Lula afaga novamente Hugo
Foto: ParaibaOnline
Publicidade
“Comunhão”
Na missa que marcou ontem os ritos iniciais do Conclave para escolha do novo Papa, coube ao cardeal decano (mais antigo), o italiano Giovanni Battista Re, 92 anos, proferir a homilia.
Ele não é mais eleitor, mas pode ser votado. Leia alguns momentos de suas palavras.
“Entre as tarefas de cada Sucessor de Pedro está a de promover a comunhão: comunhão de todos os cristãos com Cristo, dos bispos com o Papa, e entre os próprios bispos.
´Casa e escola´
“Não uma comunhão autorreferencial, mas totalmente orientada para a união entre as pessoas, os povos e as culturas – sempre com o objetivo de que a Igreja seja ‘casa e escola de comunhão’.
Unidade
“Além disso, há um forte apelo à manutenção da unidade da Igreja, conforme o caminho indicado por Cristo aos Apóstolos. A unidade da Igreja, desejada por Cristo, não significa uniformidade, mas uma comunhão sólida e profunda na diversidade, desde que se mantenha a plena fidelidade ao Evangelho.
“Rocha”
“A eleição do novo Papa não é uma simples sucessão de pessoas, mas é sempre o Apóstolo Pedro que retorna. (…) O Papa é a rocha sobre a qual a Igreja é edificada”.
“Despertar”
“Oremos para que Deus conceda à Igreja o Papa que melhor saiba despertar as consciências de todos e as energias morais e espirituais na sociedade atual, caracterizada por um grande progresso tecnológico, mas que tende a esquecer Deus.
Espera
“O mundo de hoje espera muito da Igreja para a salvaguarda daqueles valores fundamentais – humanos e espirituais – sem os quais a convivência humana nem será melhor nem beneficiará as gerações futuras”.
Cliques
Duas imagens que chamaram a atenção, ontem, nas redes sociais.
A primeira delas foi a visita da vereadora Waléria Assunção (PSB-CG) ao gabinete do senador Veneziano Vital (MDB) em Brasília.
“Juntos e firmes”
Outra imagem, também oriunda de Brasília, é do prefeito pessoense Cícero Lucena e de seu filho (deputado Mersinho Lucena, do PP) ao lado do deputado Hugo Motta, com a seguinte legenda: “Em busca de recursos para João Pessoa (…) Juntos e firmes pelo bem da Paraíba”.
Retrovisor
Já houve um tempo em que essas imagens e a captação de recursos para João Pessoa eram personificadas no deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP).
Na cabeceira
No deslocamento entre Brasília e Rússia, onde se encontra, o presidente Lula decidiu ler o livro “O animal social”, de Elliot Aronson e Joshua Aronson, “que a partir da psicologia social, aborda temas como influência social, conformidade, preconceito e cultura da violência”, conforme destacou o jornal O Globo.
Abandono
O vereador Olimpio Oliveira (Podemos) protestou, na sessão de ontem da Câmara campinense, contra o abandono dos programas alimentícios através de restaurantes e cozinhas populares, citando as cozinhas comunitárias da prefeitura.
“Tá mais não”
Em seguida, Olimpio mirou o governo estadual: “O programa ´Tá na mesa´ tá mais não. É preciso botar o prato na mesa de novo”.
Retomada
O vereador Anderson Almeida (PSB), líder do bloco de oposição, disse que o ´programa ´Tá na Mesa´ será retomado na cidade.
Desconhecidas
Ato contínuo, o vereador Rostand Paraíba (PP), também da base do governador na Câmara campinense, pediu a palavra e disse que as licitações do Estado (nessa área) são ganhas por empresas “lá do Sul”, que ninguém conhece.
“Prato seco”
“O fato é que quem pegava uma ´quentinha´ na Praça do Trabalho (bairro São José) está de prato seco”, arrematou Olímpio.
Quem chega
O ex-secretário da Receita Federal, pernambucano Everardo Maciel, será o novo colunista do ParaibaOnline.
Mensalmente, ele trará abordagens abalizadas, principalmente na área econômica.
O detalhe
Everardo é atualmente consultor jurídico e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público.
Memória
O novo colunista, no passado, foi aluno do advogado (já falecido) José Cursino de Siqueira, ex-superintendente da Rádio Caturité FM.
“Nossa sorte”
A revista Veja destacou o acidente automobilístico que envolveu na última semana o senador Efraim Filho (União-PB).
“Nossa sorte é que foi uma colisão lateral. Se fosse um metro a mais para um lado seria fatal”, disse o senador à publicação.
Situando
O acidente ocorreu na rodovia BR-230, na altura do município de São Mamede, no Sertão, e foi causado, conforme o senador, por imprudência de um motorista de uma carreta, que teria feito uma ultrapassagem em trecho proibido.
Credenciais
O pernambucano, com vinculações efetivas e afetivas com a Paraíba (sua esposa é paraibana), Frederico de Siqueira Filho, tomou posse ontem como novo ministro das Comunicações do Governo Lula.
A sua indicação foi apadrinhada pelo senador Efraim Filho.
“Grande salto”
Em seu discurso de posse, ´Fred´ (como é mais chamado) disse que “temos pela frente a implantação da TV 3.0. É uma transformação tecnológica na TV e no setor, um grande salto tecnológico democrático que vai transformar a televisão aberta brasileira, reforçando o seu papel como serviço gratuito, aberto e de qualidade”.
Como será
Com a TV 3.0, a escolha de canais será substituída por aplicativos, que podem disponibilizar conteúdo ao vivo ou por demanda, tornando a navegação mais interativa.
Futurista
A nova tecnologia também promete qualidade de imagem que pode chegar ao 8K, som imersivo, como no cinema, e ferramentas de segurança e acessibilidade.
Sintonizado
“Internet é hoje uma condição de infraestrutura básica de desenvolvimento do país para acesso à educação, à saúde, o trabalho e para o pleno exercício da cidadania. Por isso, o Ministério das Comunicações precisa estar sempre em sintonia com as políticas públicas que priorizam os mais vulneráveis. Entendemos que investimentos em tecnologia melhoram a gestão pública, os indicadores sociais e a qualidade de vida das pessoas”, discursou o novo ministro.
O detalhe
Antes de assumir o Ministério das Comunicações, ´Fred´ comandava a Telebras.
Da boca de…
“… Nunca vi Cícero Lucena tão determinado em ser candidato…” (deputado Hervázio Bezerra, do PSB, sobre a disposição do prefeito de João Pessoa em disputar o governo estadual).
TRE
O advogado Rodrigo Clemente de Brito Pereira foi designado (na condição de jurista) como novo juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
Trajetória
Ele é diplomado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba e já atuou como procurador-geral adjunto da prefeitura de João Pessoa e como consultor legislativo da Assembleia Legislativa.
´Quem pediu´
De acordo com o jornal O Globo, a opção por Rodrigo foi um pedido feito a Lula pelo presidente da Câmara Federal, deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos).
Conforme o jornal, lideranças do PT defendiam a escolha do advogado Miguel de Farias Cascudo.
“A vida só pode valer se tiverdes a coragem da aventura (Papa Bento XVI)…
Publicidade