Arimatéa Souza

Lula no centro da polêmica

Arimatéa Souza
Publicado em 28 de julho de 2025 às 7:39

Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline

Publicidade

Base conflagrada

Reportagem publicada neste final de semana, no jornal Folha de São Paulo, relata que a base do presidente Lula (PT) “tem tensões” faltando um ano para o início das convenções partidárias que vão definir as candidaturas para as eleições de 2026 nos estados do Nordeste.

Retrovisor

Em 2022, a vitória de Lula sobre Jair Bolsonaro no Nordeste garantiu ao petista uma vantagem de 12,5 milhões de votos.

Em termos percentuais, o atual presidente obteve 69,3% ante 30,6% do então candidato do PL, lembra a publicação.

Evitar o isolamento

Ao tratar especificamente da situação na Paraíba, o jornal acentua que o PT quer afastar o risco de o presidente não ter um candidato a governador competitivo que apoie a sua reeleição.

Leia trechos da matéria.

Vai às urnas

Como o governador João Azevêdo (PSB) tende a sair do cargo para disputar o Senado, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), sobrinho do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e filho da senadora Daniella Ribeiro (PP), deve assumir o governo em abril e tende a ser candidato à reeleição.

PP/PB com Lula

Porém, no âmbito nacional, o PP deve apoiar uma candidatura de oposição a Lula. Interlocutores do atual vice-governador afirmam que o PP paraibano apoiou Lula em outras eleições e que o partido não teria receio em repetir a aliança no próximo ano. O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), também é cotado para a disputa.

Sem candidatura única

Em meio a esse cenário, o presidente da Assembleia da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), diz que quer ser candidato a governador apoiando Lula. Ele não descarta múltiplas candidaturas na base.

“Enrustidos”

“Me preocupo porque, dos pré-candidatos a governador, só eu faço uma defesa de Lula. Os demais ou são bolsonaristas ou são enrustidos e não se declaram, ficam em cima do muro”, diz Galdino, que é aliado do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

´Arranhão´

Ainda a ´Folha´: Petistas, porém, não gostaram de crítica pública que o deputado Adriano fez ao veto de Lula ao aumento do número de deputados federais, anunciado neste mês.

Da boca de…

“… Um dos maiores erros do século XX, além da criação da bomba atômica, foi vincular o tema da pobreza à economia, como se a tragédia fosse apenas problema de renda, e não questão de fundo moral e de gestão pública…” (Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação e colunista do ParaibaOnline).

´Toma aí´

Após o lançamento de sua pré-candidatura a governador, sexta-feira última, o senador Efraim Filho (União Brasil) avisou publicamente que está à disposição do governo as indicações de cargos que fez para a administração federal.

Dois espaços

“Os cargos estão à disposição. São duas pessoas, duas indicações aqui na Paraíba, na Codevasf e nos Correios. São cargos técnicos, nem são políticos. O mesmo governo que nomeia é o mesmo que exonera”, cravou o senador.

Cotada

Amanda Rodrigues, esposa do ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PT), teve o seu nome sugerido para assumir a EBC – Empresa Brasileira de Comunicação.

Palavras papais

“Não se pode rezar a Deus como “Pai” e depois ser duro e insensível para com os outros. Pelo contrário, é importante deixarmo-nos transformar pela sua bondade, pela sua paciência, pela sua misericórdia, para refletir o seu rosto no nosso como em um espelho”.

Leão XIV, ontem, na oração do Angelus.

Abandono

O vereador Olimpio Oliveira (União) levou a debate, dias atrás, na Câmara Municipal de Campina Grande, a questão do cumulativo processo de esvaziamento do (digamos) centro tradicional da cidade, mediante o deslocamento para outras áreas de repartições públicas, que propiciam o tráfego regular de um volume expressivo de pessoas.

