Arimatéa Souza

O Pedro que não é apóstolo e a remissão de ´João´

Arimatéa Souza
Publicado em 12 de fevereiro de 2026 às 0:15

O preço do ´dote´

O ´MDB de guerra´ botou o time em campo na perspectiva de indicar o companheiro de chapa do octogenário Lula na disputa da reeleição este ano.

“Se houver o convite do presidente Lula, ganharemos a convenção nacional. Na última eleição, embora tivéssemos candidata (Simone Tebet), levamos 13 diretórios para apoiar Lula. Hoje, na reeleição, a correlação é, sem dúvida, mais favorável – avaliou o ´calejado´ senador Renan Calheiros (MDB-AL), que completou: “Sem o convite para indicar o vice, teremos muita dificuldade no processo interno”.

“Nosso foco”

Ao avaliar essa análise feita pelo senador alagoano, o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), disse ao jornal O Globo que “nosso foco é na montagem dos palanques estaduais, respeitando a estratégia eleitoral de cada diretório. Essa é uma característica histórica do MDB”.

Na plataforma

Pelo sim pelo não, os nomes especulados para ocupar a posição de vice, caso o MDB “embarque no projeto de reeleição”, são o governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro dos Transportes, Renan Filho (AL).

“Queridinho”

O mesmo jornal registrou que “segundo um petista com assento no Planalto, Lula é fã da capacidade administrativa do filho de Renan Calheiros, que comanda uma das pastas com maior volume de entregas”.

Sinal amarelo

Ainda sobre Lula, na pesquisa divulgada nesta quarta-feira, pelo Instituto Quaest, foi o Nordeste, principal reduto lulista, que puxou a oscilação para baixo do governo: a aprovação caiu na região 6 pontos percentuais – de 67% para 61%.

No páreo

Objetivamente, o deputado estadual Fábio Ramalho (em vias de se filiar ao PSD) afirmou ontem que “nosso nome tem sido colocado à mesa” como uma alternativa para ser o companheiro de chapa do prefeito Cícero Lucena (MDB) na disputa pelo governo estadual.

A declaração foi dada no ´campeão de audiência´ matinal em Campina Grande e região – o Jornal da Manhã da Rádio Caturité FM (104.1).

´Regra três´

Fábio também admitiu que “se isso vier a acontecer”, ele lançará o seu irmão, Fabiano Ramalho, vereador na cidade de Lagoa Seca, para disputar um mandato para a Assembleia Legislativa.

“Ele foi o vereador mais votado nas últimas eleições”, frisou o deputado.

“Enfadonho”

Ramalho projetou que em abril próximo a bancada de oposição na Assembleia Legislativa “já vai estar mais ampla”, até porque (na sua opinião) “já está enfadonho” o continuísmo do PSB no comando do Estado.

“São 16 anos”, ressaltou.

“Grande parceiro”

O deputado licenciado – que pretende ficar na chefia de gabinete do prefeito campinense até o final deste mês – realçou que o senador Veneziano Vital (MDB) “tem sido um grande parceiro político” e da gestão campinense.

´Quase lá´

Sobre o ´segundo voto´ para o Senado, Fábio Ramalho comentou que “estão muito bem adiantadas” as conversações para apoiar o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), pai do deputado federal Hugo Motta (REP).

Testemunho

O médico e vereador Márcio Tarradt Rocha, que ontem foi a óbito, foi um dos mais atuantes e completos vereadores de Campina Grande ao longo das últimas décadas.

Nossas condolências à família.

Sem êxito

O Superior Tribunal de Justiça negou o recurso do ex-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PSB), e manteve a sua inelegibilidade e a pena de 1 ano e quatro meses de reclusão, por conta das agressões praticadas contra a advogada Miriam Gadelha.

Baixa quantitativa

A decisão do STJ enfraquece ainda mais os filiados do PSB na Paraíba que manifestam a intenção de concorrer à disputa de cadeiras na Câmara Federal.

Chamamento

Por sinal, o governador João Azevedo manifestou o desejo de que a vereador campinense Waléria Assunção (PSB) entre nessa disputa.

Adesão lastreada

As ´tintas´ do Diário Oficial da Paraíba publicaram no dia de ontem a nomeação de Ítalo Oliveira para o cargo de secretário executivo estadual de Proteção Animal.

