O normal que não pode ser normal
Publicidade
Paradoxo
Pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha mostra que 62% da população apoia o banimento dos smartphones nas escolas.
Mas 43% dos pais de crianças de até 12 anos dizem que seus filhos já têm aparelho celular próprio.
Sabedores
A pesquisa também aferiu que 76% da população e 78% entre os que são pais de crianças consideram que o celular traz mais prejuízos do que benefícios ao aprendizado de crianças e adolescentes.
Resgate
Arremate desta Coluna na edição da última quinta-feira: “Olhos para as viaturas…”
Aurora
Quando o sol começou a aparecer nesta sexta-feira, novamente a Polícia Federal foi às ruas de João Pessoa para aprofundar as investigações acerca da perigosa aglutinação entre política e polícia, de forma evidente (mas não pioneira) no processo eleitoral em curso.
´Núcleo do poder´
A mais reluzente face da operação (´Livre Arbítrio´) foi a incursão à residência do vereador-presidente Dinho Dowsley (PSD), assim como a determinação para o seu afastamento do cargo presidencial e do próprio mandato parlamentar, bem como o uso da emblemática tornozeleira eletrônica.
Pedido original
A PF queria ir além e prender o parlamentar, solicitação não acatada pela Justiça.
De viva voz
Recorde-se o leitor que ao retornar à tribuna da Câmara pessoense, no começo desta semana, a vereadora Raissa Lacerda (PSB) externou a sua incompreensão com o fato de ter passado doze dias presa na companhia de assessores de Dinho.
Indissociáveis
A bem da verdade, o que se deduz do trabalho feito pela PF é que Raissa e Dinho têm uma participação expressiva nesse enredo político-policial.
Troca de comando
O produto final da operação da PF, no âmbito da Câmara, é que o poder passou a ser exercido interinamente por um edil da oposição, ´Carlão do Bem´, filiado ao PL.
“Ilações”
Em Nota distribuída à imprensa, o vereador Dinho disse que “tenho sido alvo, nos últimos dias, de ilações maliciosas envolvendo meu nome com motivos meramente eleitoreiros. Tenho 20 anos de vida pública, com cinco mandatos dedicados à população de João Pessoa, sem nenhum processo, denúncia ou indiciamento”.
Sobre rodas
Final de semana novamente de carreatas em Campina Grande: no sábado, aliados do prefeito Bruno Cunha Lima; no domingo, partidários do oposicionista Jhony Bezerra (PSB).
“Dor”
O professor e médico neurocirurgião Luiz Severo lançou, quarta-feira última, em Campina Grande, o livro ´Você não precisa sentir DOR´, por ele debulhado como “um olhar humanizado e integral sobre o sofrimento dos pacientes com dor crônica”.
Retaguarda
“O livro foi escrito com um objetivo: entregar qualidade de vida”, sublinhou o autor quando do lançamento, ocasião em que ele realçou a importância que tem, nesse ´enfrentamento à dor´, uma equipe multifuncional harmonizada.
Carga de confiança
Para Luiz Severo, “tratar uma dor crônica não é uma corrida de 100 metros. É uma maratona”.
Ele observou mais adiante que “os pacientes acham que somos a última solução”, na qual colocam as suas expectativas e esperanças.
“Fé”
“Minha mãe me ensinou que se a gente não tiver fé, não se alcança o que se quer”, enfatizou Luiz Severo para realçar que a força de vontade e a crença no alívio também são fundamentais”.
Na disputa
O advogado campinense Ulisses Lira informou que pretende se habilitar à vaga de membro do Tribunal Regional Eleitoral, na ´cota da OAB´.
Experiência
“Tenho 26 anos de ininterrupto exercício da advocacia e com obra jurídica publicada sobre a Lei da Ficha Limpa”, sublinhou Ulisses à Coluna.
Rito
Para compor o TRE como ´juiz leigo´ (oriundo da OAB), com mandato de dois anos, o passo inicial é integrar uma lista tríplice que o Tribunal de Justiça do Estado escolhe e que posteriormente é encaminhada ao presidente da República para a escolha final.
´Plus´
O presidente Lula criticou esta semana os baixos salários dos professores no Brasil, e disse que pretende criar um programa de incentivo para que candidatos do Enem escolham seguir a carreira da licenciatura.
“Merreca”
“Vai entrar em discussão na minha pauta a questão dos professores. Que é um salário merreca pra quem cuida de 40, 50 crianças em uma sala de aula. Nós vamos ter que tirar um programa de incentivo para alunos que prestarem o Enem fazerem um curso para se transformarem em professores”, discorreu Lula.
Comportamento
Ao comentar sobre a exoneração, “a pedido”, esta semana, de Aline Grisi do cargo de diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de João Pessoa, o vereador Carlão do Bem (PL) disse que a ex-servidora pública “condenou pessoas, execrou moralmente, tratava empresários como criminosos”.
“E por que foi exonerada? Alguém pode me dizer?” – indagou o edil.
Subindo a Serra
Têm sido frequentes as idas a Campina Grande do ´supersecretário´ de Administração do Estado, Tibério Limeira.
Sábado é dia de poesia
“… Você verá que é mesmo assim/ Que a história não tem fim/ Continua sempre que você responde: Sim/ À sua imaginação/ À arte de sorrir cada vez que o mundo diz: Não…” (Guilherme Arantes, compositor. Música imortalizada na voz inconfundível de Maria Bethânia, que vai animar o réveillon 2025 no Rio de Janeiro).
Serviço
Escute a música aqui.
Normalidade
Este colunista entrevistou ontem a presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargadora Agamenilde Dias.
A certa altura, foi perguntado à magistrada se ela imaginava presidir um pleito tão tumultuado, do ponto de vista, em muitos momentos, do fim da fronteira entre o noticiário policial e o político.
– A eleição no Brasil ela sempre hoje se apresenta com uma certa complexidade. Mas a justiça eleitoral está atenta a esses movimentos sociais. Eu considero normal, dentro das expectativas e do que a sociedade brasileira hoje vive – respondeu a desembargadora.
Com ´todas as vênias´, não pode ser normal o que está ocorrendo na capital de todos os paraibanos.
O PL de Campina está apoiando a reeleição do prefeito Bruno?…
Publicidade