Veto conterrâneo
Foto: ParaibaOnline
Publicidade
Cofre trancado
Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão dos repasses de emendas parlamentares para universidades de oito estados.
A determinação ocorre após esses estados não apresentarem regras de transparência para a utilização das verbas.
´PB no bolo´
A suspensão engloba instituições de ensino superior estaduais e suas fundações de apoio do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.
Da boca de…
“… Ninguém atira pedras em árvore que não dá frutos…” (vice-governador Lucas Ribeiro, do PP, respondendo às farpas do senador Efraim Filho, do União Brasil).
Vem aí
Estreia esta semana no canal do YouTube do ParaibaOnline a 1ª temporada de ´Pelo Avesso´, uma conversa inusual e introspectiva com personalidades.
Leque
O vereador-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, ´Dinho´ Dowsley, ainda filiado ao PSD, disse que três partidos já fizeram convite para a sua filiação, diante da ´guinada´ na direção estadual do partido (saída da senadora Daniella Ribeiro): PSB, Republicanos e Progressistas.
Janela aberta
“Estou avaliando, não fecho as portas para ninguém. Eu pertenço ao grupo do prefeito Cícero Lucena”, comentou Dinho.
Em breve
Ainda este mês deverá ser formalizada a nomeação de Pedro Cunha Lima para a presidência estadual do PSD.
Intacto
O empresário Artur Bolinha disse em entrevista à Rádio Caturité FM (Jornal da Manhã) que vai manter o nome ´Campina Grill´ no restaurante que pretende reabrir até a primeira semana de junho próximo.
Pontual
´Bolinha´ esclareceu que não está enveredando pelo ramo da gastronomia, mas que apenas aproveitou uma ´oportunidade de ocasião´.
Acelerar
O senador Veneziano Vital (MDB) está cobrando que seja colocado em pauta no Senado o projeto que pune os chamados devedores “contumazes”.
Injustificável
“Nada justifica que o Senado esteja há dois anos sem tomar medidas que possam enfrentar uma situação como essa. O governo federal tem culpa. Eu integro o governo, mas nada justifica sua omissão, porque só há poucos meses apresentou-se interessado ao remeter à Câmara (um projeto), e lá dormita”, desabafou o ´V´.
Interrogação
“E por que dormita? A quem interessa que os devedores contumazes continuem a sangrar a economia nacional e a praticar a má concorrência? A quem atende?”, indagou o senador.
Ideia
O horto florestal da Prefeitura de Campina Grande, localizado na localidade São Januário, está com mais de 20 mil mudas de 92 espécies – frutíferas, sombreiras ou ornamentais – para fazer doação à população, de forma gratuita.
Resgate
Da recente solenidade de posse do novo Reitorado da UFCG, é importante (e histórico) resgatar alguns momentos.
A começar pelo discurso da professora Fernanda Leal, primeira mulher a ocupar o cargo de vice-reitora da instituição.
“Desigual”
“A caminhada que fizemos nos 11 centros da UFCG, mais do que a busca por uma vitória em um pleito, foi a oportunidade de conhecermos e reconhecermos que nossa UFCG, além de imensa e potente, ainda é, infelizmente, desigual em relação a direitos, a acessos, a espaços e conquistas. É desigual também em relação à questão do gênero, de raça e de classe.
Reprodução
“(a UFCG) Reproduz, porque não está à parte, tudo aquilo que devemos superar na nossa sociedade mais ampla. Por isso, chego à vice-reitoria da UFCG, junto com o professor Camilo Farias, com o compromisso de lutar para que superemos esses desafios, que ainda impedem que nossa grandeza institucional seja justa e plena para toda a comunidade”.
Caminhada
Trechos do discurso de posse do novo Reitor, professor Camilo Farias: “Eu cheguei nesta casa aos 16 anos. Na graduação e no mestrado, vivenciei os desafios e oportunidades que esta universidade me ofereceu. Trabalhei na monitoria, participei da iniciação científica, fiz estágios e tive a honra de fazer um intercâmbio no Japão. Só a educação e a universidade são capazes de tamanha mudança na vida de um jovem sonhador”.
Equipe
“Escolhemos pessoas que defendem a democracia, que têm capacidade dialógica e que amam esta universidade. Nosso projeto para a UFCG tem compromissos e valores inegociáveis: democracia, justiça social, transparência, ética, desenvolvimento sustentável, inclusão, diálogo, agilidade e indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e gestão”.
Lição de casa
(sua mãe, Elsa Simões) “Sempre dizia que a educação era a solução para o nosso futuro e a melhor herança que ela poderia nos deixar. Minha mãe é professora e eu também, e é essa crença inabalável no poder transformador da educação que nos guiará nos próximos anos”.
´Dia D´
Deverá ser anunciado nesta quarta-feira o relator, na Câmara Federal, do projeto de lei que isenta o Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil por mês.
Dois nomes do PP ´disputam´ a relatoria: Aguinaldo Ribeiro (PB) e Claudio Cajado (BA).
“Histórico de atrito”
De acordo com algumas publicações nacionais, o governo federal defende o nome de Aguinaldo, mas o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e seus aliados resistem, alegando que Ribeiro já foi relator da regulamentação da reforma tributária, além de ter um cargo de relevância como líder da maioria no Congresso, “bem como ter um histórico de atrito” com o ex-presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL), padrinho de Motta, conforme expressão do ´Estadão´.
Se João Azevedo não disputar o Senado, lançará quem na disputa?…
Publicidade