Ítalo é filho do vereador pessoense ´Guga Pet´ (PP).

Reincidência

“Há 14 meses seguidos é a mesma coisa”. Expressão do presidente do Sintab, Frankilin Barbosa, sobre a ocupação no dia de ontem das instalações do gabinete do prefeito campinense, para cobrança de atrasos salariais na área da saúde.

´Beliscão´

Cícero Lucena externou ontem que “já estou feliz da vida, porque a minha candidatura já fez com que João Azevedo desse o maior aumento dos últimos sete anos aos servidores estaduais”.

“E passaram a fazer parcerias e convênios com as prefeituras, que em sete anos não fizeram”, emendou.

´Neo´ vidente

Sobre as projeções do deputado Hugo Motta, presidente do Republicanos na Paraíba, segundo as quais o atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP) já chegará no 1º turno da eleição para governador como o mais votado, Lucena respondeu que “a última vez que ouvi fazer previsões foi com ´mãe Nina´ (mãe Dinah), no final dos anos”.

Braços abertos

Quanto ao ex-secretário de Estado e ex-diretor da Fundação PB Saúde, Jhony Bezerra, o prefeito da Capital disse que “temos conversado, porque nós temos o mesmo propósito em favor da Paraíba. Jhony teve um desempenho muito importante na eleição de Campina”.

“Esse projeto não é meu, esse projeto tem que ser da Paraíba. E quem quiser que ele se consolide, cada vez mais, será bem-vindo”, acrescentou.

“Não estou lá”

Pedro Cunha Lima (PSD) foi provocado ontem a falar sobre a crise na prefeitura campinense: “Eu tenho ciência de que têm salários atrasados; eu tenho ciência de que a cidade tem os seus desafios. Agora, não estou lá tomando as decisões. Claro que me preocupa, mas as decisões não passam por mim. Eu não sou secretário, eu não estou participando do governo. Eu só quero ser responsabilizado pelo que eu faço”, salientou.

Distante

PCL disse que “faz algum tempo” que não conversa com o prefeito Bruno Cunha Lima.

“De fato, não estou acompanhando de perto as decisões da gestão, das secretarias; não conheço o processo decisório e o fluxo de trabalho”, assinalou.

Busca da unidade

Pedro registrou na ´Arapuan FM´ que “tenho buscado ter uma postura de muito respeito à candidatura (a governador) do senador Efraim Filho (União Brasil), que foi meu parceiro nas eleições de 2022. Temos uma boa relação”.

“Estou buscando a manutenção da unidade das oposições, que é um passo importante para ter uma disputa competitiva”, adendou.

Proximidade

O presidente estadual do PSD – que revelou o sonho de ser candidato a prefeito de João Pessoa no futuro – acentuou a intensificação dos contatos com o senador Veneziano Vital (MDB): “Quando passei a conviver mais de perto com ele, eu observei o grau de responsabilidade com que ele faz política”.

“Ponte”

“A gestão do prefeito Bruno teria mais dificuldades se não fosse alguém como o senador Veneziano. E é preciso reconhecer isso”, pontificou Pedro, para complementar: “Veneziano é uma ponte importante com o governo federal, e não só para Campina Grande. Veneziano faz um trabalho de contribuir com o nosso estado”.

Em tempo

Que sonha em – no futuro – ser prefeito de João Pessoa, no presente já abdica de disputar a Prefeitura de Campina Grande.

Não vai ´fechar a porta´

Pedro Cunha Lima posicionou-se quanto a um eventual apoio de Jhony Bezerra à candidatura de Cícero (e, quem sabe, do próprio Veneziano, adenda esta coluna): “Não existe veto, em absoluto, o palanque quem comanda é Cicero. Eu torço para que a candidatura de Cicero cresça. Tem coisa que não passa, não tenho jeito. Mas minha postura é de querer ajudar. Não serei eu que vai fechar a porta, já temos uma disputa desigual”.

– Ele (Jhony) fez uma campanha em 2024 que, na minha visão, desrespeitou uma história; a história de Ronaldo e de Cássio, que se dedicaram a Campina Grande – finalizou.

 

Ministro Toffoli, já não estaria passando da hora de ´pegar o beco´?…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba