Arimatéa Souza

Republicanos quer valer quanto pesa

Arimatéa Souza
Publicado em 5 de fevereiro de 2025 às 6:57

Arimatea Souza

Foto: Foto: ParaibaOnline

Publicidade

O primeiro ´não´ (indireto) de Hugo Motta

A bancada do Republicanos na Câmara Federal, legenda do novo presidente da Casa, Hugo Motta (PB), rechaçou a possibilidade de formar uma federação partidária com o PP e o União Brasil.

Só lembrando: o ex-presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), é o maior entusiasta dessa federação.

Se…

Caso essa ´federação´ fosse firmada, contaria com a maior bancada na Câmara, com 153 deputados, e no Senado, com 17 senadores.

O detalhe

O PP teria o comando da federação em 17 estados e a sua presidência nacional.

´Último ato´

Ao abrir ontem o período ordinário de 2025 na Câmara Municipal de João Pessoa, o vereador Dinho Dowsley (PSD) afirmou que “se Deus quiser, e com a colaboração da Prefeitura, que foi parceira, este será o último discurso de abertura legislativa realizado neste plenário. Em breve estaremos na nova sede da Câmara, cuja construção contribui com a revitalização do Centro Histórico da nossa cidade”.

Apêndices

Em seu pronunciamento no Legislativo, o reeleito prefeito Cícero Lucena (PP-JP) comunicou a criação de três secretarias: de Cuidado e Proteção Animal; de Serviços Urbanos e Zeladoria; e de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro).

Rearrumação

“A reorganização da estrutura administrativa da Prefeitura vai permitir um ajuste na prestação de serviços em áreas importantes para a cidade, conforme as necessidades identificadas nos últimos anos, para receberem atenção diferenciada, promovendo mudanças com agilidade e direcionadas para demandas específicas”, justificou Cícero.

Chegada

“Atuarei nesta Corte com independência, responsabilidade, espírito de cordialidade e respeito às diferenças, naturais em um órgão colegiado. E, sobretudo, com espírito republicano e, dentro das minhas limitações, com o pulso firme que julgo necessário para tornar a Justiça Eleitoral cada vez mais elevada perante a nossa sociedade”.

Quem disse

Juiz Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, ao tomar posse, anteontem, como novo integrante titular do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

Derivação

O prefeito Bruno Cunha Lima (União), ontem, passou ao largo da prestação de contas de seu primeiro mandato, como também de metas e prioridades para o novo mandato que se inicia, no pronunciamento que fez marcando a abertura do ano ordinário no Poder Legislativo de Campina Grande.

Singularidade

A certa altura de sua fala, Bruno observou que “não posso deixar de fazer menção ao momento importante que a Paraíba vive”.

“Símbolo”

Após citar vários paraibanos e paraibanas que estão ocupando cargos relevantes na República, o prefeito disse que “isso simboliza um momento que nos envaidece enquanto paraibanos, mas também precisa ser símbolo de um momento de oportunidades”.

“Oportunidades”

“O nosso desejo é de que todo esse prestígio, não enquanto apenas classe política, mas enquanto paraibanos, é que todo esse prestígio se traduza em solução. É de que todos esses espaços sejam traduzidos e transformados em oportunidade de crescimento para o nosso estado”, discursou o prefeito.

“Dívida histórica”

Ele ressalvou que “não sou daqueles que falam ou recorrem ao argumento de dívidas históricas, mas indiscutivelmente o governo central do país tem uma dívida histórica com a Paraíba. Em muitos momentos, outros estados foram alvo, foram fruto de investimentos prioritários do governo federal”.

Foco

“Quem sabe esse momento não é o momento oportuno; quem sabe não foi para um momento como este que Deus nos deu a oportunidade de estarmos onde nós estamos, sabendo deixar eventuais diferenças locais e regionais de lado e focando naquilo que é mais importante”, assinalou o prefeito.

“Maturidade”

Bruno avançou: “Se nós, enquanto classe política deste estado, tivermos maturidade para deixar diferenças de lado e dar as mãos fazendo uma só voz, um só coro, que clama, que exige, que pede, que propõe, que apresenta, que requer soluções” as conquistas vão acontecer.

Convocação

Ao se reportar diretamente aos edis, Bruno fez “um convite à unidade”, justificando que “a paz política proporciona o crescimento”.

Em pauta

O Tribunal de Justiça da Paraíba deverá retomar hoje a discussão atinente à instalação (ou não) da ´CPI do Padre Zé´ (hospital filantrópico de João Pessoa) na Assembleia Legislativa.

Plenário

Foi longo o pronunciamento do governador João Azevedo, ontem, perante os deputados estaduais e convidados, na abertura de mais um ano legislativo.

