Arimatéa Souza

Republicanos quer tomar conta da Câmara

Arimatéa Souza
Publicado em 26 de agosto de 2025 às 0:09

coluna aparte

Foto: Leonardo Silva

Publicidade

“Não deu tempo”

No final de semana, o aniversário do deputado Wilson Santiago Filho (Republicanos) reuniu forças governistas, entre as quais o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o prefeito pessoense Cicero Lucena (ainda no PP).

Instado a falar como foi o reencontro com Aguinaldo – após a famosa detonação da qual foi vítima, em recente, inusitada e contundente entrevista -, Cícero modulou a resposta: “Não deu tempo (de conversarmos). Ele estava chegando e eu estava saindo (…) Mas a gente sempre conversa, sempre discute. Cada um tem as suas defesas, as suas opiniões”.

´Falando pra dentro´ do PP

O prefeito da Capital invocou a pluralidade de opiniões: “É necessário que haja também discordância para que a gente aprimore as atitudes e as decisões. O que a gente precisa entender é que o debate, a discordância, é do processo democrático”.

Destinatário

Cicero sublinhou que independente dos humores e das prioridades do PP, segue adiante com a sua pré-candidatura a governador: “Eu tenho um projeto para a Paraíba e quero oportunamente ofertar esse projeto para que aquele que tem verdadeiramente o direito de opinar, que é o eleitor, possa se posicionar”.

Interações

Lucena comentou que o processo de “diálogo, de conversa, é importante, principalmente com aqueles que têm o propósito de fazer o bem à Paraíba”.

´Prematuro´

Mas ao ser confrontado com uma pergunta objetiva – se vai se desfiliar do Progressistas -, Cícero Lucena foi bem ´tucano´: “Não há necessidade necessariamente disso. Isso é para se discutir. Não sei porque vocês são tão agoniados, parece que vão parir um menino de sete meses”.

Compra bilionária

O grupo americano Keurig Dr Pepper (KDP), que atua no setor de bebidas e cafeterias, acertou a compra da holandesa JDE, indústria de chás e cafés e dona de marcas como Pilão, Caboclo, Café do Ponto e Café Pelé, por 15,7 bilhões de euros (cerca de R$ 100 bilhões) – noticiou o jornal Valor Econômico.

Premissa

Para encaixar uma informação que veio à tona no dia de ontem, é oportuno resgatar declarações recentes do deputado federal Gervásio Maia, que até pouco tempo presidiu o diretório estadual do PSB.

É o que segue.

Cenário…

“(na base governista na Paraíba) Reprodução da situação de 2022, com uma situação de desidratação muito grande, porque demorou a se tomar as decisões.

… Atual

“Se a gente repetir o mesmo procedimento, a gente pode colocar o projeto em risco total (…) Tivemos um pouco disso na eleição de 2022, que quase trouxe a derrota de João Azevedo na disputa à reeleição.

“Muito ruim”

“O PSB teve um resultado muito ruim em 2022, muito ruim! Era para ter eleito pelo menos dois deputados federais e mais deputados estaduais. E era para a gente ter se movimentado para João ganhar a eleição no primeiro turno. O resultado não foi positivo.

“Nada a mostrar”

“Há partidos que não têm QUASE NADA do que mostrar e elegeram DOIS deputados federais. E o PSB foi se arrastando para eleger um deputado federal. Por que? Por erros que foram cometidos”.

Em tempo

Três partidos na Paraíba elegeram dois deputados federais em 2022: PP, Podemos e PL.

´Sombra´

Segue Gervásio: “Quando você preside um partido que tem lideranças de muito peso, a exemplo de um partido que tem o governador do estado, o presidente do partido tem as suas limitações. Você não pode adiantar o carro sem antes ouvir a liderança maior, caso contrário você espatifa o partido (…) Eu não tinha como ultrapassar os meus limites.

Fica no PSB?

“Se for para fazer um acordo para o partido perder a perspectiva de futuro, perder projeto político para frente, eu não tenho interesse”.

Reprimenda

Ao cabo dessas palavras recentes do deputado socialista, João Azevedo disse que “buscar erros no passado não resolve o futuro. A gente tem que olhar pra frente, corrigir os erros, se é que houve, e tocar pra frente”.

´Flerte´

Feito esse resgate, a deputada estadual Cida Ramos, presidente eleita do PT na Paraíba, informou ontem que há negociações com Gervásio Maia para que ele se filie ao partido.

Sabor vingança

Por sinal, Cida também disse ontem à ´Arapuan FM´ que o ex-deputado federal ´bolsonarista´ Julian Lemos discute a possibilidade de se filiar ao PT para concorrer às eleições do ano que vem.

Interrogação

A conferir como o deputado Luiz Couto e o ex-governador Ricardo Coutinho (candidato a deputado federal) reagirão à possível chegada de Gervásio no PT.

Adiamento

A esperada (e última) Plenária do ODE (Orçamento Democrático Estadual) deste ano, referente à região metropolitana de João Pessoa, prevista para esta quinta-feira, foi adiada para setembro, por conta da licença médica do governador João Azevedo.

Antecipação

O vereador (licenciado) Guga Pet (PP), que atualmente exerce o cargo de secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa, anunciou ontem que apoiará a reeleição do senador Veneziano Vital (MDB).

Cá entre nós?

Ele anunciou esse apoio sem consultar previamente Cícero Lucena?

Funil

O jornal ´O Globo´ noticiou ontem que “não há ninguém relevante no Centrão que tenha dúvida de que o candidato do grupo a presidente da República em 2026 será Tarcísio de Freitas (governador de São Paulo). Nas duas últimas semanas, se havia incerteza, não há mais.

O detalhe

Tarcísio deverá ser candidato de pelo menos quatro partidos fortes: União Brasil, PP, PL e Republicanos.

Celebração

O plenário da Câmara Federal sediou ontem a comemoração do aniversário de 20 anos do partido Republicanos.

Voo…

Na sucessão de discursos, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o presidente da Câmara, Hugo Motta, será reeleito para o cargo.

… Estendido

“Podem escrever: Hugo Motta será reeleito presidente da Câmara porque está enfrentando o maior desafio da vida dele, enfrentando a presidência da Câmara num processo de muita polarização, de muita dificuldade, de fake news”.

Sonhando muito alto

Empolgado, o ministro (filiado ao partido) completou: “E mais do que isso. Depois de quatro anos de Hugo Motta presidente, nós vamos trabalhar muito, se o presidente Marcos Pereira (do REP) não estiver em outras missões, para quem sabe o nosso presidente Marcos Pereira poder suceder, também, ao lado dos companheiros, a presidência da Câmara”.

 

Há um crescente fosso entre Hugo Motta e Adriano Galdino…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande