Arimatéa Souza

´Pela hora da morte´

Arimatéa Souza
Publicado em 4 de janeiro de 2024 às 8:05

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Palavras atemporais

O acompanhamento (e compartilhamento) das pregações e reflexões do papa Francisco já é uma tradição em Aparte.

A seguir, um resumo do que foi dito pelo ´santo padre´ na virada de ano.

Oração do Angelus – dia 31/12

“A Sagrada Família de Jesus, Maria e José. O Evangelho a mostra no templo de Jerusalém, para a apresentação do Menino ao Senhor. Chega ao templo onde leva como presente a mais humilde e simples das ofertas entre as previstas, testemunhando a sua pobreza (…) Chegam na pobreza e parte com uma carga de sofrimento.

“Surpreendente”

“Isto é surpreendente: como é que a Família de Jesus, a única família da história que se pode orgulhar da presença de Deus na carne, em vez de ser rica é pobre! Em vez de ser facilitada, parece ser dificultada! Em vez de estar livre de trabalhos, está mergulhada em grandes dores!

Ensinamento

“O que diz isto às nossas famílias, este modo de viver, a história da Sagrada Família, pobre, impedida, com grandes dores? Diz-nos uma coisa muito bonita: Deus, que muitas vezes imaginamos estar para além dos problemas, veio habitar a nossa vida com os seus problemas.

Como chegou

“Salvou-nos desta forma: não veio como adulto, mas como uma criança muito pequena; viveu numa família, filho de uma mãe e de um pai; passou a maior parte do seu tempo nela, crescendo, aprendendo, numa vida feita de cotidianidade, de escondimento e de silêncio. E não evitou as dificuldades, pelo contrário.

Aos casais

“Penso que é bom, no casal, saber maravilhar-se com o cônjuge, por exemplo, pegando-lhe na mão e olhando-o nos olhos, à noite, durante alguns momentos, com ternura: a maravilha leva-nos à ternura, sempre. A ternura no casamento é bela. E depois, maravilhar-se com o milagre da vida, dos filhos, encontrar tempo para brincar com eles e para os ouvir.

Indagações

“Pergunto-vos, pais e mães: encontrais tempo para brincar com os vossos filhos? Para os levar a passear? E depois, maravilharmo-nos com a sabedoria dos avós. Muitas vezes, excluímos da vida os avós. Não, os avós são fontes de sabedoria. Aprendamos a maravilhar-nos com a sabedoria dos avós, com a sua história. Avós que restituem a vida ao essencial.

Admiração

“E admirar-se com a sua própria história de amor – cada um de nós tem a sua: o Senhor fez-nos caminhar no amor, maravilhar-se com isso”.

Dia 31/12 (Te Deum)

(oração em ação de graças) “A fé nos permite viver esta hora de forma diferente de uma mentalidade mundana. A fé em Jesus Cristo dá uma nova maneira de perceber o tempo e a vida. Eu a resumiria em duas palavras: gratidão e esperança.

Diferencial

“Alguém poderia dizer: ´Mas não é o que todos fazem nesta última noite do ano? Todos agradecem, todos esperam, crentes ou não crentes´. Talvez possa parecer que seja assim, e quem sabe o seja! Mas, na realidade, a gratidão mundana, a esperança mundana são aparentes; falta-lhes a dimensão essencial que é a da relação com o Outro e com os outros, com Deus e com os irmãos. Estão focados no eu, nos seus interesses e assim tem o fôlego curto, não vão além da satisfação e do otimismo.

“Gratidão”

“Pensemos em qual teria sido a gratidão no coração de Maria enquanto olhava para Jesus recém-nascido. É uma experiência que somente uma mãe pode fazer, e que, todavia, nela, na Mãe de Deus, tem uma profundidade única, incomparável. Maria sabe, ela sozinha junto com José, de onde vem aquele Menino. Mas está ali, respira, chora, tem necessidade de comer, de ser coberto, cuidado. O Mistério dá espaço à gratidão, que aflora na contemplação do dom, na gratuidade.

Aprendizado

“A Igreja aprende a gratidão da Virgem Mãe. E aprende também a esperança (…) Maria sempre foi repleta de amor, cheia de graça, e por isso é também cheia de confiança e de esperança.

A caminho

“A (esperança) de Maria e da Igreja não é otimismo, é outra coisa: é fé no Deus fiel às suas promessas; e esta fé assume a forma da esperança na dimensão do tempo, poderíamos dizer ´em caminho´.

Rito mariano

“Coloquemo-nos na sua (Maria) escola: aprendamos dela a viver cada dia, cada momento, cada ocupação com o olhar interior voltado para Jesus. Alegrias e tristezas, satisfações e problemas. Tudo na presença e com a graça de Jesus, o Senhor. Tudo com gratidão e esperança”.

