O rap do REP
 
							Foto: Leonardo Silva
Publicidade
Imensa dependência
O Brasil possui atualmente 52 milhões 770 mil beneficiários de plano de saúde, o que significa que 75,3% da população do país depende exclusivamente do SUS.
Os dados fazem parte de um estudo inédito elaborado pela entidade República.org com base no DataSUS e foram divulgados pelo jornal O Globo.
Distintas…
A análise por estados escancara o abismo regional na cobertura da saúde suplementar.
Em São Paulo, 59,9% da população depende apenas do sistema público – o menor índice do país.
… Realidades
No outro extremo, Roraima tem 95,7% dos moradores sem qualquer plano de saúde, a maior taxa de dependência do SUS entre as unidades da federação.
Como estamos
As regiões Sul e Sudeste concentram os maiores índices de cobertura privada, enquanto Norte e Nordeste seguem liderando o ranking da dependência do sistema público, com mais de 80% de dependência.
Duas…
A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou ontem o remanejamento orçamentário de R$ 95 milhões solicitado pelo Poder Executivo.
Na parte da manhã, a discussão entre oposição e situação ocorreu a ´portas fechadas´ no gabinete da presidência da Casa.
… Faces
No turno da tarde foi retomada a sessão ordinária, com a bancada de oposição não conseguindo aprovar a emenda proposta ao texto oriundo do Poder Executivo.
Por que será?
Dois edis da base governista – Luciano Breno (Avante), que presidia a sessão, e Ivonete Ludgério (União) – saudaram o vereador ´desgarrado´ recentemente do bloco governista, Alexandre Pereira (União), como líder da bancada governista.
Dependência crônica
Em entrevista ao canal CNN Brasil, o paraibano Vital do Rêgo Filho, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), destacou que 11 agências reguladoras do governo federal “não têm autonomia financeira e não conseguem se manter”.
Da boca de…
“… O governo do estado ADOTOU o Help e o Antonio Targino…” (vereador Rostand Paraíba, do PP, na sessão da Câmara Municipal de Campina Grande, sobre os convênios firmados por dois hospitais campinenses com o governo da Paraíba).
Cenário
Foi num shopping de Brasília, na semana passada, o diálogo entre o deputado federal Gervasio Maia e o dirigente nacional do PSB Carlos Siqueira, ocasião em que o parlamentar paraibano destilou mágoas e reclamações contra colegas de partido no Estado.
Aceite
Siqueira denotou ter assimilado – pelo menos parcialmente – as queixas de Gervásio e aceitou o seu desligamento do novo diretório estadual socialista.
Intercontinental
Ainda nesse terreno vasto das mágoas, Gervásio enviou mensagens para o então licenciado governador João Azevedo (PSB) – que se encontrava na Europa – com restrições a posturas e procedimentos de secretários de Estado.
Votos declarados
O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), com a liberação partidária para que cada filiado faça a sua opção eleitoral em 2026, antecipou os apoios para o Senado: Veneziano Vital (MDB) e Nabor Wanderley (Republicanos).
Casualidade
Ruy e o prefeito Cícero Lucena (sem partido-JP) se cumprimentaram no último final de semana, em encontro casual no edifício onde mora em Campina Grande o deputado-presidente Adriano Galdino.
Sob medida
Essa ´liberação´ definida pelo Podemos vai permitir que o empresário Dalton Gadelha permaneça ligado à legenda e possa eventualmente ser um dos suplentes de senador na chapa de João Azevedo.
Da boca de…
“… Adriano Galdino é um trunfo para todo mundo. Todo mundo querendo que Adriano seja o vice. Lucas quer, Cícero está se babando, Efraim está chorando. Agora, ninguém quer votar em Adriano para governador…” (deputado estadual Tião Gomes, do PSB).
Longe do plenário
O deputado Eduardo Brito (Solidariedade) tirou licença do mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba para tratar “de assuntos particulares”.
Assume o suplente da vez: Dudu Soares.
Soltas no ar
Têm um aparente ar de mistério ou de estratégicas as movimentações recentes de lideranças do partido Republicanos na Paraíba.
´Resistentes´
Num breve resgate, comecemos pelo deputado estadual Felipe Leitão, 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa.
Há poucos dias, ele afirmou que “existem ainda dissidências dentro do partido, como eu, Adriano (Galdino) e o deputado federal Murilo Galdino, entre outros”.
Recuo
Conforme o relato que ele fez, “tinha-se avançado a conversa sobre o apoio a Lucas Ribeiro (PP), mas desandaram. E o jogo zerou novamente. O entendimento voltou à estaca zero, por falta de sintonia política e de entendimento”.
Entrelinhas
À ótica de Leitão, “às vezes, é melhor você TROCAR oito meses por oito anos. Às vezes, você faz um sacrifício por alguns meses, mas você conquista um projeto de quatro, oito anos”.
´Pão e água´
Por fim, um momento de ´sincericídio´ de Felipe Leitão: “Um prefeito hoje de oposição, um deputado de oposição enfrenta muita dificuldade (na Paraíba)”.
Dúvida no ar
O deputado federal Wilson Santiago atestou que “se antecipou muito” o processo eleitoral de 2026 no Estado.
Para ele, “a antecipação; às vezes, atrapalha muito; e atrapalhando, dificulta a relação e a conjuntura política de todos os partidos. As surpresas que terão no futuro serão poucas, mas PODE TER surpresa mais”.
Disputa precoce pela presidência do Legislativo campinense…
Publicidade
 
						 
								 
				 
				 
				
