Rastilho de insatisfação
Foto: Leonardo Silva
Publicidade
Incontinência verbal
“Esse povo da Paraíba não manda em po..a nenhuma, quem manda é Lula”, verbalizou o deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos), anteontem, na sessão itinerante da Assembleia Legislativa na cidade de Itaporanga.
Em entrevista à rádio ´Bandnews´, ontem, Adriano chamou o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) de “bolsonarista” e disse que o prefeito Cícero Lucena “foi bolsonarista”.
´Adesões´
“Fico feliz que tenham mudado e que queiram votar em Lula, porque eles estão enxergando que o melhor para a Paraíba e para o Nordeste é termos Lula de novo presidente”, sublinhou Galdino.
“Contradição”
Cida Ramos, presidente estadual do PT, retrucou dizendo que o presidente da ALPB “desconhece a história do PT e de Lula”.
“É ruim a forma como ele tenta se aproximar do PT. Isso mais afasta do que aproxima, é uma contradição”, acrescentou.
Reação
Diante da evidente aproximação do prefeito Cícero Lucena (sem partido-JP) da cúpula nacional do PT, o governador João Azevedo (PSB) resolveu contra-atacar e nomeou como ´consultor técnico´ do seu gabinete Jackson Macedo, ex-presidente estadual do PT.
Na base
João Azevedo esteve ontem com o presidente nacional do PDT, o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi.
Posteriormente, Lupi disse que a conversa serviu para “fortalecer a aliança entre PDT e PSB” e a discussão de “caminhos sólidos”.
O detalhe
Em tempos de ´CPI do INSS´, a visita de Lupi foi marcada pela discrição do dirigente partidário.
Aproximação
Enquanto isso, Cícero Lucena acertou um diálogo diretamente com Cida Ramos.
“As portas do PT estão abertas para o diálogo”, grifou a presidente petista.
´Imortal´
A escritora Selma Vasconcelos, com 26 votos, foi eleita ontem como nova integrante da Academia de Letras de Campina Grande para ocupar a cadeira aberta com a ´passagem´ do ex-deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz.
Ela disputou com o advogado Saulo Medeiros, que obteve 11 votos.
´Asa dura´
O senador Weverton (PDT-MA) compartilhou o uso de um jatinho com o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o ´Careca do INSS´.
Weverton alegou que pega “carona” na aeronave e que jamais voou ao lado do ´Careca do INSS´.
A quem pertence
A aeronave – um beech aircraft modelo F90 e prefixo PT-LPL – pertence a um advogado que defende o lobista no Supremo Tribunal Federal, no âmbito da Operação Sem Desconto, que investiga fraude de R$ 6 bilhões na aposentadoria de segurados do INSS – noticiou o site Metrópoles.
“Mera coincidência”
O dono do jatinho, o advogado Erik Marinho, que é segundo suplente do senador Efraim Filho (União Brasil-PB), confirmou que o político e o lobista, de fato, faziam uso do mesmo avião, mas argumentou se tratar de uma “mera coincidência”.
Rompimento
O vereador Alexandre Pereira (União Brasil) ocupou ontem a tribuna da Câmara de Campina Grande para formalizar o que já vinha se desenhando há meses: o seu afastamento da base governista e do prefeito Bruno Cunha Lima.
Pensada
O edil registrou que a decisão foi tomada “depois de um período de bastante reflexão apenas comigo mesmo”.
Sensibilidade
“Eu sempre tive uma característica de não me pautar, de não me esconder das minhas posições políticas (…) Mas se tem uma coisa que eu não sei fazer é guardar sentimentos”, verbalizou Alexandre.
Indeclinável
O vereador disse que “as minhas posições nessa tribuna eu não renuncio por grupo político de quem quer que seja ou por liderança de quem quer que seja”.
Iludiu-se
“Estive em um grupo político aonde eu pensava que os líderes desse grupo tinham algum respeito ao meu nome ou que me consideravam. E os anos foram mostrando que essas pessoas têm consideração e respeito por aqueles que são dos seus aconchegos pessoais, das conversas mais íntimas, dessas mesmas conversas que eu não faço questão de fazer parte”, desabafou o vereador.
Indireta
Conforme o edil, “a essas pessoas é dada a oportunidade de serem bajuladoras, de serem pessoas afagadas pelos abraços gentis e momentâneos dos que acham que podem confundir a mente com os apertos de mãos e os sorrisos fáceis, dos quais eu nunca fui dado a isso”.
Desgaste
“E não pensem que a decisão, que agora anuncio nessa tribuna, foi algo fácil (…) Estou presenciando o momento de algum desgaste político para os nossos líderes e esse momento esteja chegando, porque tem gente – até na gestão – que já está vivendo em algumas pastas como se nós estivéssemos no último ano de uma gestão, que não é verdade”, acentuou.
Escolha feita
Por fim, Alexandre Pereira afirmou que sabe “do prejuízo político que isso pode me ocasionar. Mas prefiro pagar o prejuízo político do que ter de dormir com o peso de cobranças, que eu não consigo solucionar, das minhas bases”.
O detalhe
O parlamentar informou que comunicou previamente a sua decisão ao senador Efraim Filho (União) e ao próprio prefeito Bruno.
Contexto
A relação de Alexandre Pereira (ex-vice-líder do governo) com Bruno entrou em cumulativo desgaste desde que ele teve o seu nome preferido na eleição (janeiro último) para a presidência do Legislativo.
Inesperado
O mais surpreendente foi o discurso que se sucedeu ao de Alexandre: vereador Luciano Breno (Avante), o último líder – digamos oficial – da gestão municipal.
Solidariedade
“Me coloco no seu (Alexandre) lugar e tem o meu apoio. Não para que a gente se separe, mas para que a gente se junte, todos nós, e nos tornemos cada vez mais fortes em defender aquilo que a gente acredita. Mas também de ter o respeito daqueles que a gente luta e briga para que, acima de tudo, a gente entenda que a política não pode ultrapassar os limites pessoais de quem quer que seja. Tem que haver respeito”, discursou Breno.
Propagação
Ainda conforme o edil, a dificuldade enfrentada por Alexandre é a mesma enfrentada por outros vereadores e pelo próprio Breno.
“Minados”
“E só tem uma forma de a gente expressar isso. Não de forma individual, mas de forma coletiva. E aí eu convoco para que essa insatisfação seja feita de forma coletiva, e não de forma individual, porque individualmente nós somos fracos; individualmente nós somos minados. Mas juntos nós somos fortes e vamos alcançar o objetivo”, convocou Luciano.
Certificação pública
“Na verdade, é um sentimento que não está apenas em Alexandre, é um sentimento que vem se espalhando dentro da bancada”, reforçou Luciano Breno posteriormente em entrevista.
Deputado governista que apoia Cícero será descartado por João Azevedo?…
Publicidade