Arimatéa Souza

Prefeito arranca a ´ré´ da ´caixa de marcha´

Arimatéa Souza
Publicado em 27 de setembro de 2025 às 0:08

Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline

Publicidade

´Cara a cara´

Empresas prestadoras de serviços ao SUS (Sistema Único de Saúde) remeteram um ofício ao prefeito Bruno Cunha Lima e ao Conselho Municipal de Saúde relatando as dificuldades financeiras que estão enfrentando por conta de atrasos no pagamento de serviços prestados.

É solicitada (renovadamente) uma audiência para tratar da instabilidade dos pagamentos, uma vez que com “a manutenção dos atrasos, declaramos o iminente colapso financeiro, com risco real de paralisação das atividades”.

Pacto

Conforme o documento, em 30 de maio último foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) na Promotoria de Saúde, “tendo como pactuantes os hospitais da rede complementar, o secretário de Saúde, Dunga Junior, o secretário de Finanças, Gustavo Braga, o procurador do Município, Paulo Porto, além do Ministério Público, representado pela Dra. Adriana Amorim”.

Descumprimento

Na ocasião – segue o texto – ficou estabelecido que a Secretaria de Saúde efetuaria o pagamento aos hospitais conforme a Portaria GM/MS nº 2.617/2013, ou seja, em até cinco dias úteis após o recebimento do recurso financeiro da MAC (Média e Alta Complexidade).

“Contudo, as obrigações pactuadas não foram cumpridas e os atrasos permanecem”, lamentam.

Efeito imediato

Os subscritores do oficio enfatizam ainda que “a maioria dos hospitais signatários sequer conseguiu efetuar o pagamento dos salários de seus funcionários, afetando diretamente cerca de 2.000 famílias que dependem do trabalho nestas instituições. Os atrasos recorrentes vêm agravando o déficit das entidades, ocasionando multas contratuais, passivos trabalhistas e, sobretudo, comprometendo a continuidade dos serviços”.

Breque

Por fim, é avisado que “para preservar minimamente a sobrevivência das entidades, caso não haja providências imediatas para regularizar os pagamentos e promover reunião com as instituições signatárias, a fim de discutir soluções para a crise, os serviços poderão ser paralisados a partir de 30 de setembro de 2025”.

Quem assina

Antonio Maia, diretor do Instituto Neuropsiquiátrico de Campina Grande – Clínica Dr. Maia; Derlópidas Gomes Neves Neto, presidente da Fundação Assistencial da Paraíba – FAP; Wolner Targino, diretor do Hospital Antônio Targino; José Marcos de Lima, diretor do Hospital Clipsi; e Saulo Freire, diretor da Oftalmoclínica.

Quitações

No final da tarde de ontem, a Secretaria de Saúde da PMCG divulgou uma Nota informando que “teve início a execução do cronograma financeiro de repasses destinados a hospitais e clínicas da rede complementar do SUS no Município”, e que “ao longo da próxima semana o restante dos pagamentos será feito aos estabelecimentos privados credenciados, garantindo a regularidade dos serviços”.

Retorno

A juíza federal Helena Delgado Fialho assumiu ontem, pela segunda vez, uma cadeira no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

Recorrente

“Nós temos algo que vem se repetindo em várias eleições, que são as ´fake news´, inteligência artificial, interferência da pós-verdade dentro dos debates e das formas de linguagem, e isso é algo que deveremos ter algumas intercorrências”, assinalou.

Tudo diferente

Noutro momento de seu discurso, a juíza fez uma invocação histórica e citou o filósofo Heráclito de Éfeso: “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou”.

“A essência”

A magistrada lembrou que embora já tenha integrado a Corte, vivencia uma nova experiência: “Essa reflexão nos mostra que as águas mudam e nós também. Como foi dito, não sou novata nesta casa (…) Não sou a mesma Helena que chegou a este Tribunal, em 2003. Mudamos o tempo todo – e isso é bom, simbólico e inevitável. O que permanece é a essência”.

Aprendizado diário

“Nesse tempo, atualizei-me com novas tecnologias, enfrentei desafios, mas mantive a leveza da alma e a disposição para aprender, mesmo após 30 anos de magistratura e 20 de magistério. Retornar ao TRE-PB é mais do que um desafio — é a oportunidade de reencontrar amigos e fortalecer laços. Apesar da experiência acumulada, sigo aprendendo a cada dia”, acrescentou Helena Fialho.

Comenda

Em sessão especial, a Assembleia Legislativa concedeu ontem o Título de Cidadão Paraibano ao jornalista Antônio Vieira Lima Júnior, da TV Cabo Branco.

A homenagem foi proposta pelo deputado Bosco Carneiro (Republicanos).

