Réveillon: Que Paraíba, que nada!
Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline
Publicidade
Alinhamento nas bombas
Levantamento produzido pelo Procon de Campina Grande aferiu que dos 62 postos de abastecimento existentes na cidade, 42 deles estavam praticando, no começo deste mês, o mesmo preço para o litro da gasolina: R$ 5,99.
A coordenação do Procon-CG acionou o Ministério Público “para verificar (ou não) a prática de cartelização (padronização) de preços.
´Circular´
“Todos os postos foram notificados pelo Procon-CG”, assinalou o coordenador do órgão, Waldeny Santana, em entrevista ao Jornal da Manhã da Rádio Caturité FM – o líder da audiência regional no horário.
O detalhe
No distrito campinense de Galante, o litro da gasolina já teria chegado a R$ 6,69.
Desequilíbrios…
Em recente edição desta Coluna, abordamos os contrastes econômicos existentes na Paraíba – entre a capital João Pessoa e o restante do Estado –, tendo como referência o PIB (produto interno bruto) de 2023, divulgado recentemente pelo IBGE.
… Evidentes
Apenas cinco (2,2%) do total de municípios da Paraíba acumularam 53,4% do PIB estadual em 2023.
Essas cidades (somadas) correspondem a 37,5% da população paraibana.
Outros desníveis
Mas é igualmente relevante enfocar outro quadro de desproporção, em escala nacional.
Com base nos dados do IBGE, também relativos a 2023, 10 municípios detinham 1/4 do PIB nacional, ou seja, controlavam 24,5% da economia brasileira.
´Locomotivas´
Os maiores geradores de riqueza naquele ano foram: São Paulo/cidade (com uma fatia de 9,7% do PIB brasileiro), Rio de Janeiro/cidade (3,8%), Brasília (3,3%), Maricá/RJ (1,2%), Belo Horizonte (1,2%), Manaus (1,2%), Curitiba (1,1%), Osasco/SP (1,1%), Porto Alegre (1,0%) e Guarulhos/SP (0,9%) – nenhum do Nordeste.
´Retrato´ emblemático
Reportagem do ´Estadão´ mostrou que em 2023, quando somados os 25 municípios brasileiros mais ricos, chegava-se a 34,2% do PIB brasileiro. Se considerados os 70 municípios mais ricos, chegava-se à 47,5% do PIB nacional.
Os 100 municípios mais ricos somavam 52,9% do PIB do Brasil em 2023.
Giro ideológico
Histórico militante (no passado) do Partido Comunista do Brasil, o ex-deputado federal (e ex-presidente da Câmara) Aldo Rabelo avança para disputar este ano a Presidência da República pelo partido Democracia Cristã.
Situando
O ´Democracia Cristã´ é o antigo PSDC (Partido Social Democrata Cristã), que teve por inúmeras vezes como presidenciável José Maria Eymael.
A política é… dinâmica
Está na base do ´vento a favor´ o relacionamento entre o deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos) e o ex-prefeitável campinense Jhony Bezerra (ainda no PSB).
A ´estrela´ brilha
O PT do presidente Lula é o partido preferido de 24% dos brasileiros, à frente do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, com 12%, conforme pesquisa do Instituto Datafolha divulgada pelo jornal Folha de São Paulo.
Na ´rabeira´
MDB e PSDB aparecem com 1%, e as demais legendas não chegaram a pontuar acima de 1%.
Vem de longe
O PT lidera o levantamento desde o fim dos anos 1990 e já chegou a marcar 31% de preferência dos eleitores (em setembro de 2022).
Em alta
O PL atingiu o pico histórico no atual levantamento. O partido passou a ser lembrado consistentemente apenas no fim de 2021, após a filiação do então presidente.
´Escala industrial´
De acordo com o secretário de Educação de Campina Grande, Asfora Neto, a Seduc ultrapassou no ano passado o patamar de 1 milhão de refeições servidas na rede municipal de ensino.
´Geladinhas´
Asfora também revelou que até o final do ano que começa, provavelmente será possível a climatização de todas as escolas municipais, incluindo todas as salas de aula.
2ª feira filosófica
“Sem esperança, temos as mãos e os pés amarrados. Somos escravos sem perspectiva de libertação”.
Dom Hélder Câmara, lendário arcebispo de Olinda e Recife.
´Bem na fita´
Em recente edição, o jornal O Estado de São Paulo cita o senador Veneziano Vital do Rêgo (PB) com um dos favoritos dentro do MDB para o processo eleitoral deste ano.
´Partiu´ Rio de Janeiro
O paraibano Hugo Motta (Republicanos) fez uso de um jatinho da FAB (Força Aérea Brasileira) para passar o Réveillon em Angra dos Reis, na Costa Verde, Rio de Janeiro – muito distante da Patos natal.
Conforme o jornal O Globo, Motta pediu à FAB um voo que saiu de João Pessoa na manhã de 26 de dezembro e pousou no aeroporto do Santos Dumont (RJ) no início da tarde.
Comitiva: havia 11 passageiros a bordo.
Como anda o relacionamento entre os deputados Adriano Galdino e Felipe Leitão?…
Publicidade