Punição por ter ´dado o dedo´
Publicidade
Os ´abomináveis´
Na sua edição desta quinta-feira, o jornal O Globo publicou uma lista de alimentos que a maioria da população praticamente consome todos os dias e que aumentam a possibilidade de desenvolver câncer.
Lista dos…
Embutidos como presunto, bacon e outros; carnes defumadas; carne bovina, suína, cordeiro; fast food; salgadinhos processados; bebidas alcoólicas; bebidas açucaradas; alimentos fritos, especialmente em óleo reaquecido; alimentos queimados ou carbonizados; açúcares refinados e xaropes ricos em frutose.
… Não recomendáveis
Mais: adoçantes artificiais; alimentos defumados; óleos vegetais reaquecidos repetidamente; alimentos enlatados com bisfenol A; alimentos mofados; dietas ricas em gorduras saturadas e gorduras trans; dietas com baixo teor de fibras; excesso de sal e alimentos muito salgados; alimentos processados com aditivos e conservantes artificiais; alimentos irradiados.
Arrumando as malas
O mesmo jornal, já na área da política, noticiou que o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, deseja deixar o governo porque precisa cuidar da saúde.
O detalhe
O vice-presidente Geraldo Alckmin é um dos cotados para assumir a Pasta da Defesa.
Descendo a Serra
A juíza Ana Christina Soares Penazzi Coelho deixou a diretoria do Fórum Afonso Campos, em Campina Grande, para assumir a 3ª Vara Criminal e o 2º Juizado de Garantias, em João Pessoa.
Promoção
O juiz Hugo Gomes Zaher assumirá a 2ª Vara Cível da Comarca de Campina Grande.
Encaminhamento
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba definiu a lista tríplice que será encaminhada ao presidente da República para o preenchimento da vaga de juiz “membro efetivo” do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, na categoria jurista.
Indicados
Os advogados selecionados foram: Rodrigo Clemente de Brito Pereira, Luís Fernando Benevides Ceriani e Miguel de Farias Cascudo.
O detalhe
A vaga foi aberta devido ao término do biênio da juíza Maria Cristina Paiva Santiago.
Arquive-se
Uma das ações eleitorais propostas pelo ex-prefeitável Jhony Bezerra(PSB-CG) contestando o resultado das eleições para prefeito de Campina Grande pegou o destino do arquivo, conforme sentença do juiz Cláudio Pinto, da 16ª Zona Eleitoral.
Situando
É a ação que tinha como argumento central a questão das contratações de prestadores de serviço na PMCG no período eleitoral.
Sem provas
Para fundamentar a sua decisão, o magistrado apontou a ausência de prova de que as nomeações ocorridas, em período legal, isto é, anterior à vedação da legislação, tiveram intuito de promover a candidatura do prefeito em reeleição.
Vazio
É citada também a ´ausência de prova´ de que a média salarial dos prestadores de serviços recentemente contratados é aproximadamente 60% maior do que o mesmo período do ano anterior.
Rito sumário
Em seu parecer sobre o mérito da ação, o Ministério Público Eleitoral observou que a ´matéria litigiosa, no caso sub judice, é eminentemente de direito´, autorizando o juiz a proferir julgamento antecipado, sem a necessidade de produção de outras provas.
Sem lastro
O magistrado assinala na sentença que “o caso é de fácil deslinde (resolução) e, desde já, adianto que os argumentos expostos pelos Representantes não encontram amparo nas provas coligidas nos autos”.
Sem fundamentação
“O investigante não desenvolveu argumentação mínima e específica acerca da ocorrência da irregularidade”, acrescentou.
Zerado
Cláudio Pinto sublinha que merece “destaque que não foi produzida nenhuma prova nos autos quanto a esta alegação em particular”.
“Não configuram”
Por fim, o juiz titular da 16ª Zona observa que “as contratações realizadas durante o período que antecedeu o pleito eleitoral não configuram abuso de poder”.
Este mundo não gira; capota
O novo advogado do general Walter Braga Netto, preso no chamado ´inquérito do golpe´, chama-se José Luís Oliveira Lima e – não faz muito tempo – advogava para o ex-´superministro´ de Lula, José Dirceu.
Largada
Em entrevista ao amigo e jornalista Heron Cid, João Azevedo informou que será realizado em março próximo o primeiro evento no novo centro de convenções de Campina Grande.
Repasse
O governador disse que foi tomada a decisão de vender à iniciativa privada o hotel de Brejo das Freiras no Sertão.
Contexto
Recente Edital publicado, abriu a possibilidade de realização de PPPs (parcerias público privada) para fazer a gestão dos centros de convenções e dos estádios ´Amigão´ (em Campina) e ´Almeidão´ (em João Pessoa).
Privatização
João Azevedo divulgou – nas seletivas entrevistas que a Secom/PB agenda para ele – que pretende abrir o setor de saneamento à iniciativa privada, especificamente o serviço de esgotamento sanitário.
O detalhe
Essa operação está sendo modulada pelo BNDES e será colocada para negociação na Bolsa de Valores.
Nas mãos
Joao Azevedo disse que em abril do próximo ano vai assumir – de fato e de direito – o comando do PSB na Paraíba, sucedendo ao deputado federal Gervásio Maia.
´Papai Noel´ invertido
A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba decidiu pela “irregularidade” do contrato firmado pela Prefeitura de Bayeux com a Limpmax Construções e Serviços Ltda., impondo “débito solidário” superior a R$ 2,5 milhões à prefeita Luciene Gomes Marinho e ao responsável pela empresa.
Criando ´pontes´
Dezoito deputados federais do Partido Liberal destoaram da orientação partidária e votaram esta semana a favor do chamado ´pacote fiscal´ do governo Lula.
Entre eles está o paraibano Wellington Roberto, ainda na presidência do PL/PB.
Passado ´insepulto´
O ex-prefeitável pessoense e ex-ministro da Saúde, médico Marcelo Queiroga, foi punido pela Comissão de Ética Pública do governo federal, por ter ´mostrado o dedo´ para manifestantes durante protesto nos Estados Unidos, durante o governo Bolsonaro.
Com a punição, ele fica impedido de firmar contratação com o serviço público por três anos.
Um ´aditivo´ no ´apagar das luzes´…
Publicidade