De mudança

O edil focou no deslocamento da Recebedoria de Rendas do estado da avenida Floriano Peixoto para uma área anexa ao Detran, próximo à Alça Sudoeste.

Temor

“O poder público deve ser um estimulador do nosso comércio, para atrair gente para o centro comercial. Se a gente continuar nesse passo, dentro de alguns dias dará medo de se circular no centro, diante do vazio que nós teremos naquela área”, protestou Olímpio.

Sentido inverso

O mesmo edil realçou que “o próprio governo estadual está com uma ação para estimular a reocupação do centro histórico de João Pessoa com o programa ´ICMS Cultural´.”

Equívoco

“Os urbanistas pensavam assim (desocupação das áreas centrais), e hoje estão vendo o erro cometido”, ponderou no debate o vereador Pimentel Filho (PSB), citando que no Recife (PE) “há ruas inteiras ´fantasmas´.”

Apelo

A Câmara campinense aprovou um requerimento endereçado a João Azevedo e à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) solicitando que a transferência fosse reavaliada.

Consumado

Acontece que o secretário da Fazenda do Estado, Marialvo Laureano, já oficiou à Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG) dando como irreversível a mudança, com a ressalva de que será instalado um ´posto avançado´ da Recebedoria num edifício localizado na avenida Rio Branco.

Engrenagem

“Essa decisão preocupa não só a população de Campina, mas também de cidades vizinhas que dependem desses serviços. Quando alguém vem ao centro resolver algo na Sefaz, por exemplo, movimenta todo um ecossistema: usa estacionamento, consome no comércio, passa o dia inteiro circulando. É dinheiro que gira na economia local”, lamentou Eliésio Bezerra, presidente da CDL-CG.

Aproveitamento

Ao que se informa, no prédio da Recebedoria, em Campina, será instalada uma estrutura do programa ´Artesanato da Paraíba´.

Congestionamento

Ainda acerca desse assunto, é importante pontuar quatro aspectos adicionais.

Primeiro deles: o fluxo de veículos nas avenidas (sequenciais) Almirante Barroso/Francisco Lopes – onde está localizado o prédio do Detran – já está por demais intenso por conta do grande volume de pessoas que habita a região dos ´portais´.

Basilar

Segundo aspecto. Seria razoável – para não dizer respeitoso – que as autoridades estaduais, distantes do cotidiano campinense, consultassem o poder público local (notadamente o setor de trânsito) e as entidades representativas, antes da tomada de decisões dessa natureza.

Demora prolongada

Outra angulação: já passou muito – mas muito mesmo! – do tempo de a prefeitura campinense adotar as providências para a recuperação de suas instalações históricas na avenida Floriano Peixoto, mesmo que seja para dar outra destinação funcional.

Proatividade

Observação complementar: ou os segmentos representativos da cidade reagem enfaticamente, ou continuaremos a engolir decisões contraditórias e/ou questionáveis ´goela abaixo´.

Campina já foi mais altaneira!

2ª feira filosófica

“Os que me estimam fingem ignorar minha ignorância. Os que não me apreciam, divulgam-na, fingindo lamentar”.

Alcides Carneiro, imorredouro tribuno paraibano.

Comunicação feita

Na sua recente passagem por Campina Grande, João Azevedo surpreendeu ao revelar que “em reuniões internas os critérios já foram mencionados” para definição do candidato a governador de seu agrupamento político.

Discordância

O governador voltou a fazer menções ao que chamou de “leituras equivocadas” feitas pelo deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos), que propugna o apoio incondicional à reeleição do presidente Lula como um pré-requisito primordial para a escolha do candidato a governador.

Como assim?

João observou que “em determinados momentos (os que defendem esse critério) não agiram de acordo com o que está sendo colocado”.

“Isso (priorizar a reeleição de Lula) não é critério para definir quem deve candidato (a governador), na minha lógica. Não é somente isto!”

 

Como estão as bases políticas da senadora Daniella Ribeiro?…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande