Arimatéa Souza

O incansável Hugo

Arimatéa Souza
Publicado em 9 de outubro de 2024 às 1:25

Arimatea Souza

Foto: ParaibaOnline

Publicidade

Eleições ´das emendas´

A Comissão Executiva Nacional do PT divulgou uma avaliação acerca das eleições ocorridas no último domingo, como também uma determinação relativa ao segundo turno, a ser disputado dia 27 próximo.

Conforme o texto, o resultado do primeiro turno mostra um “cenário que mais uma vez favoreceu a eleição ou reeleição de candidatos das legendas da centro-direita e direita dominantes no Congresso Nacional, com acesso a emendas parlamentares bilionárias e no comando das máquinas públicas municipais”.

“Distorção”

“O alto índice de reeleições, que beira os 80% nas cidades que mais receberam emendas parlamentares, confirma essa distorção no sistema político”, reforça o documento petista.

Na ponta do lápis

De acordo com a ´contabilidade´ partidária, o PT passou de 183 para 248 prefeitos e prefeitas, 222 vices e vai disputar o segundo turno em 13 cidades, sendo quatro capitais: Fortaleza, Porto Alegre, Cuiabá e Natal.

Parlamento

Foram eleitos 3.118 vereadores, em chapas compartilhadas com PV e PCdoB na Federação Brasil da Esperança.

“Sem vacilações”

Ao final, o documento da cúpula do PT determina que “vamos nos engajar nas campanhas de candidatos de outros partidos nas cidades onde haverá segundo turno contra candidatos da extrema direita, sem vacilações”.

Pronunciamento

Ainda ontem, Luciano Cartaxo (PT) divulgou uma Nota se reportando ao processo eleitoral do último domingo, cuja síntese é a seguinte:

“Obstáculos duros

“Desde o início desta jornada, antes mesmo da oficialização da nossa candidatura a prefeito, enfrentamos obstáculos duros.

Deslealdade

“Batalhamos contra grandes estruturas, que tornaram a disputa muitas vezes desleal e nada igualitária. Mas seguimos firmes, confiando no legado de trabalho que deixamos na cidade. E isto não se perde em uma disputa eleitoral (…) Seguiremos sempre em frente!”

Descentralização

O bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos anunciou ontem a criação de mais uma paróquia na Diocese de Campina Grande: de São Vicente e Santo Antonio, com sede na cidade de São Vicente do Seridó.

Reconhecimento

O Diário Oficial do Estado publicou a sanção da lei que reconhece a ´Festa da Padroeira da Diocese de Campina Grande´ como “Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba”, conforme propositura da deputada Silvia Benjamin, do Republicanos.

Robusto…

Os candidatos eleitos no primeiro turno pelo PSD, Brasil afora, garantiram ao partido a maior fatia do orçamento das 103 cidades do País com mais de 200 mil habitantes.

… Quinhão

Conforme levantamento do jornal Valor Econômico, a legenda dirigida pelo ex-ministro Gilberto Kassab controlará 11,7% dos recursos de tais municípios.

´Tamo juntos´

O partido Agir – vereador (não reeleito) Bruno Faustino à frente – reafirmou o apoio, no segundo turno, ao prefeitável campinense Jhony Bezerra (PSB), assim como fez a vereadora Jô Oliveira (PCdoB).

Alguém deve sair

Por sinal, tudo indica que não haverá espaços, dentro do Partido Comunista do Brasil, para as candidaturas à deputação estadual, em 2026, da vereadora Jô e de Inácio Falcão.

Reação

Como um assunto puxa outro, Inácio Falcão se pronunciou ontem, por intermédio de suas redes sociais, a respeito do pleito municipal do último domingo.

´Me faz bem´

“Amo Campina Grande, amo o povo da nossa Rainha. Me faz bem cuidar das pessoas e, por isso, me coloquei mais uma vez à disposição para servir ainda mais”, assinalou Falcão.

Sem pressa

Pragmático, Inácio Falcão reserva-se à conclusão das (digamos) conversações dentro da base aliada do governador João Azevedo (PSB) para anunciar a sua posição no 2º turno.

“Sigamos trabalhando por uma cidade melhor e mais justa para todos”, acrescentou genericamente.

“Fazem bem”

“Vamos vencer novamente. Não vamos permitir que o povo da Paraíba, principalmente da capital, retroceda. Essa é uma vitória consagrada e nosso compromisso é continuar lutando para que no segundo turno a gente demonstre que João Pessoa sabe o que quer, e quer Cícero e Léo, que fazem muito bem a esta cidade”.

Governador João Azevedo sobre o resultado eleitoral do último domingo na capital paraibana.

“Propositiva”

Ainda nesse ´pós-eleitoral´, o ex-candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos), divulgou um texto no qual frisa que “procurei fazer uma campanha propositiva, uma campanha da paz e do bem, sempre apresentando as propostas que temos para nossa cidade”.

“Seguir lutando”

“O voto que vocês nos deram, me dá ainda mais disposição para seguir lutando em favor de João Pessoa, na defesa de um melhor tratamento de saúde para todos, em favor de um sistema de ônibus que funcione de verdade, em favor dos jovens e do crescimento econômico para estimular a geração de emprego e renda”, acrescentou.

Opção feita

Nesta terça-feira, de acordo com o que era aguardado, Ruy Carneiro comunicou o apoio no 2º turno ao candidato Marcelo Queiroga (PL), em conjunto com a sua candidata a vice-prefeita, conhecida como Amanda CSI (MDB).

A seguir, trechos da Nota divulgada por Ruy.

“Não poderia me omitir”

“Com o coração pleno de gratidão, pelo apoio e pelos votos que recebemos do povo da nossa capital, não poderia me omitir. O claro envolvimento da atual administração com o crime organizado, conforme têm revelado as investigações da Polícia Federal, exige a união de forças em defesa da nossa cidade. Por isso, anuncio oficialmente o nosso apoio à candidatura do ex-ministro Marcelo Queiroga.

“Prefeitura dominada”

“Qualquer que fosse o candidato, de qualquer legenda, do PL ao PT, teria o nosso apoio, desde que assumisse os compromissos que defendemos aqui. Não devemos jamais permitir que João Pessoa continue a ter a Prefeitura dominada pelo crime organizado e pelo tráfico de drogas”.

Sem intervalo

Sequer terminaram as comemorações no Republicanos na Paraíba, em função do bom desempenho eleitoral – a eleição de 50 prefeitos e 492 vereadores -, e o presidente da legenda, deputado Hugo Motta, já avançou ontem para tentar consolidar a sua pré-candidatura à presidência da Câmara Federal.

Ele ofereceu à bancada do Partido dos Trabalhadores o cargo de 1º secretário da mesa da Câmara em sua chapa.

 

Segundo turno: o ´leilão´ está em curso…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Publicidade

Veja também

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.