Arimatéa Souza

Oposição estica a corda

Arimatéa Souza
Publicado em 5 de dezembro de 2024 às 7:25

Arimatea Souza

Foto: Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Amontoados

Ainda sem solução o impasse entre Câmara e Executivo em Campina Grande.

A pauta de votação está encalhada. Somente com pedidos de remanejamento ou suplementação orçamentária são 25 pendências.

Sem previsão

Na sessão de ontem foi avisado que – provavelmente – a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2025 não será votada até o término do período ordinário da atual legislatura, que acabará dia 20 próximo.

Adiamento

“A culpa não é desta Casa, deixo bem claro”, assinalou em pronunciamento, ontem, o vereador-presidente Marinaldo Cardoso (REP).

“Este orçamento não será votado antes do início do recesso”, prognosticou.

Chamamento

O presidente sinalizou a convocação extraordinária dos edis para votar a LOA, a reforma do Plano Diretor e a reforma do Código Tributário Municipal, se enviada pelo Executivo.

Cara a cara

Existe a cogitação de uma reunião entre todos os edis e o prefeito Bruno Cunha Lima, ainda esta semana, para discutir a origem do impasse – a implantação das emendas impositivas ainda em 2024.

Reparação

Os edis querem também que o Executivo solicite a devolução da LOA e promova a colocação de dotações para as emendas impositivas em 2025.

Inegociável

“Não se negocia a aplicação de lei. Ou o Executivo cumpre ou responde por sua escolha”, pontificou o vereador Olimpio Oliveira (Podemos) acerca do impasse sobre as emendas impositivas, ponderando também que “não tem sequer uma liminar” contra essas emendas.

´Bota fora´

Hoje haverá a votação dos projetos pendentes de vereadores campinenses que não integrarão a próxima legislatura, que começará no dia 1º de janeiro próximo.

Aclamação

De forma unânime, o Colegiado do Tribunal de Contas da União elegeu ontem o paraibano Vital do Rêgo Filho para presidir o TCU a partir de 1º de janeiro próximo.

O detalhe

A posse solene será na próxima quarta-feira, 11.

“Compromisso”

“Há um compromisso, não apenas afetivo, mas funcional, de manter e fortalecer todos os produtos que prestamos à sociedade. Nós amamos o Brasil e é por ele que vamos trabalhar, pelo cidadão brasileiro”, declarou Vital após a proclamação do resultado.

Inseparável

No local que Vitalzinho ocupa no plenário do TCU existe – permanentemente – uma foto de seu pai, o inesquecível e ímpar Vital do Rêgo.

O detalhe

Como vice-presidente foi eleito o ministro Jorge Oliveira.

O ´gordo´

Por iniciativa meritória do vereador-presidente Marinaldo Cardoso, foi aprovada ontem na sessão do Legislativo campinense a denominação de Rômulo José de Gouveia ao plenário da ´Casa de Félix Araújo´, sede do Legislativo municipal.

´Chega mais´

O deputado-presidente Adriano Galdino disse dias atrás, em sessão da Assembleia Legislativa, que o deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade) foi convidado para se filiar ao Republicanos e concorrer a um mandato na Câmara Federal em 2026.

Com antecedência

O deputado federal Mersinho Lucena (PP), filho do prefeito pessoense Cícero Lucena (pp), disse em entrevista que o governador João Azevedo (PSB) tem de anunciar aos aliados, ainda em 2025, se vai ou não se candidatar ao Senado em 2026.

Deus nos acuda

A média DIÁRIA de casos de ´violência autoprovocada´ (suicídio) atendidos pelo Hospital de Trauma de Campina Grande é de 4,5 pessoas.

Interação

O deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos) trocou recentemente ´dois dedos de prosa´ com o presidente Lula.

Claro, o tema principal foi a candidatura de Motta à presidência da Câmara Federal.

´Nas rédeas´

Dois partidos da oposição em Campina Grande vão baixar resoluções para obrigar os seus vereadores a votarem para a presidência da Câmara Municipal de acordo com a orientação das direções municipais das legendas.

Decisão tomada

“Republicanos e PSB vão fechar questão na votação da presidência”, afirmou ontem o ex-prefeitável Jhony Bezerra (PSB).

´Flertando´

O socialista disse na ´Correio FM´ que “tem um nome (de candidato a presidente) que temos dialogado bem (…) Saulo (Germano, do Podemos) é um vereador que a gente tem uma boa relação”, enfatizou Jhony.

Incomodado

O ex-prefeitável tornou a fazer críticas a outro postulante ao cargo de presidente da Câmara: “O que me incomoda é a oposição votar com Alexandre (Pereira), que é o candidato do prefeito”.

O ´comandante´ da oposição

Jhony Bezerra afirmou que “o governador João Azevedo” o designou para fazer a articulação política da oposição em Campina”.

 

Oposição ´endureceu o pescoço´ na disputa pela Reitoria da UFCG…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Sra. Caixas Emabalagens personalizadas