Missa no dia 1º de janeiro

“A maternidade de Maria é o caminho para encontrar a ternura paterna de Deus, o caminho mais próximo, mais direto, mais fácil. Este é o estilo de Deus: proximidade, compaixão e ternura.

Descoberta

“A Igreja precisa de Maria para descobrir o seu próprio rosto feminino: para se assemelhar ainda mais a Ela que, como mulher Virgem e Mãe, representa o seu modelo e figura perfeita para abrir espaço às mulheres e ser geradora através duma pastoral feita de cuidado e solicitude, paciência e coragem materna.

Acolhimento

“O mundo precisa olhar para as mães e as mulheres a fim de encontrar a paz, escapar das espirais da violência e do ódio, voltar a ter um olhar humano e um coração que vê. E toda a sociedade precisa de acolher o dom da mulher, de cada mulher: respeitá-la, protegê-la, valorizá-la, sabendo que, quem fere ainda que seja uma única mulher, profana Deus, nascido de mulher.

“Vazios de paz”

“Irmãos, irmãs, todos nós temos falhas, solidões, vazios que pedem para ser preenchidos. Cada um de nós conhece os seus. Quem poderá preenchê-los senão Maria, Mãe da plenitude? Quando sentirmos a tentação de nos fecharmos em nós mesmos, acorramos a Ela; quando não conseguirmos desembaraçar-nos por entre os nós da vida, procuremos refúgio n’Ela. Os nossos tempos, vazios de paz, precisam duma Mãe que congregue a família humana”.

Angelus – dia 1º

“Maria é Mãe não só porque carregou Jesus no seu seio e o deu à luz, mas porque o traz à luz, sem ocupar o seu lugar. Ela permanecerá em silêncio também sob a cruz, na hora mais escura, e continuará a dar-lhe lugar e a gerá-lo para nós.

´Catedral´

“Com o seu silêncio e a sua humildade, Maria é a primeira ´catedral´ de Deus, o lugar onde Ele e o homem se podem encontrar.

Lembrete

“Mas também as nossas mães, com o seu cuidado escondido, com o seu carinho, são muitas vezes magníficas catedrais de silêncio. Elas trazem-nos ao mundo e depois continuam a seguir-nos, muitas vezes inobservadas, para podermos crescer. Lembremo-nos disto: o amor nunca sufoca, o amor abre espaço ao outro. O amor faz-nos crescer.

Grande carência

“No início do novo ano, olhemos para Maria e, com o coração grato, pensemos e olhemos também para as mães, para aprender aquele amor que se cultiva sobretudo no silêncio, que sabe dar espaço ao outro, respeitando a sua dignidade, deixando a liberdade de se exprimir, rejeitando todas as formas de posse, de opressão e de violência. Há tanta necessidade disto hoje, tanta! Tanta necessidade de silêncio para nos ouvirmos uns aos outros”.

Nomeado

As ´tintas´ do Diário Oficial do Estado publicaram ontem a nomeação do deputado federal Wilson Santiago (Republicanos), pelo governador João Azevêdo (PSB), para ocupar o cargo de secretário de Representação Institucional, em Brasília.

Vaga aberta

O ato propicia a posse do suplente de deputado Raniery Paulino (REP) na Câmara Federal.

Desejo explícito

“Wilson é muito respeitado, tem grande trânsito em Brasília e eu tenho certeza que será um grande secretário para ajudar o estado, o governo, as prefeituras e entidades. Ele tem um olhar municipalista e tomara que ele tome gosto e queira ficar o mais tempo possível”, comentou Raniery.

´Lupicidio´

Carlos Lupi, ministro da Previdência, exagerou ontem na sinceridade: “A fila de espera no INSS não vai acabar nunca!”

Motivação

De acordo com o ministro, são protocolados mensalmente de 900 mil a 1 milhão de pedidos da previdência social.

Redirecionamento

A famosa empresa americana Xerox – que inventou a máquina fotocopiadora – anunciou a demissão de 3 mil funcionários (15% dos contratados) e seu novo foco empresarial: o de máquinas de impressão.

Refeita

O prefeito Bruno Cunha Lima deverá devolver hoje à Câmara de Vereadores de Campina a LOA (Lei Orçamentária Anual), com ajustes para a negociação com os vereadores.

Ministeriáveis

Três nomes estão sendo especulados para assumir o Ministério da Justiça, sucedendo ao futuro ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino: Tadeu Alencar, ex-deputado federal do PSB de Pernambuco; o ex-deputado Elias Vaz (PSB-GO), e Rafael Velazco, secretário de Políticas Penais do referido ministério.

´Aumento na veia´

Os planos de saúde empresariais, modalidade que representa 70% do setor, devem ter neste ano reajuste médio de 25%.

Conforme o jornal Valor Econômico, essa variação, equivalente a quatro vezes a inflação geral.

 

Vem aí um ´exorcismo´ na filantropia…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.