´Operação-abafa´ na cúpula do Congresso Nacional
´Velhinho´ animado
Neste final de semana, o jornal O Globo publicou que o presidente Lula, 80 anos, decidiu participar do desfile do Galo da Madrugada, no sábado de Carnaval, no Recife (PE).
Resgate
O evento que o PSD realizou na última sexta-feira, em Campina Grande, para oficializar o apoio à pré-candidatura do prefeito pessoense Cícero Lucena (MDB) a governador, conteve pronunciamentos que merecem realce, até para registro histórico.
Mas também momentos marcantes. Houve o cumprimento de Cícero à ex-primeira dama do Estado, Glória Cunha Lima, cujas imagens podem ser vistas no Instagram do ParaibaOnline.
Vinte anos depois
“Após descaminhos e embates em campos opostos, Cicero Lucena e Glória Cunha Lima se reencontraram afetiva e emocionadamente. Foi o prenúncio de um recomeço, na mesma trincheira. Mas dessa vez em prosa. Sem os versos do poeta Ronaldo Cunha Lima”, escreveu este colunista.
Serviço
Veja aqui as imagens (e se inscreva em nosso Instagram), clicando aqui.
Lado a lado
O mesmo ambiente comportou outra carga de simbologia. Além de Dona Glória, lá estava a ex-senadora Nilda Gondim, que marchará ao lado dela no pleito que se avizinha, fruto da conjunção política e pessoal entre as duas famílias após muitos embates eleitorais.
“Responsabilidade histórica”
“Dona Nilda e Dona Glória representam Vital do Rêgo, Ronaldo, Cássio e Ivandro. Após muitos anos de combates históricos era impensável ter esse palanque. Viva o diálogo, as relações pessoais e a responsabilidade histórica com Campina e a Paraíba”, comentou a principal liderança do MDB paraibano à Coluna.
Garimpo
A seguir, recortes do que disse o anfitrião, ex-deputado Pedro Cunha Lima, presidente estadual do PSD.
Prioridade
“Eu faço política com um objetivo muito claro e definido: transformar a educação pública de nosso Estado. Na Paraíba, no ensino fundamental, apenas 34,9% dos alunos estavam com a aprendizagem adequada em português e matemática no final do ano passado.
Despencar
“Quando a gente avança para chegar no nono ano (do ensino fundamental), esse percentual cai para 13%. Quando a gente vai para o final do ensino médio (3º ano), o percentual vai para o chão: 6,1% dos alunos de nosso estado.
Resumo
“Na Paraíba de hoje, de cada 100 alunos que terminam o ensino médio, 94 ficaram para trás e não aprenderam o que era esperado nessa etapa tão importante e decisiva, que como projeto de vida o aluno merece ter.
“Sagrado direito”
“Se a gente der um passo atrás, para olhar para a alfabetização na idade certa, entre as crianças de nosso estado apenas 56% aprendem a ler e a escrever na idade certa. Não recebem esse sagrado direto.
Premissas
“Vou elencar cinco pilares que não abro mão. O primeiro são as creches. O governo estadual lançou um programa de construção de creches. E das 200 prometidas, 110 estão paralisadas. A gente precisa reagir diante dessa realidade.
Primordiais
“Segundo pilar: colaboração com os municípios. Precisamos de um governo estadual parceiro dos prefeitos (…) Terceiro pilar: estrutura das escolas (…) Quarto pilar: seleção e formação de gestores e de professores (…) Quinto pilar: Olhar sensível e atento para a educação inclusiva.
“Meu governador”
“Cícero, estou confiando firmemente – confiando firmemente! – que no seu governo, no NOSSO governo, haverá essa mudança de comportamento. E é por acreditar nesse compromisso que eu passo a dizer, a partir de agora e em toda a Paraíba, que você é também o MEU governador!
“Granja”
“Numa das conversas que tive com Cicero, eu olhei para ele e perguntei: tu tens vontade de morar na Granja Santana? Alguém achou que eu iria esquecer desse assunto? Eu perguntei, fala a verdade Cícero, tens vontade de morar na Granja? E Cicero, de bate-pronto, firmou o compromisso de fazer daquele espaço – está na hora! – um local de utilidade pública.
“Símbolo”
“Isso pode parecer algo menor, mas não é. É um símbolo. A sociedade sabe que os tempos mudam e todos têm a obrigação na direção do que é óbvio (…) É um local que gasta mais de R$ 1 milhão com feira e tem um policiamento muito maior do que 80% ou 90% dos municípios da Paraíba. A gente não pode se acostumar com o que está posto!
“De corpo inteiro”
“E quero lhe (Cícero) dizer que – COMPONDO ou não a chapa – a gente vai para a disputa com um propósito muito claro: você vai contar comigo por inteiro: de corpo e alma; não sei ser pela metade; não sei fazer pela metade.
Retribuição
“Cícero vai ter de mim a mesma postura que teve no segundo turno (de 2022) este que está aqui do meu lado, o senador Veneziano, que veio de corpo e alma, por inteiro. Deus vai me dar a chance de retribuir esse gesto. Minha mãe (Silvia) me ensinou muito cedo, que a vida é feita de gestos.
Conquista
“Veneziano tinha naquela ocasião todas as razões para correr da raia, para inventar uma desculpa e tomar um caminho mais confortável politicamente. E você estendeu a mão, ficou do meu lado, veio por inteiro. E você (Veneziano) vai contar comigo por inteiro, não apenas retribuindo o gesto, mas também porque descobri que quando a gente se aproxima de Veneziano, ele vai conquistando cada vez mais a gente.
“Com muito gosto”
“Depois do resultado (de 2022), ao longo de todo esse processo de decisões, de quem será o candidato, você (Veneziano) sempre considerou demais esse jovem sonhador. Vou à luta com você com muito gosto e com muita alegria”.
Como é?
O mesmo jornal informou que o MDB pretende testar o nome do ex-presidente Michel Temer, 85 anos, como possível candidato ao Palácio do Planalto nas eleições presidenciais de 2026.
A ideia é incluir Temer na próxima rodada de pesquisas internas do partido para medir seu potencial eleitoral.
Não vai vingar
O presidente da Câmara Federal, paraibano Hugo Motta (Republicanos), sinalizou que a Casa não deve instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o escândalo do Banco Master.
Zero de interesse
Segundo o jornal O Estado de São Paulo, em recente reunião com líderes para discutir a pauta da Câmara, Motta e representantes de partidos da Casa argumentaram que o regimento impede a instalação da CPI neste momento, pois há outros requerimentos e CPIs em andamento na frente da “fila”.
“Ficou claro para os presentes que a CPI não será instalada”, enfatizou o jornal, que igualmente registrou que o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), também “não demonstrou nenhuma disposição para abrir a investigação no Legislativo”.
A mais recente conversa entre João Azevedo e Jhony Bezerra foi “cirúrgica”…