O ´Democracia Cristã´ é o antigo PSDC (Partido Social Democrata Cristã), que teve por inúmeras vezes como presidenciável José Maria Eymael.
A política é… dinâmica
Está na base do ´vento a favor´ o relacionamento entre o deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos) e o ex-prefeitável campinense Jhony Bezerra (ainda no PSB).
A ´estrela´ brilha
O PT do presidente Lula é o partido preferido de 24% dos brasileiros, à frente do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, com 12%, conforme pesquisa do Instituto Datafolha divulgada pelo jornal Folha de São Paulo.
Na ´rabeira´
MDB e PSDB aparecem com 1%, e as demais legendas não chegaram a pontuar acima de 1%.
Vem de longe
O PT lidera o levantamento desde o fim dos anos 1990 e já chegou a marcar 31% de preferência dos eleitores (em setembro de 2022).
Em alta
O PL atingiu o pico histórico no atual levantamento. O partido passou a ser lembrado consistentemente apenas no fim de 2021, após a filiação do então presidente.
´Escala industrial´
De acordo com o secretário de Educação de Campina Grande, Asfora Neto, a Seduc ultrapassou no ano passado o patamar de 1 milhão de refeições servidas na rede municipal de ensino.
´Geladinhas´
Asfora também revelou que até o final do ano que começa, provavelmente será possível a climatização de todas as escolas municipais, incluindo todas as salas de aula.
2ª feira filosófica
“Sem esperança, temos as mãos e os pés amarrados. Somos escravos sem perspectiva de libertação”.
Dom Hélder Câmara, lendário arcebispo de Olinda e Recife.
´Bem na fita´
Em recente edição, o jornal O Estado de São Paulo cita o senador Veneziano Vital do Rêgo (PB) com um dos favoritos dentro do MDB para o processo eleitoral deste ano.
´Partiu´ Rio de Janeiro
O paraibano Hugo Motta (Republicanos) fez uso de um jatinho da FAB (Força Aérea Brasileira) para passar o Réveillon em Angra dos Reis, na Costa Verde, Rio de Janeiro – muito distante da Patos natal.
Conforme o jornal O Globo, Motta pediu à FAB um voo que saiu de João Pessoa na manhã de 26 de dezembro e pousou no aeroporto do Santos Dumont (RJ) no início da tarde.
Comitiva: havia 11 passageiros a bordo.
Como anda o relacionamento entre os deputados Adriano Galdino e Felipe Leitão?…