Arimatéa Souza

Quando o óbvio precisa ser dito

Arimatéa Souza
Publicado em 10 de abril de 2025 às 0:10

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Conclamação

Em outubro de 2022, o papa Francisco direcionou uma mensagem ao Brasil: “Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência”.

Inominável

Três anos depois, nas dependências do Congresso Nacional – reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal -, o deputado ´Gilvan da Federal´ (PL-ES) protagonizou um momento vergonhoso para qualquer biografia, e desumano sob qualquer perspectiva, mas que denota o grau de irracionalidade e de radicalismo que o país mergulhou há quase uma década.

Palavras…

Eis, literalmente, o que disse o parlamentar: “Eu vou te falar. Por mim, eu quero mais que o Lula morra! Eu quero que ele vá para o quinto dos inferno! É um direito meu (…) Eu quero que ele morra, que vá para o quinto dos inferno, porque nem o diabo quer o Lula.

… Repugnantes

“É por isso que ele tá vivendo aí, superou o câncer. Tomara que tenha um taquicardia, porque nem o diabo quer essa desgraça desse presidente que tá afundando o nosso país. E eu quero mais aquele morra mesmo!”

Tolerância

Ao comentar as declarações de seu colega de bancada, o deputado paraibano Cabo Gilberto (PL) disse que “a gente tem que respeitar todas as falas. Quando Bolsonaro era o presidente falaram coisa muito pior”.

Constatação

O valoroso escritor francês Victor Hugo ensinou há muito tempo que “quanto menor é o coração, mais ódio carrega”.

Habemus bispo

O Papa Francisco nomeou, ontem, dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos como novo bispo da diocese de Cajazeiras.

O novo bispo é natural de Esperança – onde ainda reside a sua família – e tem como lema episcopal ‘Alegres na esperança’.

Inspiração

“Quero ser chamado de Dom Francisco. Minha identificação maior é com Francisco de Assis, o santo, o pobre santo de Assis”, afirmou o novo prelado cajazeirense.

Na praça

Está publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado o extenso Edital relativo ao novo concurso público para contratação de 2 mil professores.

Serviço

Acesse aqui o Edital (a partir da página 14).

Virou rotina

Pela terceira vez consecutiva, num intervalo de aproximadamente um mês, a Casa da Criança Dr. Moura, em Campina Grande, foi roubada pelos bandidos na madrugada de ontem.

Sem empolgação

A vereadora Fabiana Gomes (União), cotada para ocupar a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Campina, tem emitido sinais de que prefere dar continuidade ao seu mandato parlamentar.

Largada

Deve ser instalada hoje a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional para apreciar o Orçamento Federal de 2026.

A presidência da comissão será do senador Efraim Filho (União-PB), tendo o líder do MDB na Câmara Federal, Isnaldo Bulhões (AL), na relatoria.

Postergação

Em sessão tensa, o Tribunal de Contas do Estado adiou ontem a apreciação administrativa da indicação de Alana Galdino para a vaga de conselheira do próprio TCE.

Pronunciamento

Ao ter a palavra facultada pelo presidente Fábio Nogueira, Isabela Barbosa, integrante do Ministério Público de Contas (MPC), disse que era indispensável fazer algumas observações.

Leia trechos.

Questionamentos

“Algumas vozes questionaram o fato de duas mulheres terem impugnado a candidatura de uma outra mulher a um cargo de destaque, alegando as motivações, as mais mesquinhas de nossa parte.

Impessoalidade

“Mais uma vez, cabe relembrar que o MPC impugnou indicações também de outros conselheiros à época em que foram indicados, sempre norteado pelo princípio da legalidade, impessoalidade, dentre outros. Impugna-se, portanto, o procedimento e seus ritos e a insuficiente demonstração de preenchimento de requisitos necessários, e não a pessoa incida indicada.

Desejo

“Ninguém mais do que nós, também mulheres, gostaríamos de ver um número cada vez maior de figuras femininas ocupando posições de destaque e com voz para discutir e fiscalizar políticas públicas cada vez mais inclusivas e que equilibrem o jogo entre homens e mulheres na sociedade.

“Um passo a mais”

“Mas não basta ser mulher, é preciso que essa representatividade dê um passo a mais, o passo da competência e da autonomia das mulheres nos cargos públicos”.

Contexto

Isabella Barbosa Marinho Falcão foi uma das autoras da ação judicial que chegou a suspender o processo de indicação de Alanna para o TCE.

A outra foi Sheyla Barreto Braga de Queiroz, igualmente procuradora do MPC.

Múltipla atuação

Ao ter facultada a palavra, o relator do processo, Nominando Diniz, observou inicialmente que “esse processo não é um ´alecrim dourado´. Isso é um processo igual a todo de qualquer outro processo. Eu estou há 22 anos (no TCE) e pela primeira vez eu vi Vossa Excelência (Fábio Nogueira) abrir (a fala) para o denunciante. O denunciante não pode denunciar, analisar, dar o parecer e julgar”.

“Nos autos”

“Eu analisarei no despacho que mandar para a auditoria. Portanto, nego a pretensão (do MPC) e vou fazer isso nos autos, porque não é discurso que vai interferir no meu trabalho, nem interno nem externo. Não adianta desculpa. Tenho dito e peço que submeta a votação”, concluiu Diniz, marcando para o dia 23 próximo a retomada da apreciação do caso.

Situando

´Alecrim dourado´ é uma música, que tem como um dos versos “que nasceu no campo sem ser semeado”, e diz respeito a pessoas que se consideram exclusivas, únicas.

Maternidade

Na noite da última terça-feira, uma audiência pública ocorrida na Câmara Municipal de Campina Grande abordou a situação do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, que enfrenta uma crônica e histórica superlotação, como também tem sido um local de tragédias pessoais e familiares.

Direto ao ponto

Coube ao médico Antonio Henriques informar, em poucas palavras, os procedimentos que se espera no âmbito do Conselho Regional de Medicina, como também sintetizar um diagnóstico funcional preocupantemente recorrente.

Confira trechos de sua participação.

Em apuração

“Quero informar que no âmbito do Conselho Regional de Medicina também já estão em curso as sindicâncias e as investigações, garantindo claro, amplo direito de defesa, mas com a certeza de que se houver pessoas da classe médicas para ser responsabilizadas, elas o serão”.

Cíclico

“Nós estamos diante de um problema enorme. O que eu mais lamento é que a gente tenha que ter mais uma tragédia acontecendo para que mais uma vez esse tema venha à tona. E eu espero que isso não acabe por aqui, que isso não caia no esquecimento, como tem acontecido tantas e tantas vezes.

Inadmissível

“Quero finalizar dizendo que o ISEA e seus profissionais não merecem ser condenados, não merecem. E que não é possível que os gestores públicos não entendam que é impossível Campina Grande, a segunda maior cidade do estado, contar com apenas uma maternidade pública que acolhe a mais de 180 municípios”.

A espera continua

Ainda Antonio Henriques: “Eu me lembro aqui que desde a época da pandemia, com a abertura do Hospital das Clínicas desta cidade, que foi anunciado que ali nós teríamos uma maternidade. Estamos esperando”.

 

O PP prepara um ´míssil´ rumo ao ´foguete´…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande