Arimatéa Souza

O pêndulo chamado João

Arimatéa Souza
Publicado em 14 de outubro de 2025 às 0:04

coluna aparte

Foto: Leonardo Silva

Publicidade

Empregos no horizonte

O prefeito Bruno Cunha Lima (BCL) informou ontem que nos próximos dias será divulgada uma ação administrativa que resultará na geração de aproximadamente 2.500 empregos diretos em Campina Grande.

Dois equipamentos

Outro anúncio foi o início da construção, nos próximos meses, de um mercado público no complexo Aluízio Campos, que também ganhará uma policlínica, conforme convênio firmado ontem com o governo federal, via Caixa Econômica Federal.

Publicização

Em entrevista, BCL adiantou que nos próximos dias fará uma “exposição” e mostrará “outras informações que – talvez – as pessoas ainda não estejam sabendo”, com relação às acusações que ele tem sido alvo, originadas pelo empresário Dalton Gadelha, diretor do hospital Help (Fundação Pedro Américo).

À tona

“Vamos trazer a público, dentro de poucos dias, todas as informações necessárias (…) Vamos buscar a responsabilização daqueles que precisam ser responsabilizados. Uma coisa é certa: nós agimos com total transparência (…) Algumas pessoas ainda não se deram conta de que têm que prestar contas dos recursos públicos”, antecipou Bruno.

“Os recursos do SUS não pertencem a uma pessoa em específico”, grifou.

Compreensão

“No momento oportuno, quando isso acontecer, as pessoas vão ter a oportunidade de entender o motivo de alguns desses movimentos (…) e compreender a razão de tanta raiva (…) Quando você contraria interesses, algumas pessoas não se conformam e terminam reagindo”, acrescentou o prefeito.

SOS

Durante a visita de João Azevedo a Campina Grande, ontem, Dalton Gadelha elogiou a iniciativa do governador “de socorrer Campina do maior problema de saúde pública já atravessado por esta cidade”.

Ampliação

Segundo as suas palavras, “quase cinco mil procedimentos” já foram realizados no Help, através do convênio com o estado.

“E nós iremos ampliar muito mais ainda essa assistência, porque é desejo do governador, é compromisso nosso e necessidade da cidade”, adendou.

“Festejar”

Dalton comentou que “tem muita coisa” em andamento na área da saúde pública local; “tem só o que festejar. Infelizmente, a prefeitura não honrou os compromissos”.

“Coisa fantástica”

“É uma coisa fantástica. Encaminhamos a 1ª fatura para o governo do estado ontem (domingo) e o secretário de Saúde (Ari Reis) disse que amanhã (hoje) já passa a pagar os procedimentos que realizamos aqui no hospital”, comemorou o diretor do ´Help´.

Cidade “aliviada”

De sua parte, João Azevedo destacou que “as metas foram superadas (pelo Help), porque em pouco mais de dois meses nós temos mais de 5 mil pessoas que passaram por este hospital com atendimento de excelência. Estamos fazendo a nossa missão. Campina agora respira mais aliviada na questão da saúde”.

“Celebração”

Conforme a assessoria do governador, a visita de ontem de João Azevedo ao Help foi a “celebração da marca de mais de 4 mil atendimentos em apenas 60 dias da assinatura dos convênios”.

Agora é Lula

“Falei ao Papa como, em dois anos e meio, tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”.

Presidente, sobre a audiência de ontem com o Leão 14.

Tem tempo

Lucas Ribeiro (PP), vice-governador da Paraíba, desacelerou, ontem, a expectativa com relação ao seu companheiro de chapa (vice): “No momento certo teremos essa definição”.

Rechaço

O atual vice buscou ´desconstruir´ as declarações do prefeito pessoense Cícero Lucena (sem partido), dando conta de que pretende votar em João Azevedo para senador.

´Bom velhinho´

“As chapas terão dois candidatos ao Senado. Quer dizer que eles lá (oposição) não vão votar num dos seus senadores? Não existe essa lógica! Deixa essa conversa pra lá, é mais fácil acreditar em Papai Noel.

É só avisar

A reação de Cícero foi quase imediata: “Se, eventualmente, fizerem uma avaliação e acharem que não querem o meu voto, não tem problema, tenho outras opções”.

Negativa

Presente à visita de João a Campina Grande, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), garantiu que não está em negociações com adversários do governador em Campina Grande.

Reafirmação

“Não tivemos PRATICAMENTE contatos com a oposição. Nós estamos alinhados com o governador e com os partidos que fazem parte da base do governo. O projeto está sendo construído dentro desse alinhamento político”, assegurou o prefeito.

´Dedos cruzados´

Nabor reforçou: “Não tive contatos com a oposição (ao Estado) em Campina. Estamos seguindo com o governo e esperamos que possamos sair todo mundo unido, e com certeza nós vamos sair”.

Tem “espaço”

Sobre a situação eleitoral do deputado-presidente Adriano Galdino (REP), Nabor mencionou que ele é “um grande companheiro” e que “a gente vai construir tudo isso conversando com ele. É uma pessoa que contribui muito com o Republicanos. Adriano tem um espaço na chapa”.

Recusa

Mas o prefeito patoense registrou – outra vez – que “o partido ofereceu a vaga para o Senado e Adriano não demonstrou interesse”.

O detalhe

Adriano não participou da agenda do governador em Campina Grande.

´Limpa´

No final de semana, Cícero Lucena ´espanou´ (afastou) da administração pessoense auxiliares indicados pelos irmãos Eduardo (deputado) e Fábio Carneiro (vereador), que comandam os partidos Solidariedade e PRD (federação partidária) na Paraíba”.

Rumo à oposição

“Depois de um ato de traição, não existe clima nenhum para eu continuar na bancada de situação”, reagiu prontamente o vereador Fábio, para emendar uma constatação: “João Azevedo tem razão: ele (Cícero) está pensando apenas num projeto pessoal”.

Microfone

Presidente do MDB na Paraíba, o senador Veneziano Vital foi entrevistado ontem no Jornal da Manhã, a maior audiência matinal em Campina Grande e região, na Rádio Caturité FM.

Confira trechos de suas declarações.

Outro candidato…

“Nós não podemos perder de vista a necessidade de fazer a melhor escolha. É preciso ter o melhor quadro que possa fortalecer a chapa majoritária.

… Ao Senado da oposição

“Acho que nós estamos tardando, porque no momento em que você não tem ainda, em definitivo, esse nome, se apresentam demais outros como opção eleitoral. Não podemos retardar mais. Esse prazo tem que ser até o final do ano.

Suplentes

“As suplências você pode definir mais adiante. São importantes, não há dúvida. O momento apropriado não é agora, é mais para a frente.

Quem Lula apoiará…

“Isto está definido, não tem muitas discussões. O próprio presidente e o seu núcleo político já disse de forma explicita. A minha relação com o presidente é uma relação pessoal, de franqueza, de transparência, de afinidade, de carinho e respeito reciproco que nós temos. E o apoio (à nossa reeleição) já foi dita e confirmada de forma muito peremptória, categórica.

… Na Paraíba ao Senado

“Na última vez que estivemos juntos, há cerca de três semanas, o presidente reiterou que temos uma prioridade na Paraíba, que é a nossa reeleição. E, se João Azevedo forma candidato, ele terá o seu apoio. Não há um terceiro nome em termos de apoiamento”.

Adriano adere à oposição?

“Expectativa zero, opinião minha. Eu entendo essa ambiente da política”.

“Muito bem”

Com relação às tratativas com o PT para que a legenda apoie no ano que vem a chapa majoritária de seu grupo político, João Azevedo disse em entrevista que “estão indo muito bem. Nós estamos conversando, fazendo aquilo que a gente sempre fez: dialogando sem imposição nenhuma. A gente tem mantido a relação com o PT nacional e com o PT estadual, respeitando as instâncias”.

“Não tenho dúvidas

“O PT faz parte do nosso governo. Não tenho dúvidas de que vamos estar juntos em 2026! Essa construção está sendo feita. Mas é preciso entender que nós estamos ainda no ano que antecede as eleições. As definições ficarão mais para frente, acredito que em abril do próximo ano”.

A centelha da dúvida (ou da hesitação)

O governador voltou a suscitar dúvidas quanto à sua candidatura em 2026 ao Senado: “O governo termina em 31 de dezembro de 2026. Até lá tem muita coisa que pode ser entregue, evidentemente que TANTO FAZ comigo na cadeira ou com Lucas na cadeira”.

 

A oposição em Patos vai dar sinal de vida…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande