O ´puxadinho´ da Câmara Federal
Foto: ParaibaOnline
Publicidade
Olhos para Roma
A ´bimilenar´ instituição Igreja Católica começa a escolher hoje o seu novo timoneiro, o sucessor de Pedro, como preceitua a linguagem da entidade.
O fato desperta atenções que ultrapassam o já expressivo universo de 1 bilhão e 400 milhões de católicos espalhados pelo mundo.
Em parte, isso se deve ao fato de a Igreja possuir um inegável peso social e político.
Capilaridade
Na área social, trata-se da instituição que possui a maior quantidade de ações e estruturas nas áreas de saúde, educação e assistência social espalhadas pelo mundo.
Centralidade
O fato de a Igreja possuir um líder é algo que a diferencia de outros credos, alguns quantitativamente mais numerosos, mas dispersos em termos de comando e/ou orientação.
Além do templo
Mas também é verdade que a defesa e a prática do acolhimento protagonizadas pelo Papa Francisco fizeram com que as suas mensagens transcendessem o mundo católico para ressoar entre outras religiões, notadamente as de origem cristã.
Imponderável
Em meio a um Conclave disperso sob o ponto de vista geográfico – são cardeais de praticamente 100 nacionalidades diferentes -, sobressai a convicção de que é temerário verbalizar favoritos.
Os cardeais (133) aptos à escolha do chamado ´bispo de Roma´ são pecadores, falíveis, muitos dos quais de nomeação questionável para o cargo, mas o fato é que além da politica que orbita uma eleição dessa envergadura, aflora o sentimento de que algo divino conduz o processo de escolha para aquele que tiver o preparo, coragem e compromisso com os imensuráveis desafios conjunturais.
Resgate
Em recente catequese, o Papa Francisco realçou: “Mesmo que a nossa história pareça pesada, complicada, talvez até mesmo arruinada, temos sempre a possibilidade de a entregar a Deus e recomeçar a nossa caminhada”.
Subestima
Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida (SP), que tem 88 anos – e por essa razão participa dos preparativos para o Conclave, mas não tem direito a voto -, afirmou ontem que “ninguém quer ser Papa. Quem quer ser é porque não sabe o tamanho da missão”.
Destaques
O prelado disse em entrevista que três cardeais italianos “chamaram a atenção” nas reuniões preparatórias: Pietro Parolin, Matteo Zuppi e Pierbattista Pizzaballa.
Palpite
“Creio que o Conclave poderá durar no máximo quatro dias. Não mais do que isso”, prognosticou Dom Damasceno.
Da boca de…
“… Isso não tem mais perigo. O pessoal aqui já criou juízo…” (cardeal brasileiro Dom Sérgio da Rocha sobre a possibilidade de ser sagrado papa).
Nunca antes
Pela primeira vez, em séculos, tradicionais sedes de arquidioceses influentes não terão um cardeal participando de um Conclave: Milão e Veneza, na Itália, Lisboa (Portugal) e Paris (França).
O detalhe
No século passado, as arquidioceses de Veneza e Milão deram cinco papas à Igreja romana: Pio X, Pio XI, João XXIII, Paulo VI e João Paulo II.
Da boca de
“… O próximo papa não será uma xerox do papa Francisco…” (Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal-arcebispo de São Paulo).
Aposta
A federação entre o União Brasil e o PP, anunciada recentemente, deseja indicar o candidato a vice-presidente na chapa do candidato de direita ao Palácio do Planalto em 2026, informou o jornal Valor Econômico.
Só lembrando
O União Brasil controla três ministérios (Desenvolvimento e Integração Regional, Comunicações e Turismo), enquanto o PP está à frente da pasta do Esporte.
Duas rodas
O presidente Lula quer que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil criem uma linha de crédito para facilitar a troca de motocicletas por entregadores de aplicativos.
Ritmo de campanha
Entre o feriado de 1º de maio (quinta-feira última) e o domingo, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) atendeu a mais de 60 prefeitos paraibanos em Patos e em João Pessoa.
Celeridade
Sem muita discussão nem publicização, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, dias atrás, em ´caráter de urgência´, um aumento na remuneração dos defensores públicos e para os serventuários do mesmo órgão.
Regulamentação
O vereador Alexandre Pereira (União) disse em recente sessão da Câmara Municipal de Campina Grande que cogita apresentar um projeto para regulamentar a propaganda na cidade por intermédio de outdoor.
Designação
Anna Aparecida Perazzo Gomes, filha do deputado estadual Tião Gomes (PSB), vai chefiar o gabinete da nova conselheira do Tribunal de Contas da Paraíba, Alanna Galdino.
Troca na equipe
Anne Kharine da Silva Perazzo foi exonerada do cargo de secretária executiva do Desenvolvimento Econômico do Estado.
Em seu lugar, o governador João Azevedo nomeou Vital da Costa Araújo, ex-prefeito de Araruna.
Matéria-prima
A reportagem ´Queijo coalho: conheça o processo de produção e venda em Campina Grande´, veiculada no Jornal da Manhã da Rádio Caturité FM – e reproduzida no ParaibaOnline – foi escolhida para compor um material didático de Língua Portuguesa destinado a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que a entidade Aprende Brasil Educação está desenvolvendo.
Elástico
No melhor estilo do ´a toque de caixa´, quando o interesse é flagrantemente corporativo, 270 deputados aprovaram, na noite desta terça-feira, o aumento da quantidade já absurda de parlamentares: de 513 para 531 – 18 a mais.
Pouca coisa
O projeto foi votado em regime de urgência e terá um impacto financeiro anual de (inicialmente) R$ 64 milhões e 600 mil.
Relator da matéria, o deputado paraibano Damião Feliciano (União) ponderou que foi um “acréscimo modesto” de 3,5% no quantitativo de parlamentares.
“Consulta não os seus medos, mas as suas esperanças e os seus sonhos…” (papa João XXIII)…
Publicidade