´Papai Noel´ fora de época
Do púlpito aos gestos no cotidiano
Na abertura da edição de 2026 da Consciência Cristã, na noite da última quarta-feira, no Parque do Povo, em Campina Grande, as pessoas presentes contemplaram – mesmo que em forma de armistício – gestos civilizados entre o prefeito Bruno Cunha Lima e Lucas Ribeiro, vice-governador, acima dos desencontros já corriqueiros de natureza pessoal e política entre ambos.
Que bom teria sido se – naquele instante – em louvor também ao futuro da cidade da qual ambos são filhos, tivesse sido proclamado o Provérbio 17:14, notadamente em função do limiar da gestão de Lucas como governante de toda a Paraíba: “O início (ou a continuidade) de um desentendimento é como a primeira rachadura numa enorme represa; por isso resolva pacificamente toda a questão antes que se transforme numa contenda destruidora”.
Serviço
Veja as imagens aqui.
Tema indigesto
Novamente nesta sexta-feira, João Azevedo (PSB) foi instado a falar sobre o tema que (flagrantemente) o irrita: o afastamento do ex-secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, de seu agrupamento político: “As pessoas são livres para tomar decisões. Eu não faço comentários sobre decisão pessoal. Sigam cada um os seus caminhos, para onde acham que serão felizes” – despachou o governador.
O detalhe
João Azevedo optou por não acompanhar o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) nas andanças que ele fará pela Paraíba nesse período carnavalesco.
Apelo à permanência
Sobre o mesmo assunto, Lucas comentou ontem que “tenho dito a Jhony que quero ele conosco, defendendo o projeto que ele sempre defendeu e que acredita”.
Se preciso for
De todo modo, Lucas antecipou que na eventualidade de Jhony se bandear para a oposição, ele próprio encarnará o comando da campanha na cidade: “Eu represento Campina! Sou vice-governador de Campina. Eu conheço Campina!”
Diálogo em curso
Lucas confirmou que tem avançado nas conversações para ter o apoio do deputado federal Ruy Carneiro (Podemos).
Pedido de João
Nominando Diniz Filho, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, comunicou ontem que vai aceitar a sugestão do governador João Azevedo (PSB) e antecipar de março de 2027 para os próximos dias a sua aposentadoria.
Destino certo
Dessa maneira, serão criadas as condições para a escolha do ´supersecretário´ de Infraestrutura do Estado, Deusdete Queiroga Filho, para a vaga a ser aberta no TCE-PB.
Na chapa
Nos bastidores políticos já existe a especulação de que Nominando será suplente de João Azevedo na disputa para o Senado, um espaço que era cogitado para o empresário Dalton Gadelha.
Retrovisor
Na passagem recente de Nominando pela presidência do TCE, a ´Corte de Contas´ foi muito bem tratada orçamentariamente por parte do atual governador.
Aval prévio
Deusdete já guarda ´debaixo do travesseiro´ um documento com a subscrição da maioria dos deputados estaduais à sua postulação.
Simpático à ideia
Ao ser questionado sobre a recorrente citação, por parte do senador Efraim Filho (União), do nome de sua esposa, Juliana Cunha Lima Figueredo, para ser a sua companheira de chapa (vice-governadoria) nas eleições deste ano, o prefeito campinense Bruno Cunha Lima (União) comentou que “a gente fica muito feliz e honrado com essa lembrança, com essa menção ao trabalho que Juliana faz”.
Auscultação
“Vai ser uma decisão dialogada com quem faz parte do time conosco. É uma decisão que não cabe apenas a mim, mas sobretudo a ela. Vamos fazer uma campanha muito bonita, independentemente da formação da chapa”, acrescentou Bruno.
Sob análise
Ao abordar a hipótese de concorrer às eleições deste ano, a própria Juliana disse que “a gente fica muito feliz com a lembrança de ser vice na chapa de Efraim Filho, e a possibilidade de ser candidata a deputada estadual. A gente está avaliando tudo isso, conversando com os nossos aliados e com a nossa família para tomarmos a melhor decisão”.
Da boca de…
“… O navio governista já começou a afundar na Paraíba, já entrou água…” (ex-ministro Marcelo Queiroga, do PL, sobre o ambiente de divisão no grupo de João Azevedo, a partir do rompimento do prefeito Cícero Lucena).
Olha a fila!
Estão protocolados no Senado Federal mais de 70 pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal.
Os recordistas de pedidos são (pela ordem) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.
Sábado é de poesia (e de folia)
“No céu azul destino das estrelas/ Onde o vento sentiu a flor/ A vida, bota pra ferver/ Sabor de mel tempero de perfumes/ Sou louco por você/ A vida, bota pra ferver…” (um dos hits do grupo baiano Asas de Águia).
Serviço
Escute a música aqui.
´Se ligue Lula´
Reflexão da ministra Carmen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, sobre o risco que corre o presidente Lula com a homenagem que a Escola de Samba Acadêmicos de Niterói vai lhe prestar no carnaval do Rio de Janeiro: “Esse não parece ser um cenário de areias claras de uma praia, parece mais ser o cenário de areia movediça. Quem entra, entra sabendo que pode afundar”.
Da boca de…
“… A pior notícia para o governo Lula foi a relatoria do caso Master ter saído de Toffoli e ido para o ministro André Mendonça. Ele é um cara sério que vai fundo nas investigações. E o que tem lá (nas investigações) tem a capacidade de ´resetar´ a República. Ou seja, tem envolvimento de todos os lados e por todos os cantos, e provas cabais…” (senador Efraim Filho).
´De pai pra filho´
Esta semana, a Câmara Federal aprovou o projeto de lei complementar que define as alíquotas de PIS/Cofins da indústria química na transição do ´Regime Especial da Indústria Química (Reiq) para o Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (Presiq)´.
Na prática, segundo o jornal Valor Econômico, o texto aprovado triplica o teto estipulado para os benefícios neste ano.
A estimativa de renúncia fiscal em 2026 é de R$ 3,1 bilhões – grande acréscimo em relação ao R$ 1,1 bilhão previsto no Orçamento deste ano.
Até a quaresma! Feliz carnaval, com muitas alegrias e em paz…