Arimatéa Souza

Prefeito detona petista

Arimatéa Souza
Publicado em 30 de outubro de 2024 às 0:10

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Apadrinhamento público

O que era esperado há semanas foi consumado nesta terça-feira: o superpoderoso Arthur Lira (PP-AL) oficializou o seu apoio ao paraibano Hugo Motta (Republicanos) para sucedê-lo na presidência da Câmara Federal, na eleição que acontecerá em fevereiro do próximo ano.

Confira a seguir trechos do pronunciamento de Lira.

Convencimento

“Depois de muito conversar e, sobretudo, de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez.

Tripé

“(Hugo) vai saber manter a marcha da Câmara dos Deputados, seguindo esta mesma receita que tantos bons frutos deu ao Brasil: respeito ao plenário, cumprimento da palavra empenhada e busca incessante por convergência.

Outros…

“Jamais caberia a mim, presidente da Casa, um entre iguais, cercear as legítimas pretensões de quem quer que seja.

… Postulantes

“Mantive um diálogo aberto, franco e sobretudo leal, e a todos fiz apenas um único pedido: viabilizem-se junto às deputadas e aos deputados, pois sem convergência não há governabilidade. E sem governabilidade, sofre o país. Sofre a população”.

Conciliação

Em entrevista ao ParaibaOnline, no final de semana, Hugo Motta comentou que “sempre tivemos um perfil conciliador”, e que estava confiante em aglutinar apoios de todo o espectro partidário da Câmara.

“Abrangente”

“A construção da presidência da Câmara é uma construção abrangente, diante de um país dividido e radicalizado. É preciso ter à frente do Poder Legislativo alguém com equilíbrio necessário para garantir o funcionamento da casa, e com muita serenidade conduzir os grandes temas”, acrescentou Motta.

´Dote´

A bancada do PT na Câmara Federal está pedindo uma ´contrapartida´ para fechar o apoio a Hugo Motta: a indicação da próxima vaga a ser aberta do Tribunal de Contas da União.

O detalhe

Essa vaga no TCU seria para a deputada Gleisi Hoffmann (PR), atual presidente nacional do PT, ou para o atual líder do PT na Câmara, deputado Odair Cunha (MG).

Resgate

O ´andar de cima´ do PT está ´assanhado´ desde que o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Padilha, comentou os resultados da eleição do último domingo em entrevista ao canal de notícias CNN Brasil.

Olhar pra si

Padilha avaliou que o PT (seu partido) precisa realizar “uma avaliação profunda” acerca do acanhado desempenho nas eleições deste ano.

Retomada

Para ele, o partido precisa “voltar a ser um partido com mais protagonismo, sobretudo nas grandes cidades, nas médias cidades”.

´Amnésia´

A deputada Gleisi Hoffmann reagiu enfaticamente, via redes sociais: “Temos de refrescar a memória do ministro Padilha o que aconteceu conosco desde 2016, e a base de centro e direita do Congresso que se reproduz nas eleições municipais, que ele bem conhece”.

´Faça sua parte´

“E estamos numa ofensiva da extrema direita. Ofender o partido fazendo graça, e diminuir nosso esforço nacional não contribui para alterar essa correlação de forças. Padilha devia focar nas articulações políticas do governo, de sua responsabilidade, que ajudaram a chegar a esses resultados”, emendou a presidente petista.

Despedida

Morreu na madrugada de ontem no Recife (PE) o médico Walter Leite Braga, aos 95 anos.

Ele era irmão do ex-governador (já falecido) Wilson Braga.

Da boca de…

“… (Artur) Bolinha receba o meu abraço e o meu reconhecimento, por ter deixado diferenças de lado para focar no que é mais importante…” (prefeito Bruno Cunha Lima).

Nova missão

Presidente do SindCampina, o empresário Divaildo Bartolomeu de Lima Júnior assumiu (dias atrás) a representação sindical regional, no âmbito do Nordeste, da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Cobrança

O Republicanos na Paraíba começa a entoar o discurso de que o senador Efraim Filho (União Brasil) deve reciprocidade à legenda nas eleições de 2026, diante do destemido apoio para elegê-lo senador em 2022.

´Poucas…

O deputado-presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (REP), relativizou a possibilidade de Efraim vir a ser lançado candidato a governador pelas oposições.

… Fichas´

“Efraim é o ´plano ´D´ ou ´E´ das oposições, que têm Pedro (Cunha Lima), Romero (Rodrigues), Cássio (Cunha Lima), Bruno (Cunha Lima) e Veneziano (Vital) para depois chegar em Efraim”, elencou Galdino.

“Carinho”

Particularmente acerca de Veneziano, Adriano observou que ele conta “com o carinho do presidente Lula, que realmente tem por ele uma preferência aqui na Paraíba”.

Encontro…

O deputado estadual George Morais (União Brasil) esclareceu que não resta credor nem devedor com relação à aliança que o seu partido e o Republicanos firmaram em 2022, e que resultou na eleição de Efraim Filho para o Senado.

… ´De contas´

“O combinado não sai caro. O União Brasil cumpriu a parte dele, o Republicanos cumpriu a parte dele. Somos gratos, mas não somos devedores”, acentuou George, irmão do senador.

Não hesita

George salientou que Efraim “já deu todas as mostras necessárias e suficientes de que é um político corajoso, audacioso e persistente”.

Intacta

Ele frisou adicionalmente que “a base de oposição continua unida. É a mesma que deu mais de 1 milhão de votos a Pedro Cunha Lima em 2022”.

Prazo dado

Sumido nas últimas semanas do processo eleitoral, o deputado estadual Fábio Ramalho, presidente do PSDB na Paraíba, reapareceu ontem na Assembleia Legislativa para informar publicamente que o deputado Romero Rodrigues (Podemos) segue sendo o nome preferencial das oposições para disputar o governo estadual em 2026, mas terá que assumir a condição de pré-candidato até janeiro próximo (2025).

“Armação”

“Uma armação dos adversários”. A expressão foi utilizada pelo prefeito Cícero Lucena (PP-JP) em entrevista ao canal CNN Brasil, para se referir às denúncias que envolvem a sua esposa Lauremília Lucena.

Em aberto

Em outra entrevista, à ´Arapuan FM´, Lucena não confirmou que apoiará a reeleição do presidente Lula em 2026, com o argumento de que “participo do projeto do PP”, e “para onde” o PP for “vou seguir”.

Sob análise

Cícero disse que fará mudanças em sua equipe de governo e que “está discutindo” com a sua filha Janine a possibilidade de ela reassumir o cargo de secretária executiva da Secretaria de Saúde.

´Ladeira abaixo´

O prefeito da Capital comentou que seu antecessor (e adversário nas eleições deste ano) Luciano Cartaxo (PT) “só vai piorar eleitoralmente”.

Cícero opinou que o governador João Azevedo (PSB) só deveria aceitar a permanência de Cartaxo em sua base política na Assembleia Legislativa “se achar que” o deputado “foi correto com ele (João)”.

 

Os ´respiradores´ da época da pandemia ainda provocarão falta de ar em muita gente…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.