Coroamento

“É uma honra muito grande e confesso que esperava muito esse momento, porque, embora eu seja de nascença fluminense (Niterói-RJ), minha vida foi construída toda na Paraíba e eu me considero, sempre me considerei um paraibano de coração. E nada mais satisfatório e alegre para mim do que receber essa homenagem. Esse momento coroa uma caminhada, uma história que eu tenho com a Paraíba”, agradeceu o homenageado.

Interinidade

Felipe Gadelha, secretário executivo de Finanças de Campina Grande, está respondendo pela titularidade da Pasta em função das férias do titular, Gustavo Braga, durante 30 dias.

Mudança…

Nesta sexta-feira, Bruno Cunha Lima consumou o que estava sendo ´desenhado´ há meses: o aproveitamento de integrantes de sua base parlamentar no secretariado municipal.

… Na equipe

A vereadora Fabiana Gomes (União) vai assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia, abrindo espaço para o suplente da vez, Plinio Gomes, irmão do deputado estadual Sargento Neto.

Situando

A Secretaria de C&T era comandada por William Tejo Filho, na chamada ´cota´ do partido Solidariedade (SD), legenda dirigida no estado pelo deputado estadual Eduardo Carneiro.

O detalhe

O SD é o partido que também tem o comando da AMDE (Agência Municipal de Desenvolvimento), presidida pelo empresário e ex-vereador Emerson Cabral.

´Carimbado´

Quarta-feira última, o site Metrópoles noticiou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu aval para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputar as eleições presidenciais com seu apoio.

O detalhe

O acordo foi costurado com os líderes do PP e do União Brasil.

´Se me chamar…

Nesta sexta-feira, foi divulgada uma entrevista da ex-primeira dama do país, Michelle Bolsonaro (PL), admitindo ao jornal britânico The Telegraph a possibilidade de concorrer à Presidência da República em 2026.

… Eu vou´

“Eu me levantarei como uma leoa para defender nossos valores conservadores, a verdade e a justiça. Se, para cumprir a vontade de Deus, for necessário assumir uma candidatura política, estarei pronta para fazer o que Ele me pedir”, afirmou Michelle.

Sábado é dia de poesia

“… Lá vem o sol/ Para derreter as nuvens negras/ Para iluminar o fim do túnel/ E a luz do céu/
Para inspirar os seus desejos/ Pra fazer você encher o peito e cantar…” (Marisa Monte, cantora e compositora).

Serviço

Veja a música aqui.

Da boca de…

“… Todos os senadores são frouxos, inclusive os do PL, sem exceção, porque não seguram o que comem…” (deputado federal Cabo Gilberto, do PL/PB, em entrevista à rádio Bandnews).

Em tempo

O senador Efraim Filho deve (pelo menos) ter pensado: aonde eu fui cair.

Passou rápido

Em sessão extraordinária realizada na tarde de ontem, a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, de forma unânime, um remanejamento no orçamento municipal da ordem de R$ 61 milhões 655 mil.

Abrangência

As movimentações englobaram o Gabinete do Prefeito, Procuradoria Geral do Município, Secretaria de Cultura, Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, Secretaria de Serviços Urbanos, Fundo Municipal de Assistência Social, Fundo Municipal de Saúde e STTP, bem como a Secretaria de Saúde.

Sob protesto

A bancada de oposição renovou as críticas à gestão orçamentária da PMCG, mas optou por referendar a matéria em função do ´interesse público´.

Vinculação

A vereadora Waléria Assunção (PSB) registrou dados do Conselho Municipal de Saúde que apontam os gastos com a folha salarial da Secretaria de Saúde chegando a 62,6% do orçamento da pasta.

Afago

Após a aprovação, o vereador Luciano Breno (Avante) realçou “o gesto nobre da oposição nesta Casa”.

´Ao vivo´

O vice-prefeito campinense Alcindor Villarim (Podemos) acompanhou a votação nas dependências da Câmara, ao lado do coordenador político da PMCG, o ex-vereador Nelson Gomes Filho.

“Vocês foram sensíveis numa pauta tão importante”, agradeceu Alcindor após a aprovação.

Na mídia

O jornal Folha de São Paulo destacou a renovação do contrato de concessão da Malha Nordeste, ferrovia de 4.200 km formada por antigos ramais da estatal RFFSA nos estados de Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Foi mencionada a instalação de um VLT (trem urbano) em Campina Grande.

Sem jeito

O prefeito Cícero Lucena (sem partido-JP) rechaçou, ontem, a possibilidade de recomposição com o PP e a base governista na Paraíba.

“Eu considero uma possibilidade bastante difícil, porque eu estando na base não me deram a oportunidade de ser candidato, com certeza não seria agora que vão me dar”, dimensionou.

 

Transação de ´mega imóvel´ em João Pessoa vai agitar o noticiário político…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande