O ´futuro´ partido de Galdino
Foto: Leonardo Silva/ ParaibaOnline
Publicidade
Rumo ao plenário
O projeto de lei que libera a venda de remédios em supermercados deverá ser votado no Senado antes do recesso parlamentar, que começa no dia 18.
Relator da proposta apresentada por Efraim Filho (União Brasil-PB), o petista Humberto Costa (PT-PE) era contra o texto original, mas decidiu acolher a emenda do autor para permitir a instalação de farmácias completas nos estabelecimentos – com a presença obrigatória de farmacêuticos e cumprindo as normas da Anvisa, noticiou o jornal O Globo.
Marcha batida
Amigo e correligionário de muito tempo do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena Filho (PP), o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) avalia que ele “vai exaurir todas as tentativas para convencer” o presidente do PP/PB, deputado Aguinaldo Ribeiro, “de que ele é o melhor nome” para disputar o governo no ano que vem.
Cacifando-se
O presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), definiu que cada deputado poderá direcionar imediatamente o pagamento de R$ 11 milhões em ´emendas de comissão´.
Da boca de…
“… Ricardo Coutinho, no que pese divergências ideológicas, é um político muito assertivo e que tem liderança, o que não se verifica com o atual governador, que é como um frasco de remédio, com o prazo de validade próximo a vencer…” (Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde e presidente do PL/PB).
Fora de…
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não pretende concorrer à Presidência da República em 2026, ainda que o ex-presidente Jair Bolsonaro peça que se lance candidato, noticiou o canal de notícias CNN Brasil.
… Cogitação
É o que teria dito a aliados durante encontro em Lisboa (Portugal). Após discursos considerados como prenúncios de uma plataforma nacional, com propostas para o País, Tarcísio teria sido categórico ao negar intenção de se colocar na disputa e durante a conversa teria manifestado incômodo com rumores de que teria discutido sua possível candidatura com interlocutores políticos.
Recordando
Lembro o arremate de ontem da Coluna: “O que Adriano Galdino acertou com a ministra Gleisi Hoffmann?…”
Nas cúpulas
Pois bem, o jornal O Estado de São Paulo publicou uma ampla matéria lançando ´luzes´ sobre as eleições na Paraíba, a partir do ´enrosco´ das legendas em nível nacional.
Inconciliáveis
Conforme a publicação, enquanto o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem entrado em rota de colisão com o Governo Federal por conta da derrubada da proposta de elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), um de seus companheiros de partido se movimenta para tentar ser o candidato do presidente Lula na disputa pelo governo da Paraíba.
Defesa “ferrenha”
“Mesmo sendo do Republicanos, partido do Centrão e também do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, possível adversário de Lula em 2026, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Adriano Galdino, é hoje um dos mais ferrenhos apoiadores do petista no Estado, junto com seu irmão, o deputado federal Murilo Galdino, também do Republicanos”, frisou o jornal.
Acelerando
O ´Estadão´ prosseguiu: Agora, Adriano Galdino trabalha para consolidar sua pré-candidatura ao governo, num cenário extremamente fragmentado na Paraíba.
Noutro palanque
“Como o governador João Azevedo (PSB) não pode mais concorrer à reeleição, a sucessão paraibana se tornou uma disputa muito aberta. Apesar do PSB ser próximo de Lula e ter o vice-presidente Geraldo Alckmin, a tendência, hoje, é que Azevedo apoie o vice-governador Lucas Ribeiro, do PP, partido que faz oposição nacional ao governo”, avançou a publicação.
Sem ré
O jornal relata que “Galdino tem dito que não abrirá mão de sua candidatura ao governo e poderia até trocar de partido para concorrer. Nesse caso, a opção seria por um partido mais próximo de Lula, como o PV, por exemplo”.
Afinação
Na semana passada, Adriano e Murilo Galdino estiveram em Brasília para se reunir com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
“Reconhecimento”
Em postagem nas suas redes sociais, Murilo falou sobre o encontro e disse que ele e o irmão foram “recebidos com reconhecimento pelo trabalho que têm realizado na defesa do presidente Lula no Estado”.
“Palanque forte”
Além disso – ainda conforme o jornal -, o deputado federal afirmou que foi discutido o cenário político de 2026, “com foco na construção de um palanque forte e representativo para o presidente Lula na Paraíba”.
Uma ´selfie do barulho´…
Publicidade