“Penduricalhos” bilionários
Publicidade
Tempo ao tempo
Ao se reportar, mais uma vez, sobre a eleição para prefeito de Campina Grande, João Azevedo comentou que “nós estamos colocando a nossa pré-candidatura (ex-secretário Jhony Bezerra, do PSB), e ela está avançando e se consolidando a cada dia”.
“Se vai haver ou não a possibilidade de união – que eu defendo, em torno de uma única candidatura – só o tempo dirá. Mas cada um tem que se viabilizar na sua proposta. Jhony está conseguindo isto. A Plenária (da última quarta-feira) foi excelente, com participação da população. E isso o que nós temos que fazer”, discorreu o governador.
Ponto nos is
As declarações recentes de João Azevedo e de Jhony Bezerra apontam que as conversações com o deputado Romero Rodrigues (Podemos) involuíram.
Para breve
A empresa Azul pretende apresentar em até três meses uma proposta de fusão com a Gol, noticiou o jornal Valor Econômico.
Da boca de…
“… Nós não temos um diálogo institucional com o governo (Lula) e uma parte importante do partido, inclusive, faz questão de não ter. As declarações do presidente só afastam ainda mais esses que hoje não têm diálogo com o governo…” (ACM Neto, ex-prefeito de Salvador-BA e vice-presidente nacional do partido União Brasil).
Longe das ´metrópoles´
A família Feliciano deverá passar este ano – novamente – ao largo das eleições em João Pessoa e Campina Grande, e colocar ´as fichas´ em algumas cidades interioranas.
Versão
A respeito de notas publicadas na edição de ontem acerca da tramitação do seu pedido de licença (por 121 dias) da Assembleia Legislativa, o deputado Tovar Correia Lima (PSDB) remeteu à Coluna algumas observações, que são reproduzidas a seguir.
Diagnóstico
“Tenho condromalácia patelar nos meus dois joelhos, grau 2 no direito e grau 3 no esquerdo. Todos os anos eu faço exames de rotina para continuar minhas atividades físicas. Além disso, meu pai tem 7 stents e, portanto, todos os anos eu faço exames cardiológicos.
Laudo
“Ainda faço anualmente exames oftalmológicos e endoscopia por conta do meu fatídico refluxo. Fui pesquisar o que seria a Cid M22, e se trata de “M22 – Transtornos da rótula [patela].
Desencontro
“Outra coisa. Quando eu cheguei no forró na casa de Romero (sábado último), Fábio Ramalho já havia saído. Portanto, não nos encontramos e nem nos falamos por telefone já faz pelo menos uns 20 dias.
Faz tempo
“Terceiro e último ponto é que eu venho conversando com Dinho por alguns dias, inclusive se você olhar bem nas redes sociais dele, a foto minha com ele e Adriano tem um local e roupa diferentes do vídeo de ontem (quinta-feira).
Amadurecimento
“Pelo menos 20 dias isso vem sendo amadurecido. Apesar de não ter registro, esse encontro com Adriano (Galdino), por exemplo, foi na quarta dia 26/06 e a licença só foi consumada na terça dia 02/07. 20 dias de encontros e conversas, porém sem registros. Mas o encontro com Adriano tem e tá no Instagram de Dinho”.
Dúvida remanescente
Por que o deputado-presidente Adriano Galdino participou dessas conversações internas do PSDB?
Em tempo
Ainda a respeito dessa questão de licença na ALPB, da que foi solicitada no começo de junho último pelo deputado Fábio Ramalho (PSDB) também consta um atestado médico de três dias, emitido pela Secretaria de Saúde da cidade de Lagoa Seca.
Emitente
De acordo com o site medicosbrasil, o médico que o assinou (Sérvio Túlio M. Firmino) atende numa unidade básica de saúde da localidade Floriano.
O detalhe
O atestado tem duração de três dias e a enfermidade detectada foi infecção (amigdalite).
Simples…
Mas por qual motivo as licenças dos deputados, via de regra, têm um atestado médico de poucos dias para completar a licença integral de quatro meses?
… Assim
É que esse atestado legaliza o recebimento da remuneração integral no mês inicial da licença.
Além do…
O jornal O Globo noticiou que o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), aproveitou a sua recente viagem a Campina Grande para conversar com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) sobre a sua sucessão.
… Forró
Aguinaldo estaria fazendo uma espécie de campanha ´oculta´ pelo cargo de presidente.
E o paraibano não é o nome da preferência de Lira, que já fez a sua escolha pelo baiano Elmar Nascimento, do União Brasil.
Sábado é dia de poesia
“Quero você/ Pode até ser pra sempre/ Pode até ser distante/ Pode até não durar…” (Maria Bethânia, que festejou 80 anos há poucos dias).
Serviço
Veja a música aqui.
Sintomático
Na semana batizada pelo prefeito Bruno Cunha Lima (União) como ´maratona de inaugurações´, o vereador-presidente Marinaldo Cardoso (REP) optou por viajar para Brasília.
Avalanche
A quantidade de ações distribuídas nos Juizados Especiais no ano passado superou o número de processos distribuídos na Justiça Comum.
Detalhamento
Conforme dados divulgados pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), repassados pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, foram distribuídas no Brasil um total de 3 milhões, 638 mil e 646 ações, sendo 1 milhão, 819 mil e 191 processos na Justiça Comum e 1 milhão, 819 mil, 455 nos Juizados Especiais.
Contestações
As estatísticas demonstram que no ano de 2023 foram distribuídos 1 milhão, 294 mil e 73 recursos, sendo que para a Justiça Comum foram 791 mil, 841 processos e para os Juizados Especiais (Turmas Recursais) 502 mil, 232.
Cofres públicos em alerta
Gilmar Mendes, ministro mais antigo (decano) na atual composição do Supremo Tribunal Federal, liberou para julgamento a ação sobre o pagamento de quase R$ 1 bilhão em “penduricalhos” a juízes federais.
Cada beneficiado poderá receber até R$ 2 milhões.
Paraíba deverá volta ao ´mapa nordestino´ das ferrovias…
Publicidade