Arimatéa Souza

O rio de ´sete vidas´

Arimatéa Souza
Publicado em 16 de novembro de 2024 às 0:05

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

O exercício da ´autoridade´

Durante recente oração do Ângelus, o papa Francisco discorreu sobre o exercício da autoridade.

É oportuno resgatar trechos, como uma espécie de ´catequese´ para todos nós. É o que segue.

“Valendo-se do prestígio e do poder de que gozavam, os escribas – que liam, transcreviam e interpretavam as Escrituras – eram tidos em grande estima e o povo prestava-lhes reverência.

´De cima´

“Os escribas olhavam para os outros ´de cima´ – o que é muito feio, olhar para o outro de cima para baixo -, assumiam ares de superioridade e, escondendo-se atrás de uma fachada de fingida respeitabilidade e legalismo, arrogavam-se privilégios e chegavam ao ponto de cometer roubos em detrimento dos mais fracos, como as viúvas.

Deturpação

“Em vez de usarem o papel de que foram investidos para servir os outros, fizeram dele um instrumento de arrogância e de manipulação.

“Ostentação”

“E aconteceu que até a oração, para eles, corria o risco de deixar de ser um momento de encontro com o Senhor para se tornar uma ocasião de ostentação de respeitabilidade e de piedade fingida, útil para atrair a atenção das pessoas e obter aprovação.

“Não as imitemos”

“Destas pessoas, Jesus recomenda que nos afastemos, que tenhamos ´cuidado´, que não as imitemos. Pelo contrário, com a sua palavra e o seu exemplo, como sabemos, Ele ensina coisas muito diferentes sobre a autoridade. Fala dela em termos de abnegação e de serviço humilde, de ternura materna e paterna para com as pessoas, sobretudo as mais necessitadas.

Elevação

“Convida quem dela está investido a olhar para os outros, a partir da sua posição de poder, não para os humilhar, mas para os elevar, dando-lhes esperança e ajuda.

Indagações

“Assim, podemos interrogar-nos: como me comporto nas minhas áreas de responsabilidade? Procedo com humildade ou orgulho-me da minha posição? Sou generoso e respeitador das pessoas ou trato-as de forma rude e autoritária?”

´Imortal´

Confirmada para o dia 24 próximo (9h30) a posse de Jessier Quirino como novo membro da Academia de Letras de Campina Grande.

O evento ocorrerá na Vila Sítio São João.

Novo mandato

O prefeito Bruno Cunha Lima informou que está modelando o seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Campina Grande com alguns ajustes, entre os quais a transformação de atuais unidades administrativas em secretarias, a exemplo Secretaria de Direito das Pessoas com Deficiência, Secretaria de Direito e Bem estar Animal, e Turismo.

´Conexão´

“Essa reformulação vai proporcionar uma estrutura administrativa cada vez mais conectada com os nossos dias”, enfatizou o prefeito.

Mantido

Bruno confirmou que Victor Ribeiro permanecerá à frente da superintendência da STTP no seu segundo mandato.

“Vejo o trabalho que Victor tem feito com muitos bons olhos”, acentuou.

Precoce

Sobre política, Bruno comentou que “acho prematuro” falar em decisões sobre as eleições de 2026.

Sábado é dia de poesia

“Abriu minha visão o jeito que o amor/ Tocando o pé no chão, alcança as estrelas/Tem poder de mover as montanhas/Quando quer acontecer, derruba as barreiras…” (grupo Roupa Nova).

Serviço

Assista aqui.

Na ponta…

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) calcula que a redução da jornada de trabalho semanal para 36 horas, em quatro dias por semana (hoje, são 44 horas semanais em seis dias), pode custar R$ 115,9 bilhões ao ano para a indústria nacional.

… Do lápis

O número, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, representa um aumento de 15% no custo total com gastos.

O detalhe

Em setores como extração de petróleo e gás natural, o crescimento pode ser de 19%.

Vai recorrer

A cúpula do PSDB em Campina Grande confirmou que ingressará, em meados de dezembro, com recurso na justiça eleitoral contestando a legalidade de duas candidaturas proporcionais que conquistaram mandatos na eleição de 6 de outubro último.

Diagnóstico

O indispensável Rio São Francisco, que nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e deságua na divisa entre Sergipe e Alagoas, teve uma redução superior a 60% na vazão em certos trechos, segundo estudo da Universidade Federal de Alagoas.

Demanda

Sua bacia é a que concentra a maior quantidade de outorgas.

São 8.328 autorizações de captação de água por negócios que consomem 11,6 trilhões de litros por ano.

Campeã

A produtora de grãos e algodão Santa Colomba é a empresa que mais consome água no Brasil.

Ela tem 14 outorgas que lhe permitem retirar 307 bilhões de litros por ano em dois rios da região do São Francisco, conforme matéria publicada no jornal O Globo.

Geração de energia

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) vem em seguida. Na mesma bacia, tem 22 autorizações para captar 213 bilhões de litros por ano.

Nota do colunista: esta edição foi escrita antecipadamente.

 

E se Lula e Bolsonaro não estiverem na disputa eleitoral de 2026?…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Sra. Caixas Emabalagens personalizadas