Prefeito ´endurece o pescoço´
Foto: Leonardo Silva
Publicidade
´Amadurecendo´
Novamente instado a falar sobre o seu futuro político, João Azevedo disse que a candidatura ao Senado “é uma definição que está a cada dia mais se consolidando”.
“Está muito claro isso para todo mundo, para mim pessoalmente e para todo o grupo político. É o ´plano A´, é a tendencia que eu coloque o meu nome realmente para o Senado no próximo ano”, acrescentou.
Premissa
Esta Coluna, há muito tempo, reivindicava humildemente neste espaço a modernização da iluminação pública do estádio ´O Amigão´, devido à defasagem que era observada, o que também acarretava um imenso gasto com energia elétrica para uma deficiente qualidade.
´Fiat lux´
Nesta segunda-feira, essa conquista para o futebol da Paraíba foi consumada no ´Amigão´ e no ´Almeidão´, em João Pessoa.
Incabível
Dessa maneira, é reprovável, sob todos os aspectos, as vaias e xingamentos direcionados ao chefe do Executivo estadual quando da entrega solene da melhoria, antes do jogo entre Treze e Horizonte no ´Amigão´.
Faz parte
É normal (e humano) que a pessoa física do governador da Paraíba tenha as suas mais diversas opções, até mesmo futebolísticas, como é o caso de João Azevedo Lins Filho como torcedor do Botafogo de João Pessoa.
Meia volta
Diante da recepção adversa num dia de festa, certamente inesperada, o governador passou pouco tempo no estádio.
´Pipoco´
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deverá ter um aumento de 50% nas despesas com o pagamento de aposentadorias e pensões e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) até 2040, projetou um estudo do Centro de Liderança Pública (CLP) publicado pelo jornal O Globo.
Nas alturas
Com o envelhecimento da população brasileira, os gastos do INSS deverão subir R$ 600 bilhões nos próximos 15 anos.
Para 2025, o valor é estimado em R$ 1 trilhão 150 bilhões.
O nome do ´chefe´
Candidato ´in pectore´ (do peito) do presidente Lula à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores, ´Edinho´ Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP), foi eleito neste domingo (já no 1º turno).
É importante destacar algumas de suas declarações sobre o futuro petista.
Unificação
“O partido tem que se unificar para a gente enfrentar as dificuldades que estão colocadas e obter sucesso naquilo que é o centro da nossa tática, que é a reeleição do presidente Lula. E eu vou trabalhar incansavelmente pela unidade do PT.
Olhando para 2030
“Quero reproduzir aqui uma frase do presidente Lula, que para mim ela é histórica e emblemática: ‘o sucessor do presidente Lula não será um nome. O sucessor do presidente Lula será o PT’”.
Vulnerabilidades
“É impossível o PT não ter uma proposta de segurança pública que unifique nosso discurso nacionalmente. Nós precisamos urgentemente formular uma proposta de segurança pública. O partido tem que ser muito mais protagonista no debate da transição energética, da urgência climática”.
Sem diálogo
“Nós temos que melhorar nosso funcionamento, nossa organização, para que a gente dialogue com a nova classe trabalhadora, para que a gente dialogue com as comunidades evangélicas. É nítida nossa dificuldade de diálogo com as comunidades evangélicas”.
Fortalecimento
Na Paraíba, a deputada estadual Cida Ramos também conseguiu ser eleita presidente estadual do PT no 1º turno.
“O momento é de unidade de ação”, proclamou Cida, antecipando em seguida que “vamos nos fortalecer para entrar no debate de 2026 com muita capacidade interventiva e com muita unidade política”.
Credenciais
Cida sublinhou que o PT permanecerá integrando a base política de João Azevedo, mas ressalvou que “jamais aceitaremos entrar como partido de segunda linha” no debate sucessório do próximo ano.
“Temos o presidente da República”, pontificou.
Maioria folgada
Outra eleição definida no 1º turno foi a de Josenilton Feitosa (cerca de 70% dos votos apurados) para presidir o PT de João Pessoa.
Sem proximidade
O novo dirigente petista ressaltou que o partido na Capital é oposição à gestão do prefeito Cícero Lucena (PP).
Só lembrando
Há poucos dias, Jackson Macedo, ainda presidente estadual do PT/PB, convidou Cícero para se filiar ao partido e disputar o governo estadual.
Tratativas
Dirigentes do Podemos na Paraíba, o ex-senador Marcondes Gadelha e o suplente de deputado federal Leonardo Gadelha tiveram um encontro com o presidente do Partido Liberal no estado, ex-ministro Marcelo Queiroga.
´Tamo juntos´
Em entrevista, o deputado federal Cabo Gilberto (PL) disse que Leonardo e Marcondes sinalizaram positivamente no tocante ao (a) presidenciável do PL em 2026.
´Bisturi´
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, suspendeu a contratação de diversos serviços no governo federal, como realização de eventos e emissões de passagens aéreas internacionais na classe executiva (exceto para o ministro), visando reduzir despesas da pasta neste ano.
Na Serra
O ministro dos Transportes, senador (licenciado) Renan Filho, estará na próxima sexta-feira em Campina Grande, na companhia do senador Veneziano Vital (MDB), para acompanhar a chegada dos primeiros dormentes (trilhos de aço) para a implantação na cidade do VLT (veículo leve sobre trilhos).
Rescaldo sertanejo
Diante das declarações de João Azevedo no Sertão, na última semana – sinalizando que a chapa majoritária governista já tem ´cadeira cativa´ para Lucas Ribeiro (PP), reeleição para governador; o próprio João, para o Senado; e a “segunda vaga” de senador para o Republicanos (prefeito Nabor Wanderley), o prefeito Cícero Lucena (PP-JP) reagiu ontem quase ´trincando os dentes´: “Eu espero que o partido (PP) e a base do governo tenham bom senso na escolha do candidato”.
– Só aceito ser descartado pelo povo ou por Deus – bradou Cícero.
Tradução literal: Cícero não vai aceitar (ou ficar no PP) se não for o nome escolhido pera a disputa do governo.
O que Adriano Galdino acertou com a ministra Gleisi Hoffmann?…
Publicidade