Arimatéa Souza

Os conselhos de João Azevedo

Arimatéa Souza
Publicado em 7 de setembro de 2024 às 0:14

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Quase metade

A disputa polarizada entre dois candidatos é a realidade de 49% (2.748) dos Municípios do Brasil, constatou levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre as Eleições Municipais deste ano.

O trabalho aponta também uma redução de 20% no total de candidatos ao cargo de prefeito, quando comparado ao pleito de 2020.

´Vice-campeã´

A Paraíba aparece como o segundo estado com maior quantidade de disputas polarizadas, perdendo apenas para o Piauí.

Partidos

As três disputas mais frequentes nas eleições municipais deste ano serão entre MDB x PP (168), MDB x PSD (154) e MDB x PL (111).

Capilaridade

Os cinco partidos mais envolvidos em disputas são MDB (900), PSD (753), PP (646), União (523) e Republicanos (434).

A vez dos vices

O advogado Alcindor Villarim, candidato a vice-prefeito de Campina Grande pelo Podemos, foi o entrevistado da noite desta sexta-feira nos estúdios do ParaibaOnline, dentro da série de entrevistas que está sendo realizada em parceria com o programa Conexão Caturité, da Rádio Caturité FM (104.1).

Serviço

Assista aqui a entrevista na íntegra.

No mesmo enquadramento

O ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) conseguiu colocar na mesma imagem o senador Veneziano Vital MDB) e o deputado Romero Rodrigues (Podemos).

Foi no lançamento da candidatura a vereador do empresário Balduino (MDB).

Garimpo

Marinaldo Cardoso (REP), candidato a vice-prefeito de Campina Grande na chapa liderada por Jhony Bezerra (PSB), foi entrevistado esta semana pelo ParaibaOnline.

Veja a seguir trechos de suas declarações.

“Virada…

“Para mim, como eu já estou na política há mais de 30 anos, eu sempre nas minhas entrevistas disse que a política é muito dinâmica. Há momentos na vida que nós temos que mudar de ciclo, e houve a necessidade dessa mudança de ciclo.

… De ciclo”

‘Estou encarando com muita naturalidade e seguindo o ritmo; fazendo uma campanha de forma propositiva, mostrando propostas para a cidade junto com o Dr. Jhony Bezerra. Estamos avançando.

“Ruptura”

“Eu estou vendo com muita naturalidade. Confesso que no início… essa problemática eu já vinha enfrentando há meses, essa questão de uma ruptura, porque já havia motivos. Eu sempre falei que havia motivos e realmente houve motivos. Mas eu tenho evitado me estender nesse ponto, até mesmo porque os espaços que nós estamos tendo é para a gente falar sobre as nossas propostas para Campina, o que nós podemos fazer para melhorar Campina.

“Crítica…

“Durante o período que estive na Câmara, se porventura tiver feito alguma crítica (ao governador) foi uma crítica construtiva, não aquela crítica incisiva, de criticar por criticar. Nas vezes que fiz menção foi ao bom trabalho que o governador tem realizado pela cidade, como a questão da Saúde, as obras do Arco Metropolitano. A questão do Opera Paraíba. Muitas obras que são realizadas pelo governo do estado. Eu nunca fiz críticas.

… Construtiva”

“Às vezes que ia à tribuna era para reivindicar do governo do estado de forma natural. Mas nunca fiz crítica ao governo João Azevedo. Ao contrário. Inclusive, na eleição passada eu já defendia que Romero (Rodrigues) fosse o candidato a vice de João.

Que vice seria?

“Eu tenho a oportunidade de não ser um vice coadjuvante, de ser um vice que possa ajudar a cidade e possar fazer a interlocução política. Graças a Deus, tenho um bom relacionamento com a classe política do município.

Interlocução

“É com essa boa convivência que pretendo fazer com que, por exemplo, na Câmara Municipal exista um bom diálogo, para que nós possamos fazer uma boa administração, porque não se administra uma cidade sozinho.

Centralismo

“Achar que você (prefeito), só a sua opinião é a que vale, só o que você diz é o que é verdadeiro. Nós temos que ouvir, tanto a classe política como a sociedade civil organizada, na qual tenho uma boa penetração.

Convergência

“Cito aqui, por exemplo, a questão da duplicação da BR 230, que foi um marco na história de Campina. Nós conseguimos reunir a classe política, independente de partido político, e fazer uma articulação. E temos uma obra brilhante. É dessa forma que eu pretendo trabalhar, e com certeza nós temos muito a fazer por Campina.

Prioridades

“E vamos fazer junto com o Dr. Jhony, porque já conversei com ele e falamos de algumas obras que são necessárias serem concluídas, como a questão do Hospital da Criança, o Hospital do Idoso, o Hospital Veterinário. Construir duas UPAs (unidades de pronto atendimento), uma no (conjunto) Aluízio Campos e outra na Zona Leste.

