Promessa de “cauda” mutila o PSB/PB
Entrou em páreo
O deputado estadual Tovar Correia Lima (em vias de se filiar ao MDB) colocou ontem o seu nome à disposição de seu grupo político para a vaga de vice-governador na chapa a ser encabeçada pelo prefeito pessoense Cícero Lucena (MDB).
“Sou e sempre fui um soldado do meu grupo político”, enfatizou o deputado.
Afunilamento
Tovar avaliou que a escolha do vice começa a ficar afunilada, mas que a decisão ainda vai demorar algumas semanas.
Debate interno
Ele disse no Jornal da Manhã da Rádio Caturité FM – a maior audiência em Campina Grande e região – que já chegou a conversar sobre o assunto com lideranças partidárias, a exemplo do deputado Romero Rodrigues (Podemos) e Pedro Cunha Lima (PSD).
“É uma discussão que precisa ser aprimorada”, ponderou Tovar.
Equilíbrio
O deputado comentou que espera que a oposição tenha discernimento para disputar o 1º turno com mais de uma candidatura ao governo estadual.
Legitimidade
“Tenho uma ótima relação com o senador Efraim Filho e sua família. Nós não estamos virando as costas para Efraim, que tem o direito legítimo de se lançar candidato”, assinalou Tovar.
“Coerência”
O parlamentar salientou que é compreensível a posição do prefeito campinense Bruno Cunha Lima (União) “por uma questão de coerência ter o seu direcionamento de voto para Efraim”.
Mais uma
Ato do governador João Azevedo, publicado na edição de ontem do Diário Oficial da Paraíba, criou a Secretaria Executiva da Proteção Animal no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde.
Xícaras
De perfis pessoais bem distintos, mas abrigados no agrupamento político (ainda) liderado pelo governador João Azevedo (PSB), o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (Republicanos), se encontraram na última terça-feira para um café da manhã na casa do segundo.
Pauta ampla
“Nada mais normal e natural que eu possa dialogar com integrantes desse grupo político que tem o comando do governador. Conversamos, dialogamos e falamos sobre tudo, inclusive política também”, externou ontem o anfitrião.
Sem convite
Galdino tornou a dizer que até o presente não foi objetivamente sondado para ser o companheiro de chapa do pré-candidato a governador Lucas Ribeiro (PP) – sobrinho de Aguinaldo.
Se…
“Esse assunto de vice-governador nunca ninguém tratou comigo. Se for tocado, no momento oportuno eu vou analisar e vou ver o que é melhor para mim e para o grupo, e tomar uma decisão”, assinalou Adriano.
Estendido
No relato de Aguinaldo, “tivemos uma reunião muito produtiva, um café da manhã DEMORADO. Podemos discutir diversos pontos, sobretudo aqueles que dizem respeito aos interesses da Paraíba”.
“Tivemos a oportunidade de conversar várias questões, inclusive de ALINHAMENTO”, emendou.
Semelhanças
Ainda conforme Aguinaldo – por sinal não muito afeito a conversas alongadas -, “a gente sabe o que Campina está passando hoje. A cidade tem sofrido bastante em todos os aspectos, com um governo medíocre, se assemelhando inclusive à educação de João Pessoa, que é a 23ª pior entre as capitais brasileiras”.
Na base governista
Diante das especulações em torno do ex-prefeitável campinense Jhony Bezerra, Aguinaldo comentou que ele “manteve a posição com Lucas, e tenho certeza de que vamos avançar cada vez mais”.
Cutucada
“Por uma razão muito simples: a gente não está apresentando à Paraíba um projeto pessoal, de uma vontade própria, (de quem) se junta até mesmo com os inimigos e com os que o combatiam, simplesmente por um desejo pessoal”, acrescentou Ribeiro em velada menção ao prefeito pessoense Cícero Lucena (MDB).
Tchau
Por intermédio de suas redes sociais, Jhony Bezerra comunicou o seu desligamento do PSB, legenda que presidia em Campina Grande.
“Aprendizado”
“Levo comigo o reconhecimento pelas experiências construídas, pelas parcerias firmadas e pelo aprendizado acumulado, desejando êxito à direção partidária, aos parlamentares eleitos e a todos que seguem contribuindo com o projeto do PSB”, enfatizou o agora ex-socialista.
Outro desligamento
Jhony também antecipou o seu desligamento do comando da PB Saúde.
O detalhe
De forma interina, o PSB campinense passa a ser presidido pela 1ª vice-presidente, vereadora Waléria Assunção.
Talheres & massas
Cícero Lucena e seu vice-prefeito, Léo Bezerra, colocaram ´os assuntos em dia´ e programaram os próximos passos da caminhada eleitoral durante um almoço, ontem, num restaurante de cozinha italiana, na Capital paraibana.
“Grande quadro”
De forma aparentemente ´transversal´, o deputado Mersinho Lucena (ainda no PP) abordou a ´geleia real´ que envolve o futuro político de Jhony Bezerra: “É um grande quadro, com boas chances de eleição (para deputado federal)”.
´Estranho no ninho´
Mersinho disse em entrevistas que pretende comparecer hoje à noite à solenidade de posse de Jhony na presidência da direção estadual do Avante, na cidade de Cabedelo, sob o argumento de que o presidente nacional do partido, deputado federal Luís Tibé (MG), “é um grande amigo meu”.
“Temos nos encontrado sempre”, frisou.
Levantou o ´véu´
Coube ao destituído presidente do Avante na Paraíba, Victor Hugo, ex-prefeito de Cabedelo, detalhar os bastidores dessa troca de comando partidário, que passou pelo deputado federal Hugo Motta (Republicanos), como sinalizou esta semana Aparte.
O ´dote´ aceito
De acordo com Victor, Hugo Motta ofereceu à cúpula do Avante uma “cauda” de 40 mil votos para deputado federal, como ´dote´ para ter o controle indireto da legenda no Estado, por ele agora confiado a Jhony Bezerra.
Entenda-se por ´cauda´ um grupo de candidatos que recebem votações menores dentro de um partido (ou federação partidária), cujos votos são fundamentais para eleger os chamados ´puxadores de votos´.
João Azevedo está virando o inventariante do PSB/PB…