Arimatéa Souza

O senador e a ampulheta de Bruno

Arimatéa Souza
Publicado em 5 de março de 2024 às 0:10

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Sem ´taxímetro´

Os vereadores de Campina Grande foram contemplados, desde o final do ano passado – ´Papai Noel´ existe! – com a locação de um veículo, por parte da mesa diretora da Câmara Municipal.

No total foram 25 carros.

´Penduricalho´

Quase que simultaneamente ocorreu a aprovação da VIAP, que vem a ser uma verba destinada ao custeio de despesas permanentes dos edis, a exemplo do próprio combustível para os veículos disponibilizados, como também para despesas com alimentação e divulgação das atividades parlamentares.

Meia volta

Dois (dos 23) vereadores campinenses formalizaram até o presente a devolução dos veículos: Olímpio Oliveira (rumo ao PP) e Napoleão Maracajá (PT).

Mal estar

“A população vai para o seu trabalho de ônibus, de bicicleta ou no seu próprio carro. Eu não me senti bem. Minha história na Câmara sempre foi de combater privilégios; redução de férias; corte de ponto de vereadores faltosos; já entrei na justiça contra um reajuste (na remuneração dos edis)”, discorreu o petista.

Vários ´preguiçosos´

Napoleão prosseguiu dizendo que os edis “têm um bom salário, trabalham num ambiente confortável; e muitos trabalham pouco”.

Demonstrativo

O edil cobrou do vereador-presidente Marinaldo Cardoso (REP) “uma prestação de contas, como a Assembleia Legislativa faz, do que a Câmara realiza. Seria muito mais produtivo e aceitável”.

Se…

Em entrevista ao jornal O Globo, a ministra da Gestão, Esther Dweck, avisou que só haverá reajuste para o funcionalismo federal se ocorrer “excesso de arrecadação”.

Projeção

A ministra avisou que, por enquanto, a previsão é de correção salarial de 4,5% no ano que vem e mais 4,5% em 2026, de forma linear.

Vagas

Ainda conforme a auxiliar do governo federal, devem ser lançados concursos públicos, até 2026, oferecendo cerca de 10 mil vagas, além das 9 mil já autorizadas.

É gente

45.425 passageiros utilizaram, sábado passado, a tarifa zero no serviço de transporte público de Campina Grande.

Dito e…

O prefeito Cícero Lucena (PP-JP) começou a antecipar as mudanças em seu secretariado, em função do calendário eleitoral.

… E feito

Quem vai às urnas este ano como candidato deixa mais cedo o governo, conforme opção do chefe do Executivo.

Secom

O ex-vereador Marcos Vinícius vai tentar o seu retorno à Câmara pessoense e deixou a titularidade da Secretaria de Comunicação, que passa a ser comandada por seu até agora executivo, o jornalista Janildo Silva.

Outro troca

João Almeida sai da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania para buscar um novo mandato de vereador.

Será substituído pelo advogado Dudu Soares, que é suplente de deputado estadual pelo Solidariedade.

O ´dono da bola´

Secretário de Administração do Estado e presidente do PSB em João Pessoa, Tibério Limeira disse ontem que o “grande líder e pacificador”, que atende pelo nome de João Azevedo, “chegou de viagem para serenar os ânimos e achar um denominador comum para todo este processo” interno no PSB.

Amortecedor

O próprio João, em entrevista, tentou relativizar as desavenças internas no seu partido, que floresceram durante a sua recente viagem a Portugal.

Entre 4 paredes

“Qualquer partido tem as suas discussões internas e continuarão tendo. A gente resolve isso internamente. A gente só não resolve isto através da mídia. Eu tenho o maior respeito pela mídia, mas a discussão não é feita na mídia, mas sim internamente”, comentou o governador.

Precedente

Azevedo recordou que – não faz muito tempo – “todo mundo discutia que em João Pessoa não se fecharia (um acordo dentro do PSB) e foi tudo resolvido. E não foi através de falas ou discursos do lado de fora, mas com trabalho dentro do partido”.

Tolerância

João disse que “nós iremos tratar com muita tranquilidade. Não existe crise nenhuma no PSB. Tem discussão, tem diferença de pensamentos e vamos continuar colocando (discutindo)”.

Outra instância

Ao ser instado a falar sobre a possibilidade de o deputado federal Gervásio Maia deixar a direção estadual socialista, o governador respondeu que “essa não é a principal questão. Essa questão vai ser discutida pela Executiva nacional, que vai escolher o melhor caminho para o partido”.

Tem tempo

“Esta discussão será colocada no momento adequado”, enfatizou João, sem externar explicitamente o desejo de que Gervásio permaneça à frente do comando partidário.

Cátedra

Apesar do volume de trabalho que encara desde janeiro do ano passado no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Alexandre de Moraes encontrou tempo para concorrer a uma vaga de professor titular na renomada Faculdade de Direito da USP – Universidade de São Paulo.

“Novo populismo”

A sua tese tem 298 páginas com foco nas redes sociais e é intitulada: “Direito eleitoral e o novo populismo digital extremista: liberdade de escolha do eleitor e a promoção da democracia”.

Instrumentalização

Conforme reportagem do jornal Folha de São Paulo, ´Xandão´ argumenta que as redes sociais e serviços de mensageria têm sido instrumentalizados por um “novo populismo digital extremista”.

Consumação

A prefeita de Lagoa Seca, Dalva Lucena (PSDB), anunciou ontem o que já se aguardava nos meios políticos locais: desistiu de tentar a reeleição.

Foro íntimo

Ela invocou motivações familiares: a debilidade do estado de saúde de seu esposo, o médico e ex-prefeito Edvardo Herculano de Lima.

Debilidade

“Sinto que nesse momento Edvardo precisa mais de mim como nunca precisou. Ele está muito debilitado, principalmente porque enfrente graves sequelas deixadas pela Covid”, verbalizou a prefeita.

Bumerangue

O comando administrativo de Lagoa Seca – tudo indica – voltará no próximo ano ao comando político do ex-prefeito e atual deputado estadual Fábio Ramalho, presidente estadual do PSDB.

Afivelando as malas

A vereadora campinense Ivonete Ludgério (eleita em 2020 pelo PSDB) avança nos entendimentos para disputar mais um mandato pelo Partido Liberal.

Pulsar…

O instituto Genial/Quaest prospectou a opinião dos brasileiros acerca do ´capitão´ Jair Bolsonaro (PL).

A possível prisão seria um ´ato justo´ para 50% dos brasileiros e injusto para 39% dos entrevistados.

… Das ruas

Acerca da inelegibilidade de Jair, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral, ela é justa para 51% e injusta para 40% das pessoas ouvidas.

Recorte

Os números se invertem entre os evangélicos, uma das principais bases de apoio do ex-presidente.

Entre eles, a prisão seria injusta para 56% e justa para 36%.

Fonte

O levantamento foi feito entre os dias 25 e 27 de fevereiro, com margem de erro de 2.2 pontos percentuais, e os resultados foram divulgados no canal de notícias CNN Brasil.

Acolhida

Presidente estadual do MDB, o senador Veneziano Vital recebeu ontem, na sede estadual do partido, em João Pessoa, o prefeito de Guarabira, Marcos Diogo, a ex-prefeita (e prefeitável) Léa Toscano e a deputada estadual Camila Toscano.

Escolha encaminhada

O ´V´ fez um convite para Léa disputar a prefeitura de sua cidade pelo MDB, mas tudo indica que a opção dela será pelo União Brasil do senador Efraim Filho.

Tríplice aliança

“Temos uma parceria, estamos apenas afinando para uma boa composição em Guarabira”, assinalou o senador.

´Desidratação a conta-gotas´

Veneziano Vital falou à ´Correio FM´ sobre a sucessão em Campina Grande, notadamente a ´novela sem fim´ relacionada à posição do ex-prefeito Romero Rodrigues: “Dia após dia, consumindo momento a momento, favorece a quem? Desfavorece ao prefeito Bruno (Cunha Lima)”.

– Isto é o que todo mundo sabe. Agora, a decisão não compete a mim – arrematou.

 

As viaturas da PF voltarão a trabalhar por aqui…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.