“Ápice”

“Este é um dia simbólico, solene, mas também prático e objetivo. Um dia que marca o ápice das convergências, onde eventuais e naturais antagonismos são suplantados em nome de uma população que anseia por soluções inteligentes e duradouras, diante de demandas acumuladas e as surgidas a cada ciclo, a cada geração”, introduziu Azevedo.

Funcionalismo

Adiante, o governador frisou que “anunciamos reajustes salariais para os servidores das administrações direta e indireta do Estado, que representam um impacto financeiro de mais de R$ 1,3 bilhão na folha de pagamento em 2025.

Tinta nova

A nova presidência do Tribunal de Justiça designou os novos diretores dos fóruns da Comarca de João Pessoa: o juiz Meales Medeiros de Melo assume a direção do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto; o juiz Marcial Henriques Ferraz da Cruz, o Fórum Criminal Ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Melo; e a juíza Leila Cristiani Correia de Freitas e Sousa, a diretoria do Fórum Regional de Mangabeira Desembargador José Flóscolo da Nóbrega.

Pulo

A alíquota suplementar patronal que a Prefeitura de Campina Grande deverá repassar à previdência municipal (Ipsem) sobe este ano de 25,58% para 29%, tendo como base cálculo a folha de pessoal.

Combustão

Em plena efervescência que antecedeu a sessão solene de ontem na Assembleia Legislativa, para abertura de mais um ano parlamentar, o deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos) tornou a agitar o ambiente nas bases governistas, inoculando outra proposta polêmica na perspectiva do processo eleitoral de 2026.

Endosso

Inicialmente, em entrevista, Galdino comentou que segue na condição de pré-candidato a governador e que, em Brasília, no último final de semana, conversou com o deputado Hugo Motta “e recebi dele o apoio necessário para que eu possa continuar essa luta”.

“Proveitosa”

“Dialoguei com o presidente Hugo. Não foi uma conversa demorada sobre o tema, mas foi uma conversa proveitosa”, grifou.

Retaguarda

Em seguida, o presidente da ALPB pontificou que “o Republicanos hoje é o maior partido da Paraíba. O REP tem a maior bancada estadual. Tem a maior bancada federal. Tem o presidente da Câmara Federal. Tem o presidente da Assembleia da Paraíba. Tem 50 prefeitos na legenda e mais 30 prefeitos que estão em outras legendas, mas que seguem a orientação dos deputados e deputadas do REP”.

E daí?

Para Adriano, esse potencial mencionado torna o seu partido “uma força maior em termos de partido na Paraíba. E é natural que o partido, por ser o maior na Paraíba, ocupe os cargos majoritários dentro da (chapa) maioritária”.

Duas vagas

“O partido Republicanos, por merecimento, deixar isso bem claro, por ser o maior partido vai pleitear duas vagas. Vai pleitear a vaga de governador (para o próprio Adriano), como também uma das vagas de senador. Não é uma questão de impor, é uma questão de merecer. Nós somos o partido maior na Paraíba”, antecipou Galdino.

Caminho único

Poucos instantes após as declarações de Adriano, João Azevedo (dentro do plenário da ALPB) insistiu que “a política é feita com diálogo, sentando à mesa todo mundo para conversar. Não tem outra forma”.

Só no próximo ano

“Em 2026, obviamente, será apresentada a chapa de um grupo. Nós formamos parte de um grupo, de vários partidos, e em ´26´ será colocado e aqueles que tiverem melhores condições de disputar cada posição na chapa serão apresentados à sociedade. É assim que se espera”, conceituou João.

Faz parte

Azevedo disse que é “mais do que natural” cada partido da base da sua aliança estar lançando candidatos.

“Eu já disse isso acho que umas 200 vezes. Quem é líder político e tem seus projetos, é natural que se apresente e se coloque, porque o próprio grupo vai saber que alguém quer se posicionar naquela posição dentro da chapa”.

Mais adiante

De acordo com João, tudo isso “vai ser discutido internamente, primeiramente em cada partido, e em reuniões coletivas com todos os partidos, dentro de um processo de diálogo. Acho que vai ser extremamente natural isso”.

Vitaminar o PSB

O governador afirmou que na presidência do PSB/PB (assumirá o cargo em breve), “eu quero continuar fazendo o papel que eu faço dentro do PSB: fortalecer o partido. Nós estamos construindo esse partido de uma maneira extremamente forte. Quando eu cheguei ao PSB, tinha um prefeito eleito em 2020. No ano passado nós elegemos 69. E como presidente eu quero dar continuidade a esse trabalho”.

 

Nacionalmente, está ´pintando´ um clima entre Republicanos e PSDB…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Sra. Caixas Emabalagens personalizadas