Inversão de…

“Eu acho, faço essa crítica construtiva. Houve alguns equívocos de muitas vezes você não ser ouvido (pelo prefeito), passando muito tempo sem ser ouvido. Eu mesmo confesso que na minha opinião o recurso que foi aplicado ali no Parque Evaldo Cruz (Açude Novo) e no Parque do Povo. O Parque Evaldo Cruz é importantíssimo, inclusive sempre lutei para que ali houvesse aquela revitalização.

… Prioridades

“Agora eu não vi a necessidade de se fazer aquele túnel (Parque Evaldo Cruz). O dinheiro daquela ponte poderia muito bem ter sido investido no hospital da Criança.

Alertado

“Tratei também (com o prefeito) sobre a questão do programa Saúde de Verdade. Muitas vezes eu alertei que aquilo ali não dava certo pra Campina, e realmente não deu. Gastou-se muito dinheiro e não resolveu o problema da Saúde.

Monitoramento

“Muitas vezes eu não fui ouvido, e além de não ser ouvido, às vezes, alguns fizeram alguns questionamentos. No dia 5 de novembro (passado), eu publiquei na minha rede social uma obra que foi realizada por mim e o ex-prefeito Romero no bairro do Tambor. Eu tive o prazer de fazer essa republicação. No dia seguinte, estava sendo rechaçado por alguns membros da gestão porque fiz aquela publicação.

Desfecho

“Daí então começaram alguns contratempos comigo e daí  desembocou aonde nós estamos. Eu estou de um lado e hoje o atual prefeito está em outro.

Sem confrontação

“Eu sou amigo de Romero. Não tenho divergência política com ninguém da política paraibana. Procuro sempre fazer. Se nós queremos engrandecer, trabalhar pela cidade, trabalhar pela Paraíba, nós temos que estar sempre em harmonia com quem pode ajudar.

Paciente

“Romero é meu amigo. Estamos de lados opostos. Eu até lamento porque Romero foi uma das pessoas perseguidas, e essa é a grande verdade. Houve alguns problemas. Eu não sei qual a decisão de Romero (para apoiar a reeleição de Bruno). Eu até elogio Romero por ele ter o gesto, a paciência que eu não tive para permanecer.

Apoio mantido?

“A política, como eu disse, ela é muito dinâmica (…) No tocante ao senador Veneziano, continua tendo meu respeito. Eu sou amigo de Veneziano. E é como eu falei: da mesma forma que sou amigo de Romero, sou amigo do senador Veneziano. Como vice-prefeito de Campina estarei batendo na porta do senador, que tenho certeza que ele não negará a Campina”.

Situando

Marinaldo, há alguns meses, declarou apoio antecipado à reeleição do senador Veneziano.

 Esposa na disputa

(por uma vaga na Câmara) “Foi dialogada com o partido (Republicanos), até mesmo porque ela (Aninha) é filiada ao REP e tem um trabalho social junto comigo. (…) O trabalho social que sempre tenho feito ela tem me acompanhado.

Não há muito desgaste

“Eu não vejo a imagem tão desgastada assim da Câmara Municipal. Eu vejo que a Câmara tem cumprido seu papel. As faltas recorrentes de vereadores são um ponto pontual, porque estamos no período eleitoral (…) Não vejo que isso tenha afetado a nossa participação (na campanha deste ano).

“Sentimento”

“Nós vamos mudar a história de Campina. Há um sentimento de mudança na cidade”.

Despedida

Com tristeza, mas com muitas recordações sempre alegres, registro o falecimento no dia de ontem, aos 93 anos, de ´Dona Sevy´, como era conhecida e carinhosamente chamada a proprietária das confecções Fagyd de Campina Grande, uma parceira (desde a fase embrionária) do site de notícias ParaibaOnline.

Lembrança constante

Na maior parte do cotidiano, visto roupas que a sua empresa e sua equipe carinhosamente fabricam há décadas.

Descanse em paz Dona Sevy.

Sábado é dia de poesia

“Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou. Ensinou a amar a vida. Não desistir da luta. Recomeçar na derrota”.

Poetisa Cora Coralina.

Microfone

Hermano Nepomuceno, candidato a vice-prefeito de Campina na chapa encabeçada pelo deputado Inácio Falcão (PCdoB), foi o entrevistado no Jornal da Manhã da Rádio Caturité FM (104.1), em parceria com o ParaibaOnline, nesta sexta-feira.

Serviço

Assista aqui a sua participação, na íntegra.

O ´Manual´ do governador

João Azevedo – com destinatário (s) oculto (s) – verbalizou publicamente nesta sexta-feira conselhos políticos.

Confira a síntese da ´catequese´ eleitoral.

“Eleição se ganha as 17 horas do dia 6 de outubro. Se todo mundo achar que já ganhou, perde a eleição. É um recado que passo, porque essa é uma realidade. Se entrar em ´oba-oba´ ou no ´já ganhou´, perde a eleição. O que existe em eleição é voto trabalhado, é todo dia sair de casa para pedir voto. É fazer campanha até o último dia.

“É claro que os números indicam uma tendência. Mas estamos a 30 dias da eleição. Tem que se concretizar e se manter a tendência”.

 

O PSB/CG aposta no alinhamento automático de Inácio Falcão num eventual 2º turno…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.